Formas de cultivar e estimular a amizade entre irmãos na infância

A chegada de um irmão na infância é uma grande mudança na vida de seu filho, pode ser visto como mais um amigo para brincar, alguém para proteger, mas também pode ser visto como uma criança que vai roubar a atenção e carinho de seus pais.

Esse sentimento de ciúmes pode complicar a relação de harmonia e parceria que deveria existir entre os irmãos. Com isso, o papel dos pais é de fundamental importância para cultivar e estimular a amizade entre as crianças.

Formas de cultivar e estimular a amizade entre irmãos na infância
Fonte: (Reprodução/internet)

Primeiro contato

Estimular o contato entre os irmãos já a partir do momento em que a mãe sai da maternidade é importante para o desenvolvimento de afeto por parte do irmão mais velho. Hoje, há quem costuma restringir o contato por medo do mais velho machucar o mais novo sem querer.

Formas de cultivar e estimular a amizade entre irmãos na infância
Fonte: (Reprodução/internet)

Contudo, por mais que as vezes eles sejam menos cuidadoso e mais desengonçado, estando sempre ao lado e explicando direitinho, é importante deixar que o irmão mais velho possa abraçar, beijar o novo integrante da família. Até porque, restringir pode trazer sentimentos culpa e ciúmes à criança.

Dê a ele algumas simples tarefas que podem ser desempenhadas para o cuidado do mais novo, isso ajuda a desenvolver características de proteção e de um pertencer ao outro, afirmou a escritora Dana Hall McCain.

Atividades juntos

As recordações são um ótimo jeito para criar laços e formar uma base emocional, que podem influenciar em relações sociais futuras. Assim, é importante criar momentos que favoreçam a conexão entre os filhos.

Formas de cultivar e estimular a amizade entre irmãos na infância
Fonte: (Reprodução/internet)

Momentos como férias em família, acampamento, brincar de pique pega ou bola ao ar livre criam memórias de afeição e assim, permite construir um relacionamento saudável e forte entre as crianças.

Além disso, são ótimas situações para serem registrados com fotos ou vídeos que depois podem ser recordados. Uma outra opção é estimular o mais velho a ensinar alguma atividade que goste para o mais novo. Seja montar LEGO até nadar, as crianças gostam de sentir que estão contribuindo com algo.

Compartilhe suas experiências

Outras formas para animar seu filho em ter um irmão é mostrando para ele todas as aventuras e o laço único de confiança que ele terá com o novo irmãozinho. Assim, conte boas histórias de você junto com seus irmãos.

Conte todas as travessuras, como eles sempre estavam nos momentos alegres e tristes, que um protegia o outro. Comece com “Quando eu e meus irmãos éramos crianças…” e deixe que seu filho se anime com a ideia de um novo parceiro para aventuras.

Não exija demais do mais velho

Importante lembrar que, apesar de você estar ensinando o irmão mais velho a ter mais independência, ele ainda é uma criança e vai precisar de você, então não exija um comportamento que vá além da sua idade. 

Formas de cultivar e estimular a amizade entre irmãos na infância
Fonte: (Reprodução/internet)

Ele ainda vai buscar pela atenção dos pais, querer receber carinho ou até mesmo colo, e neste momento é hora de acolher e não repreender, por estar grande demais para essas demonstrações de afeto.

Pois caso isso aconteça, ele pode se sentir ressentido ou com raiva com os pais e com o irmão mais que não tem nada a ver com tal atitude. Esse esforço de “não dá trabalho” pode fazer com que os sentimentos reprimidos saiam de controle, e ele tenha atitudes agressivas.

E caso os pais não saibam lidar, pode se tornar um ciclo vicioso na família, onde o mais velho que foi agressivo apenas é punido, sem haver qualquer diálogo, e assim se sente rejeitado aumentando o ressentimento e a agressividade com os pais e irmão.

Tolerância e respeito

Procure ensinar ao seu filho que é possível ter uma amizade e uma relação em harmonia com alguém que discorda das suas opiniões. Algo difícil para ser compreendido até entre adultos, isso pode facilitar muito a relação entre irmãos.

Aprender a escutar e entender a opinião do próximo, ajuda também a despertar autonomia na resolução de problemas e um maior amadurecimento no comportamento. Essas fatores colaboram para a formação de um laço fraterno baseado em confiança e respeito.

Desfrutar de momentos com cada filho

É muito comum que com a chegada do segundo filho o primeiro venha se sentir excluído e começa a falar coisas como “Ninguém gosta de mim”, “Fulano é o predileto”. Para que isso não ocorra é importante separar momentos com cada filho.

Formas de cultivar e estimular a amizade entre irmãos na infância
Fonte: (Reprodução/internet)

Esses momentos irão colaborar para que os pequenos se sintam bem com eles mesmos, então busque separar um tempo para fazer algo prazeroso juntos. Essa interação mais direcionada ajuda para o fortalecimento da autoestima.

Isso ocorre, pois a criança irá perceber que aqueles que ama se divertem com ela e ainda vocês como pais, poderão reconhecer aquelas atividades que seu filho se destaca. Uma boa base emocional permite que a criança se relacione com igualdade e aproveite os laços de amizade.

Video – Relacionamento entre irmão

Com o vídeo é possível compreender melhor como entender as características de cada criança, e aprender a lidar com a briga entre irmãos. Uma boa forma de ver as discussões sem necessariamente ter alguém certo e errado.

Através disso, é importante entender que o diálogo e buscar entender a situação como um todo irá contribuir para a construção de uma relação harmoniosa entre os irmãos. Acessando aqui é possível conferir mais do material da psicóloga infantil Daniella Freixo.