Guia sobre tudo da Previdência Social

Você sabe o que é INSS? Já começou a planejar sua aposentadoria? Então, entenda o que é o INSS, esse tal de previdência social, que é muito importante na vida de todos os trabalhadores por se tratar de um benefício social responsável pela aposentadoria de muita gente no Brasil.

O que é INSS? A expressão significa Instituto Nacional do Seguro Social. Esse é o órgão responsável pelo pagamento da nossa aposentadoria e também dos demais benefícios dos trabalhadores brasileiros – exceto servidores públicos.

Guia sobre tudo da Previdência Social

Direito à aposentadoria do INSS

Se você não pagar uma contribuição mensal ao INSS durante determinado período você não terá direito de se aposentar. E o que acontece com muitos brasileiros que chegam na época da aposentadoria, mas não sabiam que precisavam contribuir para ter o benefício.

Os trabalhadores que têm carteira assinada são filiados à previdência automaticamente. Já quem trabalha por conta própria precisa se inscrever e contribuir mensalmente. Agora, está muito enganado quem pensa que o INSS só serve para aposentadoria.

Benefícios do INSS

O INSS tem outros benefícios importantes na vida do trabalhador: aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, especial. Tem também o auxílio doença, auxílio acidente, auxílio reclusão. Pensão por morte, pensão especial. Salário maternidade e salário família.

Quando aposentar?

Os tipos de aposentadoria mais mencionados são por idade, tempo de contribuição e aposentadoria pela fórmula 85/95.

Por idade

Na aposentadoria por idade os homens só podem se aposentar a partir dos 65 anos e se forem trabalhadores rurais aos 60.  Já as mulheres podem se aposentar a partir dos 60 anos e 55 para trabalhadora rural.

E para você ter direito à aposentadoria por idade você precisa contribuir por no mínimo 15 anos. Você não vai conseguir se aposentar se não contribuir mensalmente durante 15 anos. E lembrando que você não precisa pagar os 15 anos seguidos do INSS.

Tempo de Contribuição

Para a aposentadoria integral das mulheres é a partir de 30 anos de contribuição. Nessa modalidade de tempo por contribuição não tem idade mínima para se aposentar. Mas, nessa modalidade tem o fator previdenciário que diminui o benefício.

O fator previdenciário é um índice que leva em consideração a expectativa de vida do segurado o que na prática faz com que diminua o valor do benefício de quem se aposenta mais jovem.

Fórmula 85/95

Agora a aposentadoria com a fórmula do 85/95. Para se enquadrar no cálculo dessa aposentadoria é o seguinte: vai ser levada em conta a soma da idade da pessoa mais o tempo de contribuição que para as mulheres deve ser igual a 85 ou mais e para homens igual ou maior a 95.

Lembrando que tem o tempo mínimo de contribuição para mulheres de 30 anos e para os homens de 35 anos. E um ponto importante da modalidade 85/95 é que ela é livre do fator previdenciário.

E um ponto importante é que essa modalidade não será sempre esses pontos porque ele leva em consideração a expectativa de vida do brasileiro que tende a aumentar. Então essa pontuação também tende a aumentar ao longo dos anos.