Escolhendo a melhor maternidade – Confira algumas dicas para não errar

Durante a gravidez, os papais precisam tomar decisões importantes, não é mesmo? Uma delas é qual maternidade escolher para o nascimento do bebê. Com tantas opções hoje em dia, é interessante ter alguns critérios de avaliação na hora de decidir. 

Uma maternidade ideal é aquele lugar onde a gestante se sinta segura para ter um parto tranquilo. Por isso, essa decisão não pode ser tomada em cima da hora. Precisa ter uma análise prévia e tem que ser discutido entre os parceiros.

Escolhendo a melhor maternidade - Confira algumas dicas para não errar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja quais assuntos iremos tratar aqui:

  • Visita na maternidade;
  • Dicas para escolher;
  • Importância da opinião médica.

Por que visitar a maternidade com antecedência?

Antes de começarmos a falar sobre as dicas para escolher a maternidade, é importante reforçar a necessidade de visitar as opções que estão sendo cotadas. Com uma lista com o nome das maternidades, é possível visitar páginas na internet de cada uma delas. 

Escolhendo a melhor maternidade - Confira algumas dicas para não errar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Isso já pode ajudar muito nas recomendações que separamos no decorrer do texto. É normal que nos sites das instituições constem informações sobre a regularização do local. Além disso, procurar pelos comentários de ex-pacientes sobre o hospital facilita bastante na hora de avaliar a credibilidade e a confiabilidade. 

A lista com o nome das maternidades auxilia até mesmo na hora de conferir a compatibilidade com o plano de saúde, se tiver um. Ou se optar por uma instituição pública, buscar saber qual é a opção disponível na região.

Como escolher a maternidade ideal

Normalmente, as pessoas acreditam que a estética do ambiente fala mais do que mil palavras. Mas isso não é um sinônimo de segurança. Claro que a estrutura é um ponto a ser considerado, todavia outros critérios devem ser analisados em conjunto para escolher a melhor maternidade sem errar.

Conheça todas as instalações da maternidade

Como dito anteriormente, a visita à maternidade é de extrema importância. Ao se dirigir à instituição, algumas coisas precisam ser avaliadas como as instalações e o trajeto de casa até o local, por exemplo.

Caso utilize esses dois pontos como parâmetro, faça uma comparação com as outras opções de maternidade que foram consideradas. Quando for conferir a estrutura da instituição, informe-se a respeito da UTI Neonatal

Escolhendo a melhor maternidade - Confira algumas dicas para não errar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Afinal, em caso de necessidade, é válido garantir se o bebê terá o atendimento adequado após o seu nascimento. Se a maternidade visitada não tiver a UTI Neonatal, isso já é um ponto negativo a ser identificado. Suponhamos que aconteça alguma emergência, sem o amparo desse recurso o bebê precisará ser transferido para outro local que dê a assistência. 

Avalie a segurança da instituição 

Ainda que os lugares colocados na lista sejam indicações de pessoas próximas, é primordial que os pais se atentem à segurança do local durante a visita. Em alguns hospitais ao redor do Brasil, por exemplo, os andares de berçário contam com controle de acesso. 

Ou seja, além de precisar se identificar ao entrar no hospital, será preciso fazer a mesma coisa ao entrar na maternidade. Além disso, verifique se a instituição oferece pulseira de identificação. 

A título de exemplificação, no Albert Einstein, em São Paulo, as pulseiras são eletrônicas e rastreiam a localização do bebê. Caso ele seja deslocado sem autorização, esse acessório emite um sinal sonoro. Observe também o cuidado da equipe de enfermagem com o bem-estar dos nenéns e das mães. 

Confira o plano de saúde 

Outro critério que irá facilitar a escolha da maternidade é consultar o convênio se ele cobre o parto nas maternidades de interesse dos pais. Se a intenção do casal não é pagar particular, é válido verificar com o plano de saúde a cobertura para não ter nenhum imprevisto.

Escolhendo a melhor maternidade - Confira algumas dicas para não errar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Certifique-se também quais serviços são atendidos pelo convênio, isso pode variar a depender da categoria do plano contratado. Os procedimentos de parto, o atendimento em UTI, entre outros recursos podem influenciar na cobertura. É válido se informar para não precisar arcar com valores extras que não estavam programados.

Saiba se a maternidade tem acreditação 

Uma boa maternidade possui acreditação, isto é, uma certificação de qualidade dos serviços oferecidos por uma instituição hospitalar. Os critérios como atendimento, qualidade das instalações e do trabalho fazem parte da avaliação das empresas que emitem o documento. Logo, isso pode dar mais segurança aos pais para decidir.

Procure saber o opinião do seu médico

Além de todas as recomendações citadas, não se esqueça de saber qual é o aconselhamento do médico. Afinal, ele entende de forma técnica quais são as instituições mais indicadas e quais recursos cada uma delas oferecem. Isso não quer dizer que os pais não possam escolher uma maternidade desconhecida pelo médico. 

No entanto, entende-se que isso pode ser um risco a mais. Por isso, deve ter um certo cuidado. Sem contar que o fato dele conhecer a equipe médica do hospital onde o bebê pode nascer é um benefício e tanto.

 Por fim, atente-se às avaliações que o profissional tem a fazer. Os pais tendem a ficar mais seguros com as orientações do médico, pressupondo que existe uma relação de confiança.