Ensino remoto: dicas para ajudar seu filho a estudar melhor de casa

Criar um filho é estar envolvido em todos os detalhes de seu desenvolvimento para que dessa forma seja possível prezar por uma educação de qualidade. Mas, com tanto trabalho e responsabilidades, alguns pais acabam perdendo alguns dos momentos que são fundamentais para as crianças.

Os estudos, por exemplo, são uma fase importante na vida de uma pessoa. Os conteúdos oferecidos por professores são fundamentais para o desenvolvimento. Ter apoio dos pais, principalmente no ensino remoto, é de extrema importância. 

Ensino remoto: dicas para ajudar seu filho a estudar melhor de casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Estudo remoto com o auxílio dos pais

Aprender a estudar em casa é um verdadeiro desafio para crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Com tantos estímulos externos, se concentrar e focar em estudos vem se tornando cada vez mais difícil. Mas, assim como outros pontos da vida, o importante é que haja a criação de um hábito, de preferência na infância. 

Após experimentarem o estilo de ensino remoto, muitos pais sentiram dificuldades ao tentar ajudar seus filhos a estudarem em casa. Segundo uma pesquisa, realizada no Instituto Nacional de Estatísticas Britânico, no Reino Unido, mais da metade dos pais notaram as dificuldades de seus filhos ao estudar em casa.

Ensino remoto: dicas para ajudar seu filho a estudar melhor de casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

O auxílio dos pais na hora dos estudos em casa é extremamente útil e vantajoso para crianças. Não só para o aproveitamento do ensino remoto, mas também para que a criança crie gosto pelo estudo de forma autônoma. Aproveitar o tempo em que estiver em casa para acomapnhar os estudos é essencial.

Dicas práticas para ajudar os filhos a estudar em casa

Com o surgimento de aplicativos e plataformas para atividades escolares a expectativa é de que esse nicho cresça cada vez mais. Com essa nova realidade, a importância dos pais neste processo também se torna maior, mesmo que seja uma tarefa desafiadora. 

Ensino remoto: dicas para ajudar seu filho a estudar melhor de casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Entender também que além dos filhos e pais, os professores também podem ter dificuldades, é essencial para que nesse processo todos os envolvidos saiam das aulas mais satisfeitos. Para isso, separamos algumas dicas que irão facilitar este processo. 

Horários e planejamento em conjunto com as aulas

Neste momento, a disciplina se tornou um grande desafio para as crianças. Por isso, é importante que os pais ou responsáveis que os acompanham durante as aulas remotas criem uma rotina de horários e estudos que ande em conjunto com a programação dos professores. 

Local fixo para estudos

Ainda no sentido de rotina, a definição de um ambiente exclusivo para estudos é importante para que o cérebro da criança compreenda que aquele momento, é o momento definido para estudo. Desta forma, a concentração e absorção dos conteúdos se tornam mais fáceis. 

Recursos e materiais necessários 

Os recursos e materiais necessários para que o estudante consiga assimilar o que está sendo ensinado é essencial para que seu rendimento seja mais positivo e satisfatório. Portanto, é necessário que os pais se programem para suprir as necessidades de um bom ambiente de estudos. 

Estimulação da criatividade e imaginação

É importante que os pais apostem em novas atividades que serão responsáveis pela estimulação da criatividade e imaginação dessas crianças, visto que estar em casa favorece a desconcentração. Para isso, aposte em estimular  a concentração com brincadeiras com quebra-cabeças, jogo da velha e os 7 erros para que a criança aprenda cada vez mais a se acalmar e se concentrar.

Ambiente silencioso 

Um ambiente quieto e silencioso também são fundamentais para que a criança consiga manter-se concentrada durante as aulas ou realização de atividades exigidas pelos seus professores. Manter a casa em silêncio nesses momentos é extremamente importante.

Seja paciente com seus filhos

A paciência é o verdadeiro desafio desta missão de auxiliar os filhos com o ensino remoto. Por isso, é importante que os pais compreendam as limitações de seus filhos e os encorajem em seus momentos de maior dificuldade. 

Ensino remoto: dicas para ajudar seu filho a estudar melhor de casa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Fazer com que os pequenos entendam a importância dos estudos é realmente uma tarefa difícil, mas de extrema importância para a formação dos mesmos. Por isso, é importante que os pais estejam dispostos a enfrentar as dificuldades deste processo.

Leia também: Conheça os melhores filmes educativos para assistir com seus filhos.

Utilize outras formas para fazer com que eles se interessem mais pelo aprendizado de forma geral. As crianças são naturalmente mais curiosas e estão sempre à espera de novas aventuras, por isso, a infância é o momento perfeito para mostrá-las os benefícios do conhecimento.