Estudo e gravidez – Veja como conciliar essas duas situações

A gravidez é, com certeza, uma das fases mais transformadoras da vida de uma mulher. É quase impossível encontrar uma mãe que não tenha vivenciado e experimentado mudanças drásticas em sua rotina, em seus sentimentos e em todos os aspectos de sua vida pessoal.

Com todas as mudanças hormonais, de rotina e de prioridades, alguns planos deixam de ser tão viáveis e as dificuldades começam a aparecer cada vez mais. Nessas mudanças, um dos pontos mais sentidos é o foco, o que atrapalha nos estudos e no trabalho.

Estudo e gravidez - Veja como conciliar essas duas situações
Fonte: (Reprodução/Internet)

Gravidez e dificuldades nos estudos

A gravidez é um momento especial na vida de qualquer mulher. A alegria de gerar uma vida é indescritível e transforma completamente a vida das mães. Mas, apesar de toda a magia que cerca este período, surgem também as dificuldades e as decisões que devem ser tomadas sobre o futuro, contando com a participação de um filho.

Estudo e gravidez - Veja como conciliar essas duas situações
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os hormônios, as mudanças visíveis no corpo e o desconforto que este período faz algumas mulheres abandonar os estudos, o que acaba afastando mulheres de seus sonhos. Principalmente no caso de gravidez não planejada quando a mãe ainda é jovem ou adolescente.

Segundo dados divulgados de um estudo da Fundação Abrinq, quase 30% das mães adolescentes com até 19 anos, não concluíram o ensino fundamental. O número fica ainda maior no caso da região norte e nordeste do país, onde a porcentagem ultrapassa os 35%.

A decisão de se manter ativa nos estudos

Com tantas novidades e incertezas que acompanham uma gravidez, a decisão de se manter ativa nos estudos passa a ser uma questão. Mas, com o crescente surgimento de legislações e oportunidades, as mães estão procurando cada vez mais se manterem ativas no estudos, pensando no próprio futuro e no de seus filhos.

Estudo e gravidez - Veja como conciliar essas duas situações
Fonte: (Reprodução/Internet)

Conforme o tempo vem passando, as coisas vêm evoluindo, a desmistificação de que mulheres grávidas não podem continuar suas rotinas de estudos devido às dificuldades é cada vez mais real e presente em todos os cantos do Brasil. Desta forma, a porcentagem de gestantes abandonando os estudos é cada vez menor.

Como conciliar a gravidez e os estudos

Com certeza a vida de estudos de uma gestante se torna ainda mais desafiadora. Conforme os meses vão passando, a jornada de estudos fica mais desgastante e cansativa do que a de uma estudante que não está nestas condições. Mas, com o apoio de familiares, respaldo de leis e esforço, é possível descobrir formas de tornar este processo mais simples.

Estudo e gravidez - Veja como conciliar essas duas hipóteses
Fonte: (Reprodução/Internet)

Planeje e organize sua rotina

O planejamento é um ponto essencial para as gestantes que decidam manter sua rotina de estudos. Para além de uma organização de um estudante comum, a gravidez tem suas condições que dificultam os processos que costumavam exigir menos esforço. Por isso, separar horários e se planejar para entregar trabalhos antecipadamente é importante.

Respeite seu tempo

A gravidez é um momento em que o corpo precisa de mais descanso, afinal, gerar uma vida exige muito de todos os sistemas e partes do corpo de uma mulher. Por isso, é importante que a gestante respeite seu corpo e seu tempo, fazendo intervalos entre os estudos, para que não se sobrecarregue.

Peça ajuda

Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, principalmente para mulheres que se encontram em um processo gestacional. Dar a vida a outro ser é um exemplo de força e não deve ser motivo de vergonha. Mas, mesmo assim se precisar, busque ajuda de colegas, coordenadores e familiares que poderão te auxiliar.

Conheça seus direitos

Atualmente são inúmeras as leis que dão respaldo para gestantes. Além de direito à licença-maternidade, também é permitido que futuras mamães mudem seus cursos para sistemas à distância, realizando provas e trabalhos de casa. Por este motivo, é importante que estas mulheres se certifiquem de seus direitos, para que possam cobrá-los.

Vídeo: como de estudar durante a gravidez?

Para além de faculdade e escola, também existem mulheres que engravidam enquanto buscam ser aprovadas em concursos públicos ou até mesmo em vestibulares, como o Enem para ingressarem no mercado de trabalho ou em uma faculdade após o nascimento do bebê.

Assim como neste vídeo, é possível encontrar inúmeros sites e vídeos de pessoas que auxiliam, exclusivamente, mulheres gestantes que decidiram manter sua rotina de estudos. Atualmente, com o acesso à internet, a facilidade de acesso a conteúdos para estudo se tornou ainda maior e mais simples.