Ideias de nomes curtos para meninas com significados lindos

Ter um filho exige muita preparação, e quem já passou por isso ou acompanhou tudo isso, sabe bem do que estamos falando. São muitos os preparativos a serem feitos para a chegada do novo membro da família, desde a organização da mala para a maternidade até a preparação do quarto do bebê.

Entre essas tantas atividades, uma que mais ocupa a cabeça dos papais e mamãe é a escolha do nome, afinal, essa é uma escolha que vai acompanhar a família para o resto da vida. Além disso, é algo que não se pode mudar da noite para o dia, como a cor da parede do quarto.

Por isso, se você está passando por esse momento difícil, continue lendo esse artigo, pois vamos te mostrar alguns nomes curtos e marcantes para sua filhinha! Quem acompanha, sabe que a tendência que veio para ficar é a dos nomes com apenas duas sílabas.

Ideias de nomes curtos para meninas com significados lindos
Foto: reprodução/internet

Ísis

Para quem gosta de história, sabe que Ísis era o nome de de uma das principais deusas do Egito Antigo, sendo a protetora do amor, da família e da fertilidade. Ainda que faça parte da mitologia egípcia, a adoração à deusa ultrapassou fronteiras e tempos, sendo até mesmo cultuada pelos gregos e romanos.

Por isso, é de se esperar que o nome Ísis seja um nome de peso para sua filhinha. Apesar da sua origem datar de séculos atrás, ela tem aparecido bastante nos registros mais recentes. O significado de hoje para o nome é “deusa suprema, mãe e esposa ideal”.

Ana

É quase impossível você não conhecer uma Ana em toda a sua vida. Esse nome é um verdadeiro sucesso em todas as gerações, não apenas por sua beleza e presença, mas também por seu um ótimo nome para ser composto junto com outros. Nisso, os pais podem ser bem criativos ao juntar Ana com quase todos os outros nomes femininos.

Uma das grandes razões para ele ser tão famoso, além de versátil, é por causa de suas origens. Entre os católicos, ele é muito significativo, pois era o nome da avó de Jesus Cristo e mais de Maria. Por isso, o termo em hebraico é normalmente associado a uma pessoa “cheia de graça, abençoada”.

Lara

Que Lara é um lindo nome, quase ninguém discorda, porém, há algumas controvérsias sobre sua origem. Há quem diga que a origem do nome veio da Grécia Antiga, já que na mitologia, Lara era o nome de uma ninfa das águas. Porém, há outros que digam que Lara passou a valer como nome apenas na Rússia e, por isso, o país é a verdadeira origem.

Seja como for, quem tiver uma filha chamada Lara, pode ter certeza de que ela será uma pessoa muito tranquila e que gosta de aproveitar os momentos em família, já que os significados do nome são “agradável, caseira, que gosta do lar”.

Mel

Normalmente, costumamos ouvir “Mel” apenas como apelido para “Melissa” ou “Melina”.Isso é tão verdade que a atriz da Globo, Melissa Maia, ganhou notoriedade ao usar Mel Maia como seu nome artístico. 

Apesar disso, o nome “Mel” não perde em nada para os nomes mais longos, e tem até mesmo mais charme e delicadeza que eles. O nome vem do termo grego “melaina”, que, em tradução literal, significa “escuro”, mas também pode ser associada à palavra “mel”, que nos remete à qualidade da doçura.

Eva

Eva é outro nome dessa lista que tem sua origem bíblica, por causa de “Eva” que, segundo a crença cristã, foi a primeira mulher existente, criada diretamente por Deus através da costela de Adão, sendo então a mãe de todos os humanos.

O nome hebraico é bem similar ao termo e nome grego “zoe”, ambas significando “a que dá vida, vida”. Ultimamente esse nome vem sendo muito usado pelos papais e mamãe em todo o mundo por causa de sua simplicidade e leveza.

Mila

Mila é mais um nome dessa lista que normalmente é mais usado como apelido, nesse caso de “Camila”, mas que não perde em nada para seu similar mais longo. Além disso, esse foi um nome que ficou durante muito tempo grudado na cabeça dos brasileiros como chiclete, por conta da música do cantor Netinho, “Mila”.

Além da presença nesse hit de sucesso, o nome também traz consigo muitos bons significados. A origem do nome está no termo eslavo “mil”, que significa “graciosa, querida”. Com certeza é um inesquecível e muito doce.

Yara

Segundo a lenda brasileira, Iara foi uma índia salva pelos peixes após cair em um rio. Como o episódio aconteceu em uma noite de lua cheia, ela foi transformada em uma sereia com longos cabelos verdes e olhos castanhos, que atrai os homens para o fundo dos rios com seu irresistível canto.

Com a variável “Yara”, esse talvez seja um dos nomes mais brasileiros dessa lista, já que é originado da língua indígena tupi que significa “senhora da água”. Essa é uma boa opção para os papais e mamães que querem homenagear o nosso povo e a nossa terra.