Entenda porque a estabelecer uma rotina é importante para as crianças

A criação e educação de crianças é um processo delicado e que exige alguns planejamentos por parte dos pais ou responsáveis. Além de planejamento, é necessário que os pais possuam responsabilidades e paciência para passar ensinamentos para seus filhos. 

Um exemplo importante que deve haver na criação de um filho é a implementação de uma rotina, com horários e dias específicos para determinadas tarefas. Esta definição tem papel essencial no desenvolvimento da criança.

Entenda porque a estabelecer uma rotina é importante para as crianças
Fonte: (Reprodução/Internet)

Benefícios da rotina para o seu filho

A criação de uma rotina é essencial para o desenvolvimento de uma criança. Até os seus 4 anos de idade é difícil que elas tenham noção do tempo como crianças mais velhas possuem. Muitas delas não compreendem o que é “ontem”, “amanhã” e dias da semana, mas conseguem entender uma sequência de atividades diárias que devem ser realizadas.

Entenda porque a estabelecer uma rotina é importante para as crianças
Fonte: (Reprodução/Internet)

Por mais que seja uma tarefa desafiadora e que exige paciência dos responsáveis, a rotina é importante para que a criança tenha mais estabilidade e se sinta mais segura. Além disso, com a criação de uma sequência de atividades a compreensão de tempo e horários se torna mais fácil para os pequenos.

A rotina também pode se tornar uma grande aliada dos pais. Crianças são extremamente observadoras e costumam repetir o que vêem, seja positivo ou negativo. Por isso, ao incluir uma rotina, elas passam a entender o que há de ser feito, se tornando mais autônomos e independentes.

Por que deve ser implementada?

Além de seus benefícios, a rotina é essencial para crianças e para adultos. Uma rotina estabelecida oferece mais segurança e previsibilidade, e é essencial para uma vida organizada e bem-sucedida. 

Entenda porque a estabelecer uma rotina é importante para as crianças
Fonte: (Reprodução/Internet)

Rotinas são exigidas e apreciadas na maior parte das obrigações de uma vida adulta. A definição de horários e comprimento deles é a prova de uma pessoa responsável e que consegue se organizar até mesmo com seus sentimentos, sabendo lidar com situações adversas. 

A falta de uma rotina é responsável por desencadear medo, ansiedade e falta de foco em atividades que se tornam essenciais na fase adulta. Afinal, horários definidos são benéficos até mesmo para um bom funcionamento físico e cerebral.

Como estabelecê-la para crianças

Estabelecer e exigir uma rotina para crianças deve ser uma responsabilidade imposta logo nos primeiros anos de vida por parte dos pais. Afinal, quanto mais cedo, mais simples se tornará e a criança irá crescer compreendendo a importância da implementação de horários

Entenda porque a estabelecer uma rotina é importante para as crianças
Fonte: (Reprodução/Internet)

Alguns pais costumam implementar rotina logo nos primeiros meses de vida de seus filhos, através de horários definidos para banho, banho de sol, alimentação e etc. Mas, por ser imprevisível, é um pouco mais complicado. Mas, a partir dos 2 anos de idade é importante que seja criada uma rotina de horários. Acompanhe dicas para facilitar este processo: 

Horários para dormir e acordar 

Um dos primeiros e mais importantes passos na hora de estabelecer uma rotina é a definição de horários para dormir e para acordar. Uma criança que tem controle de sono consegue produzir melhor, além de ter benefícios fisiológicos. 

Crie rituais

A criação de pequenos “rituais” também são essenciais para que a criança compreenda a importância de uma rotina estabelecida. O que deverá ser feito antes de dormir, após acordar, antes da aula e até mesmo antes da brincadeira fortalecem a compreensão dos pequenos

Deixe-as fazer parte da criação da rotina

A participação nas atividades é extremamente importante para que a criança consiga compreender e absorver determinados processos. O poder de escolha e o processo de definição de atividades dão um senso maior de responsabilidade e autonomia

Defina horários específicos 

A definição de horários para todas as atividades diárias são importantes para auxiliar a compreensão de espaço tempo para as crianças. Portanto, uma boa dica para os pais é utilizar horários e até mesmo despertadores para definir o que há de ser feito e quando será feito.

Estabeleça uma alimentação regrada

A alimentação é uma parte essencial no desenvolvimento de uma criança, sendo uma boa oportunidade para que haja a definição de uma rotina. A compreensão de que determinados momentos são os certos para uma alimentação gera benefícios até para o corpo do pequeno.

Defina ambientes específicos 

A definição de ambientes específicos para diferentes atividades é essencial para que a criança compreenda que aquele momento é determinado exclusivamente para aquela atividade. Não adianta tentar fazê-lo estudar em uma sala com televisão ligada ou outros elementos que a distraiam da responsabilidade

Deixe os fins de semana livres 

Além das obrigações, é importante que os pequenos entendam que também há momentos mais tranquilos. Por isso, reservar os finais de semana para dispor de novas atividades que fujam um pouco da rotina, dessa forma, o processo será menos exaustivo e chato para a criança.