Vai usar o FGTS para a Casa Própria? Tome esse cuidado!

Sempre que vamos pensar no uso do FGTS ou na compra de um imóvel próprio nos deparamos com a seguinte questão: quando é certo utilizar o FGTS para o sonho da casa própria? Afinal, será que sempre dá usar e sempre vale a pena?

Para quem não sabe o FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e é uma espécie de poupança forçada que as pessoas que trabalham com carteira assinada possuem e que pode ser usado em várias ocasiões, como na compra da casa própria.

Vai usar o FGTS para a Casa Própria? Tome esse cuidado!

O FGTS e a casa própria! Essa relação pode ser feliz, mas pode trazer também muitos problemas. E nós vamos te explicar esses 2 lados da mesma moeda agora mesmo. Acompanhe!

A mesma moeda

O primeiro motivo que vai te deixar feliz é porque você pode se utilizar daquele depósito que está lá no seu nome, no fundo de garantia e que você juntou há anos, para comprar o seu imóvel.

Assim, você pode usá-lo para dar uma entrada na casa própria, ou seja, você abate o valor final do imóvel dando uma boa entrada, com base naquilo que você tem disponível.

Agora, o lado ruim é que você não deve usar todo o fundo, mesmo que tenha esse direito. E por que não utilizar tudo?  Porque fundo de garantia foi criado para te dar uma garantia quando você estiver desempregado ou for demitido.

Imagine se você utilizar todo esse dinheiro para a casa própria e você acabar sendo demitido. O que você terá de recursos financeiros guardados? Absolutamente nada.

Como usar o FGTS para o imóvel?

O resultado disso é que muitas pessoas têm dificuldade para entender isso e que utilizar o FGTS de forma parcial na entrada do seu imóvel é a melhor opção.

Isso porque o que vem acontecendo é que muitas pessoas esquecem o gasto que vem com a casa própria. Não basta dar a entrada. Você tem a parcela do financiamento, por exemplo.

Aí, algumas pessoas vão dizer: uma boa dica é que a cada 2 anos você use o FGTS para abater as prestações do financiamento. Mas, entenda que você não pode amortizar as prestações! Se você fizer isso você vai acabar com o seu fundo de garantia e vai ficar sem nenhuma reserva.

Talvez esse dinheiro seja aquele que você lá na sua aposentadoria vai precisar.

A ideia da gestão financeira

A verdade é que o uso do seu FGTS pode ser importante para você comprar o seu imóvel, no entanto, estamos falando e pensando na sustentabilidade financeira, por isso, estamos indicando o que é mais adequado do ponto de vista financeiro.

Então, o que estamos dizendo é que é importante preservar o seu fundo de garantia.

Vale usar uma parte para a entrada, sim. Mas, nada de amortização das prestações da casa própria porque essas prestações terão de ser honradas pelo seu salário, pelo seu ganho mensal.