FGTS Digital já está disponível e você precisa conhecer!

O FGTS digital já começou a ser implantado pelo governo do atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. E esse novo sistema digital do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) vai possibilitar uma melhoria dos serviços do fundo. Além de trazer a desburocratização.

De modo geral, o que se espera é que ele facilite a vida de todos os processos relacionado ao FGTS. Inclusive, na hora de ter alguma informação, que agora pode ser conseguida de forma mais simples, online, sem custos e a qualquer hora do dia.

FGTS Digital já está disponível e você precisa conhecer!

Vale considerar que esse novo sistema, ao que indicam os especialistas da área, vai entrar em vigor a partir de 2020.

O novo sistema

A primeira coisa a se considerar sobre o novo sistema do FGTS, o FGTS Digital, tem a ver com a questão da transparência. E isso também está ligado à integração de informações que o governo possui sobre cada indivíduo.

Só que o governo afirma que o sistema foi criado buscando melhorar a qualidade de prestação dos serviços do FGTS, que sempre foram bastante contestados pelas pessoas. E, isso acaba se chegando em outra vantagem, que é a de combater fraudes.

No fim das contas, isso se resumo em diminuir perdas e aumentar os ganhos e a expectativa do governo federal como um todo. Já que o governo anda meio sem moral com o povo brasileiro.

O que faz o novo sistema

A nova plataforma do FGTS Digital permite o acompanhamento virtual das contribuições feitas pelas empresas por meio de um sistema totalmente moderno e online. E isso vale para todas as informações trabalhistas e previdenciárias de cada trabalhador.

Portanto, isso tudo vai ser muito mais fácil de ser acessado.

Além do mais, dá para dizer que com a MP 889/19, houve a inclusão de informações sobre o FGTS na folha de pagamento. E isso deve ser feito pelo empregador em um sistema digital possibilitando a alteração e visualização das informações.

Isso vai fazer com que o governo seja mais atuante na fiscalização das informações dos pagamentos dos trabalhadores. E tenha melhores condições de fazer os cálculos. Além disso, as informações são sobre recolhimentos do FGTS e a contribuição social.

Como baixar o aplicativo?

Com tantas vantagens, a se começar pela desburocratização das informações, muita gente quer saber o que fazer ou onde ir para baixar o aplicativo do FGTS. Mas, vale lembrar que o processo pode levar algum tempo para estar ativo e atualizado.

Assim, espera-se que a partir de 2020 todo mundo já possa baixar e usar o programa. O fato é que o FGTS Digital já começou a ser implantado e veio para ficar como alternativa econômica e simples para os trabalhadores.

Em maio deste ano, o governo já havia anunciado o novo sistema, que agora está em fase de implementação. Veja o que disse Mario Avelino, o presidente do FGTS. “É preciso digitalizar e tornar mais eficiente o sistema de gestão. Hoje, a Caixa gasta bilhões para gerir o fundo, o que resulta em menor rentabilidade para o trabalhador”.