Conheça truques para fazer o bebê aceitar a mamadeira

Amamentar é algo maravilhoso e deveria ser feito até os dois anos de idade da criança de forma complementar. Contudo, muitas mães não conseguem manter o hábito por tanto tempo, então, precisam de mamadeira. Por isso vamos falar sobre os melhores truques para o seu bebê aceitar a mamadeira.

No entanto, faça um esforço para amamentá-lo até os dois anos, pois isso traz benefícios tanto para você quanto para o bebê, por exemplo: mais nutrientes para o bebê, menos chances de ele adoecer e menos estresse e riscos de ansiedade e depressão para a mãe.

Então, sem mais delongas, vamos falar a seguir dos truques para fazer o bebê aceitar a mamadeira. Boa leitura!

Conheça truques para fazer o bebê aceitar a mamadeira
Foto: (reprodução/internet)

#1 Peça outra pessoa para dar a mamadeira no seu lugar

Você, mamãe, tem um cheirinho especial que faz com que o bebê queira mamar no peito. Então, só de ele te ver, não tem conversa, é peito e pronto! 

Logo, uma boa estratégia é pedir para outra pessoa tentar dar a mamadeira para ele com você a uma certa distância. Essa distância não tem que ser muito longa, mas só o bastante para o bebê não sentir o seu cheiro ou te ver, pois caso ele precise de carinhos, você ainda estará por perto.

#2 Use leite do peito na mamadeira

Usar o seu leite na mamadeira ao invés de leite artificial, tirado com uma ordenha natural ou bombinha de sucção, é um ótimo truque para fazer o bebê aceitar a mamadeira. Desse modo, o bebê não irá estranhar o leite da mamadeira, já que será o mesmo que ele já está acostumado. Para substituir o seu leite pelo artificial, misture os dois e dê para o bebê.

Fazendo isso, o seu bebê irá se acostumar muito mais facilmente ao gosto do leite artificial. Mas lembre-se: o leite materno é o mais saudável para o bebê de longe.

#3 Troque o bico ou modelo de mamadeira

Se a criança não está aceitando a mamadeira, pode ser por causa do seu bico que é estranho. Então, basta você substituí-lo por outro diferente que possa agradar mais a ele. Sempre procure um bico de mamadeira semelhante ao bico do peito

Conheça truques para fazer o bebê aceitar a mamadeira
Foto: (reprodução/internet)

Apesar de não haver nenhuma mamadeira com o bico igual ao seu, há modelos que buscam fazer uma imitação satisfatória.

#4 Mude a fórmula

Caso você já tenha tentado mudar os modelos de mamadeira, pode ser que o problema não seja ela, mas sim a fórmula. Portanto, procure a orientação de um pediatra e converse com ele sobre esse problema. Ele certamente irá sugerir uma nova fórmula que pode satisfazer o bebê.

#5 Amorne o bico da mamadeira

O seu seio tem o seu calor humano e pode ser que o bebê esteja sentindo falta disso. Então, coloque o bico da mamadeira em água morna para esquentá-lo um pouco. Mas não esquente demais, se não, poderá ferir o bebê.

#6 Ofereça outros líquidos no lugar do leite

Se oferecer leite não está dando certo, você pode tentar dar outros líquidos no lugar do leite, como água e sucos. Dessa maneira, a criança pode ir se acostumando à mamadeira. Mas fique atento, pois outros líquidos só podem ser oferecidos ao bebê depois dos seis meses de idade.

#7 Forçar não dá certo

Tentou dar a mamadeira por mais de 5 minutos e o bebê não quis? Não insista mais! Espere um tempo para depois oferecer novamente. Não adianta forçar as coisas em um momento!

#8 Mude sua técnica

Nada deu certo até agora? Que tal uma técnica intermediária? Ofereça ao bebê o leite em um copo ou até mesmo em um canudinho. Mas tenha calma, não faça muitas mudanças de uma vez, dê tempo ao tempo e uma hora ou outra seu filho vai se acostumar com alguma coisa.

O ritmo do bebê não é o mesmo de um adulto. Portanto, tenha calma e respeite-o. Quando você menos perceber, o seu neném vai estar crescido, então, faça o possível para aproveitar esse momento na sua vida. Não deixe de aproveitar os pequenos momentos com o seu pequeno e, se puder, deixe um pouco a sua vida profissional de lado.