Filmes que trazem lições sobre a maternidade

Ainda que a gravidez seja um sonho muito esperado por muitas mulheres, essa fase também vem carregada de desafios, inseguranças e expectativas frustradas. A verdade é que a gravidez é linda, mas não fácil.

Principalmente para as mães de primeira viagem, essa nova fase muda completamente a vida da mulher para sempre, e traz novos ensinamentos diários sobre viver e amar. Os obstáculos são diários, afinal, gerar uma vida e ensiná-la tudo sobre viver não é uma tarefa simples.

Filmes
Foto: (Reprodução/internet)

Cada mulher vive essa experiência de forma singular e encara a gravidez a seu modo. Mesmo vindo de contextos diferentes, como gravidez inesperada, ou falta de estabilidade financeira, essa fase traz muitos ensinamentos enriquecedores e felizmente o cinema já percebeu isso.

Na vida real e no cinema a gravidez pode acontecer em diferentes cenários: gravidez planejada, muitos enjoos e dores, dificuldade de se relacionar com os pais…

Hoje vamos listar alguns filmes sobre os desafios da maternidade e algumas lições que podemos aprender com eles, principalmentes as mamães e aquelas que querem ser mãe um dia.

1. JUNO

Em Juno, uma adolescente de 16 anos engravida de seu vizinho também adolescente. A forma mais fácil que a jovem acha de resolver essa situação é encontrar um casal para adotar seu filho.

Com a ajuda de amigos, ela procura em anúncios e entrevista casais. Ela se considera apenas uma barriga temporária e apesar de muito medo e insegurança, essa experiência trouxe um amadurecimento repentino a jovem.

2. A vida acontece

A protagonista, Kim engravida sem planejamento e isso muda completamente sua rotina em casa. Dividindo um apartamento com duas amigas, elas também tem que se virar para manter tudo em ordem e ajudar a amiga no novo desafio. O filme mostra como essa experiência muda a vida em todos os sentidos.

3. Como nossos pais

Bastante aclamado pela crítica, é o único filme brasileiro da lista. Essa trama, traz Maria Ribeiro interpretando Rosa, a mãe que procura ser perfeita. Rosa tenta lidar com todos os apuros dentro e fora de casa, e mesmo sendo impossível ela acredita que é possível conciliar tudo.

Uma ótima reflexão e aprendizado sobre as pressões desnecessárias que a sociedade impõe sobre as mães.

4. Dançando no escuro

Emocionante musical do ano 2000, que conta a história de uma imigrante que faz tudo pelo seu filho. Selma é uma mãe solteira e tem um filho com deficiência visual.

Ela faz de tudo para arrecadar dinheiro para a operação do filho e tentar evitar sua cegueira completa.

5. Não sei como ela consegue

Saindo dos dramas, essa comédia é de 2011, e traz a rainha de “sex and the city”, Sarah Jessica Parker como protagonista. O filme mostra de uma forma cômica, uma mãe moderna conciliando sua vida profissional e a criação de seus filhos.

6. O quarto de Jack

Provavelmente o filme mais emocionante da lista. Jack, de 5 anos, e sua mãe são mantidos em cativeiro desde que ele nasceu. Sua mãe faz de tudo para protegê-lo e tornar sua vida menos pesada.

Esses filmes, trazem diferentes histórias e contextos que muitas vezes são retratos da realidade de muitas mulheres durante a maternidade. As mães podem tirar muitos ensinamentos valiosos através da experiência de outras mães