Entenda a importância do pai durante a gestação e na vida da criança

A gravidez de uma mulher pode ser afetada por inúmeros fatores, inclusive má alimentação, falta de apoio da família, ou mesmo do próprio companheiro. É importante manter os cuidados às gestantes durante todo o período de pré-natal e puerpério.

Algumas pessoas ainda não entenderam muito bem o porque a presença dos companheiros é importante durante toda a gestação. Por isso, vamos elencar os motivos pelos quais os futuros pais, devem buscar participar da vida de seus filhos antes mesmo de seu nascimento.

Entenda a importância do pai durante a gestação e na vida da criança
Fonte: (reprodução/internet)

Estatísticas

Pais que participam com mais frequência da gestação de suas companheiras fortalecem os vínculos, e esses laços não se resumem a companheira, estendem-se para a criança que está sendo gerada. Contudo, muitas mulheres e crianças não podem dispor desse tipo de comprometimento.

Entenda a importância do pai durante a gestação e na vida da criança
Fonte: (reprodução/internet)

Com base em um estudo do site Trocando Fraldas, a participação constante dos companheiros evitam que futuras mães desenvolvam transtornos psicológicos. Infelizmente o mesmo estudo mostra que 10% das mães não podem contar com nenhum tipo de apoio por parte dos pais.

Além disso, 12% das participantes informaram que não conseguiram manter nenhum tipo de relação com os pais de suas crianças. O estudo demonstra que, infelizmente, muitos pais não entendem a importância da participação na vida das crianças e não assumem uma postura nem durante a gravidez.

Tomada de consciência

É importante que a maior parte dos homens passem a compreender que é preciso participar ativamente da vida de suas companheiras. Os efeitos dessa mudança de comportamento afetam tanto as mães quanto as crianças em processo de formação.

Entenda a importância do pai durante a gestação e na vida da criança
Fonte: (reprodução/internet)

Entender a importância de seu papel pode ser o primeiro passo para a resolução de problemas futuros, inclusive aqueles que dizem respeito à dinâmica do próprio relacionamento. É necessário ter consciência de que é preciso suprir as necessidades da gestante.

Entender o papel do pai pode ser determinante para que o processo de gravidez se dê da maneira mais tranquila possível. Vale dizer, que muitas mulheres acabam sofrendo com estresse e ansiedade durante a gravidez ocasionadas pelo descaso de seus próprios companheiros.

Assumindo papéis

No início, alguns homens podem ter dificuldades em entender que suas companheiras precisam priorizar um outro ser. Por isso muitos acabam se afastando durante a gravidez ao invés de assumirem seus papéis de pais ao lado das futuras mães.

Entenda a importância do pai durante a gestação e na vida da criança
Fonte: (reprodução/internet)

Ter consciência que um pai tem responsabilidade mesmo durante a gestação, pode ser determinante na vida das novas famílias. Demonstrar interesse no processo é o pontapé inicial para desenvolver uma relação mais satisfatória e respeitosa com suas companheiras.

Assim como, mulheres tornam-se mães durante a gravidez, homens também tornam-se pais. Esperar o nascimento de uma criança para se posicionar é cometer um erro que pode custar a própria relação. Inclusive, muitos desamparam as mulheres que acabam sendo obrigadas a passar pela gestação sozinhas.

Importância do pai durante o pré-natal

O pré-natal é uma etapa muito importante da gravidez, é através desse acompanhamento que as mães conseguem descobrir informações sobre seus futuros filhos. Por isso é essencial que os pais acompanhem suas companheiras durante as consultas.

Entenda a importância do pai durante a gestação e na vida da criança
Fonte: (reprodução/internet)

É durante a gravidez que muitas mulheres são acometidas por mudanças drásticas, físicas e emocionais, e é por ser um momento de grandes transformações que passam a necessitar de mais atenção e paciência de seus companheiros.

Infelizmente, é muito comum que as mães passem solitariamente por essas consultas. Sendo assim, é fundamental que os pais passem a comparecer aos compromissos que envolvam a gestação, só assim poderão entender de fato seus papéis, além de exercerem o cuidado com seus filhos desde o início de suas vidas.

Participação do pai durante a gestação

Um dos pontos chaves para uma real mudança de comportamento é entender que assim que uma mulher engravida e assume a gestação, tanto ela quanto o homem tornam-se pais e mães. Ou seja, deixam a posição de filhos e assumem a de responsáveis.

Entenda a importância do pai durante a gestação e na vida da criança
Fonte: (reprodução/internet)

As mulheres acabam sentindo com mais intensidade essa transformação, porém os homens podem se envolver com mais profundidade na gestação, podendo gerar inúmeros benefícios para os bebês em formação.

A participação paterna é tão crucial, que pode provocar mudanças profundas em homens, estes acabam tendo seus níveis de testosterona reduzidos. Alguns pais passam a se sincronizar com as mulheres grávidas, o que os torna menos agressivos e assumem a posição de protetores

Benefícios da participação paterna para os bebês na gravidez

Sabendo dessa mudança de paradigma, confira mais informações abaixo sobre como a participação paterna pode influenciar na gestação do bebê:

  • Mais qualidade no desenvolvimento da gravidez e crescimento da criança; 
  • Maior apoio emocional e segurança para as mães;
  • Maior atenção e organização com as demandas da gestação; 
  • Fortalecimento das relações afetivas entre casal e criança;
  • A presença da figura paterna desde o início ajuda no desenvolvimento moral e emocional do futuro filho;
  • O pai passa a ser a figura modelo e a representação do universo masculino para seus filhos;
  • A presença paterna diminui as chances das crianças crescerem com traumas e inseguranças; 
  • Crianças em formação podem se desenvolver com mais segurança e confiança
  • Filhos de famílias que contam com a presença paterna acabam alcançando altos índices educacionais . 

Dicas para tornar-se mais presente durante a gestação

Depois de apresentar os motivos e benefícios da participação paterna na gravidez, vamos agora disponibilizar uma série de dicas para os pais de primeira viagem que encontram-se perdidos no processo de formação da vida de seus filhos.

Entenda a importância do pai durante a gestação e na vida da criança
Fonte: (reprodução/internet)

Paciência em primeiro lugar

Como já mencionado, é durante a gravidez que a maior parte das mulheres vivem as mais drásticas mudanças de humor. Isso ocorre graças à grande quantidade de hormônios em seus corpos, por isso, é preciso possuir resiliência e paciência para com as futuras mamães.

Ser interessado e participativo

Já dissemos aqui que os pais precisam participar ativamente da gestação. Demonstrar interesse é fundamental para que as mães sintam-se seguras durante a gravidez, querer participar do pré-natal, por exemplo, pode ser muito reconfortante, vale a pena tentar.

Entenda a importância do pai durante a gestação e na vida da criança
Fonte: (reprodução/internet)

Deixe sua parceira descansar

Gestar uma criança pode ser bastante cansativo, sendo assim, é saudável quando os companheiros passam a incentivar que essas mulheres descansem ou busquem se cuidar, seja em um spa ou mesmo em casa, tomando um tempo para si mesmas.

Participe e organize

A gravidez pode parecer uma montanha russa, em muitos momentos as mulheres não terão concentração para estabelecer metas ou organizar as finanças. Por isso, é preciso que os pais passem a ajudar, seja conferindo o enxoval ou organizando gastos e finanças da casa.