O FIES é um bom negócio para você?

Você quer fazer a sua faculdade ou quer encaminhar o seu filho para um curso universitário e não tem recursos para pagar? Aí, todo mundo logo fala do FIES – Financiamento Estudantil, que é um programa do Governo Federal.

Agora, você quer saber se o FIES é realmente uma boa opção o financiamento estudantil para você? Então, continue lendo que é sobre isso que vamos falar agora.

O FIES é um bom negócio para você?
Foto: (reprodução/internet)

Antes de tudo, considere que hoje em dia o FIES é um programa estudantil focado na educação de brasileiros que querem estudar no ensino superior, mas não possuem todas as condições financeiras para custear os cursos.

Aí, o FIES se torna uma alternativa de empréstimo, que tem taxas de juros acessíveis e mais baixas do que outros empréstimos disponíveis no mercado.

O financiamento estudantil é uma boa opção?

Entrar em uma faculdade ou quem sabe ter condição de pagar a mensalidade para o seu filho são condições expostas e divulgadas pelo FIES. Agora, de modo geral, o programa é bom se for usado da forma correta.

Primeiro porque a taxa de juros deste empréstimo é bem razoável e suportável no orçamento financeiro. Ao menos, se comparada com outros produtos do mercado.

A segunda grande vantagem é que o pagamento virá somente depois que o aluno se formar, isto é, 18 meses após a conclusão do curso. Ou seja, ainda tem uma boa carência para começar a pagar.

Durante a graduação, uma taxa deve ser paga

Logo após o ingresso na universidade, será necessário pagar um valor bem pequeno a cada 3 meses. Esta taxa simbólica precisa ser paga durante o curso todo.

Ah, e também o valor é de R$ 50 reais por mês, o que torna uma quantia perfeitamente acessível no orçamento da maioria das pessoas.

Analisando cada caso

O mais importante é que você tem que entender que esse é um produto financeiro, que pode ser bom para você e ruim para outras pessoas. Então, o importante é analisar! Também é importante saber que a taxa de juros é baixa.

A recomendação para aqueles que precisam de uma ajuda financeira para fazer um curso universitário é saber que ao se formar existirão maiores possibilidades de ter um emprego. Afinal, para estar inserido o mercado de trabalho é fundamental ter uma boa formação.

Isso é viável para crescer no trabalho, para se desenvolver mais, para conseguir um bom posto com uma boa remuneração. Portanto, se você não tem condição de pagar o seu curso universitário, o FIES é uma boa opção.

Como conhecer mais do FIES?

O ideal é que você acesse à página do FIES para conhecer todos os detalhes e quais as instituições educacionais que são filiadas para que você possa solicitar o empréstimo.

Então, se estiver de acordo, você pode pedir o empréstimo para essa instituição, mesmo porque não são todas as que dão esta opção de você pagar a mensalidade escolar com o FIES.

Conheça bem as regras de pagamento, para que você entenda da sua responsabilidade após a conclusão do curso.