Saiba se é melhor guardar dinheiro em casa ou no banco

Você sabia que tem um momento ou melhor uma situação em que é inteligente você guardar o dinheiro em casa? Sim, por mais arriscado que pareça, do ponto de vista financeiro, essa é uma boa ideia e nós vamos te contar o motivo.

Aliás, considere que no banco é mais seguro, é verdade. Mas, se a sua viagem internacional está perto, considere ser essa uma boa opção. Ops, contamos o segredo. Continue lendo para entender mais sobre isso.

Saiba se é melhor guardar dinheiro em casa ou no banco 1
Funcionário conta notas de dólar em casa de câmbio 20/03/2019 REUTERS/Mohamed Abd El Ghany

Quando guardar dinheiro em casa?

O único caso em que torna possível e inteligente você guardar dinheiro em casa é quando se vai fazer uma viagem para outro país, isto é, uma viagem internacional.

Portanto, comece a estudar um detalhe.

Você deve levar uma parte do seu dinheiro em espécie. Isso porque o cartão de crédito com função internacional pode ser usado por lá também. Inclusive, é até mais seguro. No entanto, não é mais barato.

Isso porque no cartão de crédito tem o custo do IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras. Esse custo é bem alto e vai corroer parte do seu gasto no cartão.

Outra coisa é que o seu cartão tem uma data de fechamento da fatura. E se nesse dia o dólar ou a moeda estrangeira estiver alta, você vai acabar pagando a mais também. O que é um sério problema.

Logo, dá para considerar sim a opção de levar uma parte do dinheiro em espécie.

Guarde o dinheiro em casa

Aí sim, nesse caso, é inteligente você guardar dinheiro em casa.

Sabe por que? Porque se você deixar no banco pode ser que quando for tirar o dólar ou a sua moeda estrangeira tenha mudado de valor e esteja supervalorizada.

Daí, o dólar que você pagaria R$ 3, você acaba pagando R$ 4. O que é um problema.

Já se você deixa o dinheiro em casa, você minimiza esse risco. Inclusive, leve em conta que comprar moeda de uma só vez pode ser um erro se você pegar uma época de alta. A dica é comprar periodicamente até o dia da viagem.

Somente em casos de viagens internacionais

Agora, se você não vai viajar para outro país em breve, considere que não é preciso e nem mesmo inteligente guardar dinheiro em casa. O primeiro motivo é que se tem um risco de roubo bem maior do que no banco.

Além disso, o banco está seguro pelo Banco Central e toda movimentação que acontece lá, o BC é avisado e fica sabendo. Na sua casa, se o dinheiro for roubado, dificilmente você encontrará de novo.

Aí, tem outra questão, na sua casa o dinheiro não rende nada. No banco, mesmo que a poupança ainda renda pouco, ela tem um rendimento de juros mensal.

Se você não vai precisa do dinheiro no curto prazo, vale a pena pensar em opções mais inteligentes de investimento, como CDBs e Letras de Crédito. Já se tem tempo para o longo prazo, estude o Tesouro Direto.