Expectorantes para crianças – Conheça os melhores

O xarope expectorante para crianças só deve ser usado por recomendação de um médico, especialmente em bebês e crianças menores de 2 anos. Mas, caso você já tenha feito a consulta ao médico e esteja em dúvida sobre qual expectorante dar ao seu filho, continue lendo.

Isso porque, iremos apresentar neste artigo 3 tipos diferentes desses medicamentos que ajudam a tratar a tosse com mais rapidez e têm um efeito supressor sobre ela. Eles podem ser comprados em farmácias comuns, de manipulação e podem ser feitos em casa. Todos são muito eficazes.

Expectorantes para crianças - Conheça os melhores
Fonte: (Reprodução / Internet)

A tosse pode ter diversas causas

Na maior parte dos casos, a tosse é causada por uma infecção das vias respiratórias superiores, mas os motivos podem ser bem diversos. Então, como saber quando a tosse é realmente um motivo de preocupação? Confira a seguir as causas mais comuns de tosse infantil.

Expectorantes para crianças - Conheça os melhores
Fonte: (Reprodução / Internet)

Asma

A sensação é de tosse constante, acompanhada de chiado no peito e falta de ar, que costuma piorar após exercícios ou exposição ao ar frio, fumaça ou poeira (luvas). Trate-o com medicamentos prescritos. Se a respiração ofegante for forte, a respiração estiver difícil ou se seu filho precisar usar um inalador para asma a cada quatro horas, procure ajuda médica.

Bronquiolite

Ela se manifesta como respiração rápida e respiração ofegante ao expirar. Nesse caso, a tosse é causada por uma infecção viral. É semelhante à asma e geralmente ocorre em crianças menores de um ano de idade, do final do outono ao início da primavera. Recomenda-se tratar a criança com bastante líquido e repouso.

Sinusite

Uma tosse nasal ocorre sempre que seu filho se deita. Isso ocorre porque a tosse é causada pelo muco escorrendo do nariz e dos seios da face na parte posterior da garganta, acompanhado de secreção verde. Invista em bastante líquido e vaporizador para ajudar a aliviar a congestão nasal.

Resfriado comum

Parece uma tosse úmida e geralmente é acompanhada de febre. A maioria das crianças menores de 5 anos tem pelo menos seis a dez resfriados por ano. Para crianças menores de seis meses, apenas gotas nasais podem ser usadas para o tratamento, porque os produtos sem receita podem ter efeitos colaterais indesejáveis.

Tosse de hábito

Parece uma tosse seca e geralmente começa após uma doença respiratória, geralmente em crianças em idade escolar. Embora a tosse seja geralmente psicológica, ela pode irritar a garganta e prolongar o ciclo. Trate crianças com mais de 7 anos com pastilhas para a garganta (o sabor é simples para que a criança não se sinta doce).

Isso pode ajudar a suprimir a vontade de tossir. Determine o que está causando a tosse e tente técnicas de respiração para reduzir o estresse. Se a tosse persistir, procure ajuda médica. Seu médico pode encaminhar seu filho a um psicólogo para avaliação.

Como o xarope expectorante age no nosso corpo da criança?

A tosse é a resposta do corpo a substâncias e micro-organismos nos pulmões, garganta e nariz. É um reflexo defensivo benéfico que ajuda a expulsar corpos estranhos que irritam o trato respiratório e podem causar problemas de saúde. Se o médico autorizar, esses sintomas podem ser reduzidos ou aliviados por meio de expectorantes. 

Expectorantes para crianças - Conheça os melhores
Fonte: (Reprodução / Internet)

O xarope estimula as membranas mucosas e, eventualmente, estimula as glândulas respiratórias a produzirem mais expectoração. O aumento da quantidade dessa substância facilita seu transporte até a garganta através das células ciliadas e da tosse. Em seguida, basta remover o muco. Depois que a tosse desaparece, ela deve desaparecer e parar.

Em muitos casos, os pacientes usam xarope rapidamente para aliviar os sintomas. Porém, segundo os pneumologistas, o xarope expectorante, assim como os demais medicamentos, deve ser tomado sem orientação médica adequada. Além disso, certos xaropes, se usados ​​indevidamente, podem conter substâncias que causam complicações, como reações alérgicas.

Expectorantes de farmácia

Caso seja recomendação do médico, os expectorantes de farmácia podem ser uma boa opção. Entretanto, é sempre importante destacar que mesmo os xaropes devem seguir as prescrições médicas, então sempre leia a bula. Confira alguns expectorantes de farmácia que o médico pode receitar, quais sejam:

Expectorantes para crianças - Conheça os melhores
Fonte: (Reprodução / Internet)
  • Ambroxol;
  • Bromexina;
  • Acetilcisteína;
  • Carbocisteína;
  • Guaifenesina.

Expectorantes naturais

Os agentes fitoterápicos broncodilatadores e/ou expectorantes também são eficazes no alívio da tosse expectorante. Alguns exemplos o xarope de Guaco da Herbarium ou o xarope de Hedera helix, como o Hederax, Havelair ou Abrilar xarope. 

Expectorantes para crianças - Conheça os melhores
Fonte: (Reprodução / Internet)

O Melagrião também é um exemplo de fitoterápico considerado bastante eficiente. Seus ingredientes possuem diversos extratos vegetais e também são eficazes no tratamento de sintomas como o catarro e a tosse. 

Mais uma vez: Atenção! Estes tipos de medicamentos também não devem ser usados em bebês e crianças com menos de 2 anos, a não ser que seja recomendado pelo médico – por isso, caso pretenda usá-lo, antes pergunte ao médico da criança.

Expectorantes caseiros

O tratamento exato da tosse sempre depende da causa. Mas, uma vez que o conselho médico seja seguido – e o médico autorize, é claro -, você pode recorrer a remédios caseiros, para tosse não ser o último sintoma a permanecer desnecessariamente.

Expectorantes para crianças - Conheça os melhores
Fonte: (Reprodução / Internet)

Xarope de cebola e mel

A resina da cebola tem efeito expectorante e anti microbiano, e o mel ajuda a relaxar os expectorantes e acalmar a tosse. Por isso, essa receita funciona bem, tendo apenas esses dois ingredientes, o que o torna mais fácil de fazer.

Modo de preparo: Pique uma cebola grande em pedaços pequenos, cubra com mel e aqueça em uma panela tampada, em fogo brando, durante 40 minutos. Observação: a mistura deve ser reservada em garrafa de vidro, na geladeira. A recomendação é que a criança tome cerca de 2 colheres em um dia, durante o período de 7 a 10 dias.

Xaropes de tomilho, alcaçuz e anis

Tomilho, raiz de alcaçuz e sementes de funcho ajudam a amolecer o catarro e relaxar o trato respiratório, enquanto o mel ajuda a aliviar a inflamação da garganta. Confira a seguir os ingredientes necessários para fazer esse xarope.

Ingredientes

  • Meio litro de água;
  • 250 ml de mel;
  • 1 colher de sementes de anis;
  • 1 colher de tomilho seco;
  • 1 colher de raiz de alcaçuz seca.

Modo de preparo: Cozinhe as sementes de anis e a raiz de alcaçuz em água, tampada, por 15 minutos. Retire do fogo, acrescente o tomilho, tampe e coloque em infusão para esfriar, depois coe e acrescente o mel, aquecendo a mistura até que o mel se dissolva. Este xarope pode ser guardado em frasco de vidro no frigorífico durante 3 meses. Você pode dar ao seu bebê uma colher de chá, se necessário.

Outras opções

Dado o exposto, a tosse pode ser um sintoma bastante chato e irritante, mas, desde que a mamãe e o papai se preocupem em seguir as recomendações médicas, o uso de expectorantes pode ser uma boa opção para quem quer reduzir a incidência desse sintoma, que muitas vezes atrapalha o sono da criança. 

Além disso, existem pelo menos 3 tipos de expectorantes infantis: os de farmácia, os naturais e o caseiro. Apesar de termos apresentado apenas 2 receitas, existem muitas outras opções de expectorantes infantis caseiros, que podem ser encontradas ou receitadas pelo próprio pediatra da criança.