Homeschooling: saiba o que é e quais são os benefícios

Tendência que vem crescendo cada vez mais dentro do cenário atual, o homeschooling, está cada vez mais entrando em pauta dentro dos círculos de conversa do brasileiro. No entanto, muitos deles não entendem como ele funciona de verdade, e não conseguem enxergar quais são os seus benefícios, e nem mesmo os pontos perigosos de se adotar tal abordagem.

É necessário analisar todos os pontos antes de adotar uma abordagem do tipo, afinal, estamos falando do ensino do seu filho, e qualquer atitude a ser tomada aqui deve levar em consideração os frutos que sua criança irá colher no futuro com isso. Se você quer saber mais sobre o assunto, e conhecer os benefícios do ensino doméstico, dê uma olhada em nosso artigo.

Homeschooling: saiba o que é e quais são os benefícios
Foto: (reprodução/internet)

O que é o homeschooling

O termo em inglês pode deixar muita gente confusa, afinal, nem todo mundo domina o outro idioma, porém, o seu conceito é bem simples: homeschooling é o ensino doméstico, onde o seu filho aprenderá as disciplinas escolares dentro de casa, ao invés de sair dela para ter que estudar.

Homeschooling: saiba o que é e quais são os benefícios
Foto: (reprodução/internet)

Dessa forma, o ensino da criança acaba ficando a cargo de seus pais, que serão seus professores para suprir a ausência dos professores. Logo, se está pensando em adotar essa prática, fique ciente de que isso não exigirá empenho apenas de seu filho, mas também da sua parte.

É a opção vista como a ideal por uma quantidade grande de pessoas atualmente, porém, muitos professores e outros profissionais da área da educação não recomendam a adoção da prática, já que, de acordo com eles, isso acaba interferindo de maneira negativa na educação dos pequenos.

Ainda não é regularizado no Brasil

Apesar de ser o desejo de muita gente, o ensino doméstico ainda não é regularizado no país. No entanto, esse cenário deve mudar nos próximos anos, já que boa parte dos órgãos responsáveis pelo planejamento educacional do nosso país já deixou claro que essa é uma das prioridades.

Homeschooling: saiba o que é e quais são os benefícios
Foto: (reprodução/internet)

O homeschooling é legal em mais de 60 países, porém, no Brasil, a situação é bem diferente. Visto como forma de afastar crianças de diferentes culturas, o ensino doméstico não é bem visto por especialistas da área da educação, que afirmam ser melhor o ensino quando ministrado por um profissional, e não pelos pais.

No entanto, enquanto essa discussão não recebe um veredito, não custa nada estudar as possibilidades de ensino para crianças. Em breve, a situação deve mudar, e por isso, é importante saber escolher entre as opções de ensino disponíveis, afinal, isso vai afetar diretamente o futuro do seu filho.

Ensino personalizado é uma das vantagens

Um dos maiores benefícios apontados por quem defende o homeschooling é a possibilidade de contar com um ensino mais personalizado para a sua criança. Caso o seu filho esteja com dificuldades em gramática, por exemplo, muito provavelmente, um professor, com sala cheia, passaria por cima do conteúdo, por conta dos outros alunos.

Homeschooling: saiba o que é e quais são os benefícios
Foto: (reprodução/internet)

Contudo, no ensino doméstico, você pode trabalhar melhor as dificuldades do seu filho com ele, ficando o tempo necessário trabalhando o mesmo conteúdo, até se certificar de que ele entendeu bem a matéria. No entanto, isso pode ser muito perigoso em algumas situações.

Imagine que seu filho está com dificuldades em aprender física, e que você também não tenha um conhecimento muito aprofundado no assunto. Como iria ensinar essa matéria para o seu filho? Sabemos que é possível que ele aprenda apenas o que você julgar ser necessário, porém, não se esqueça de que essa matéria será cobrada em vestibulares no futuro.

Maior flexibilidade com o ensino

Outra vantagem apontada para quem é adepto do homeschooling é a possibilidade de contar com um ensino mais flexível do que o disponibilizado pelas instituições tradicionais. Não existem regras quanto ao horário, nem uma sobrecarga sobre sua criança em dias que ela estiver indisposta.

Homeschooling: saiba o que é e quais são os benefícios
Foto: (reprodução/internet)

Respeitar o espaço do seu filho pode fazer com que ele se sinta mais à vontade quando for estudar de fato. Além disso, dar essa liberdade para ele pode ser a porta de entrada para outras práticas em família, como aproveitar melhor os momentos de lazer, além de não interromper os pais em tarefas domésticas importantes.

No entanto, também é necessário ter atenção com esse ponto. Crianças, quando não se interessam por uma matéria em específico, preferem dar atenção a qualquer outra coisa do que aos estudos. Ser muito brando com seu filho pode acabar fazendo com que ele escape dos estudos com uma frequência maior do que a recomendada.

O currículo pode ser totalmente do seu agrado

No homeschooling, todo o currículo do que será estudado será feito pelos pais. Caso ache inapropriado que seu filho aprenda determinado conteúdo, ou ainda não concorde com a abordagem utilizada por escolas para ministrar a mesma matéria, você tem a liberdade para fazer tais alterações.

Homeschooling: saiba o que é e quais são os benefícios
Foto: (reprodução/internet)

Muitas escolas são voltadas para abordagens ideológicas diferentes, e muitas delas podem até te agradar, porém, a maneira como ensinam pode não ser do seu agrado total. Nesses casos, ao ministrar aulas em casa, será possível personalizar o currículo do seu filho para que ele aprenda da maneira que você julgar ser a melhor.

Contudo, isso pode ser um problema sério no futuro. Montar o currículo do que vai ser estudado pode ser um ponto positivo em alguns casos, no entanto, deixar de ensinar o seu filho sobre certos conteúdos, cobrados em vestibulares ou concursos públicos, podem acabar prejudicando sua criança no futuro. Atenção para tornar o documento completo.

Os valores da sua família podem ser preservados

Apresentado como ponto-chave pelos defensores do homeschooling, os valores da família podem ser preservados caso você dê grande importância para isso. Na maioria das escolas isso não é levado em conta, nem mesmo naquelas que dizem seguir certos preceitos apresentados em seu plano de ensino.

Homeschooling: saiba o que é e quais são os benefícios
Foto: (reprodução/internet)

Muitas escolas cristãs, por exemplo, não implementam material do tipo em seu repertório educacional, e os pais, em muitos casos, não podem fazer nada contra isso. Por conta disso, muitos conflitos entre pais e filhos são criados no futuro, porém, o homeschooling pode acabar sendo uma arma poderosa para criar isso.

Criar seus filhos seguindo os valores da família se torna mais fácil no ensino doméstico, porém, é necessário destacar que, mesmo que não concorde, e que não tenha nenhum tipo de contato em um primeiro momento, ele deve sempre respeitar a crença de outras pessoas, afinal, intolerância religiosa é crime, além de ser extremamente deselegante.

É uma alternativa “livre de ideologias”

Em um mundo tão politizado como o que vivemos hoje, uma preocupação grande para quem é pai é acabar “livrando” o filho de ideologias de que ele não concorda. Atualmente, muitos defensores do homeschooling fazem a defesa dessa tese para não contarem com influências políticas externas na educação da criança.

Homeschooling: saiba o que é e quais são os benefícios
Foto: (reprodução/internet)

No ensino doméstico, fica muito mais fácil você fazer com que seu filho concorde com os seus pensamentos, evitando que ele entre em contradição ao estudar através da ótica de uma ideologia diferente da sua. Esse ponto acaba andando muito próximo ao de valores da sua família.

Porém, também existe o perigo de você acabar atrapalhando a educação do seu filho dessa maneira. Lembre-se que é importante saber ler o mundo através da ótica de outras pessoas, pois, além disso trabalhar a empatia entre as pessoas, também é matéria cobrada em diversos vestibulares que dão acesso às melhores universidades. Aborde esse tema na dosagem certa.

É possível desenvolver mais gosto por estudo

Sabemos que uma das coisas que mais torna difícil fazer com que seu filho desenvolva mais gosto pelos estudos é que crianças tendem a achar o ensino tradicional entediante. No entanto, de acordo com os defensores do homeschooling, é possível driblar esse tipo de situação.

Homeschooling: saiba o que é e quais são os benefícios
Foto: (reprodução/internet)

É possível fazer com que seu filho crie mais gosto pelos estudos após introduzir as matérias de forma diferente, apresentando sempre uma novidade para ele no momento de estudar. Isso faz com que o momento de aprender se torne de lazer, não sendo enxergado pelo seu filho como um momento entediante.

Com o incentivo próximo dos pais, isso pode acabar se tornando positivo, no entanto, será necessário que você planeje bem as aulas para sua criança, além de se certificar que existam sempre novidades, para garantir que o seu filho esteja sempre interessado em aprender, que é o objetivo central dessa abordagem.

Tem pontos positivos, mas é necessário cuidado

Apesar de todos os pontos positivos citados, é necessário ter cuidado com abordagens do tipo. Isso porque esse planejamento pode não ser a melhor opção para o seu filho, e temos certeza que a educação dele é sua prioridade. Misturar os dois tipos de ensino talvez seja a opção mais interessante para garantir o futuro do seu filho.

Ele pode estudar em casa, porém, será necessário contratar professores para que deem as aulas, porém, tudo isso acontecendo com a sua supervisão. Por mais que saibamos que o objetivo aqui é proteger o seu filho, vamos nos lembrar que privar ele de conhecimento, mesmo que julgados inúteis em um primeiro momento, pode custar caro para ele no futuro. Pense bem em todas as possibilidades.