Descubra por que usar o FGTS para quitar dívidas

O governo de Jair Bolsonaro liberou o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para muita gente. Só neste ano, os beneficiários vão poder sacar do FGTS o valor de R$ 500.

E no próximo ano, eles vão ter direito à saques do FGTS com base nas datas de aniversário. Agora, você sabia que é uma boa usar o recurso para quitar as dívidas, né. 

Descubra por que usar o FGTS para quitar dívidas
Foto: (reprodução/internet)

Isso porque as dívidas possuem juros. Logo, esses juros se multiplicam ao longo do tempo. E isso te faz perder muito dinheiro. Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto das dívidas.

As dívidas

A gente faz um monte de dívida sem nem perceber. Isso porque elas são contas que temos que pagar ao longo dos meses. E, de maneira geral, elas embutem juros. Por isso, não é coisa boa. 

Agora, temos exemplos práticos de dívidas que temos e nem percebemos. O financiamento da casa própria é um deles. Tem ainda a parcela do carro e até mesmo as do cartão de crédito

Tudo que é parcelado ou pago no longo prazo é uma dívida. No entanto, algumas são bem piores porque contém juros altos nelas.

O cartão de crédito

A principal dívida que temos no Brasil, entre os brasileiros, é com o cartão de crédito. Isso porque ele é um pouco diferente dos financiamentos. O que acontece, de forma geral, é que a parcela do cartão acaba não sendo paga.

Aí, essa dívida não paga pode sujar o nome do consumidor. Além disso, entra no que é chamado de crédito rotativo ou parcelado. É como dividir a dívida da parcela. E isso custa bem caro, viu.

O que a gente nota é que mesmo o cartão tendo juros muito alto, as pessoas têm entrado nesse tipo de dívida. E isso corrói muito a vida delas porque as fazem perder muito dinheiro com os juros.

Seja inteligente ao utilizar o cartão de crédito

Portanto, a dica que todo bom texto de finanças dá é sobre usar o cartão de crédito de maneira mais consciente. Evitando, portanto, parcelas muito altas, acumulativas e longas demais. 

Ah, e tudo o que falamos aqui sobre o cartão de crédito, vale também para o cheque especial. Que é uma espécie de empréstimo pessoal automático que muitos clientes de bancos tem. Ele também tem um juros bem alto, praticamente abusivo. Cuidado!

O FGTS pode te ajudar

Aí que a gente recebeu a notícia da liberação do FGTS e muita gente quer usar o dinheiro para aproveitar a vida. E acabam gastando com compras superficiais e sem importância.

Por outro lado, considere que esse recurso poderia ser usado para quitar dívidas, como as do cartão de crédito, por exemplo. E isso é bom e positivo por vários motivos. Primeiro porque você diminui a frequência dos juros até que pode zerar.

Depois porque você pode reestabelecer o seu nome no mercado financeiro. Então, para quem não tem uma dívida muito alta, dá até para limpar o nome e voltar a ter uma boa pontuação financeira.

A partir de agora, comece a ver o recurso e o saque do FGTS como opção para pagar as contas atrasadas e quitar os débitos. Isso pode te ajudar a não ficar pagando juros atrás de juros.