Aprenda maneiras de encorajar o bebê a engatinhar

Apesar da grande maioria dos bebês darem os primeiros passos por conta própria, esse processo pode ser muito mais tranquilo se os pais usarem técnicas para fazer o bebê engatinhar.

Com um certo encorajamento, os pequenos que têm mais dificuldade podem se sentir mais confortáveis para arriscar. Mas, mesmo se o seu bebê já for mais desinibido, você também pode ajudá-lo com essas técnicas para que possa engatinhar mais rapidamente e sair brincando pela casa sem depender do colo da mãe.

Então, na continuação iremos te dar as nossas melhores dicas para ajudar muito o seu bebê. Continue a leitura e descubra!

Aprenda maneiras de encorajar o bebê a engatinhar
Foto: (reprodução/internet)

Quando os bebês começam a engatinhar?

Entre 7 e 9 meses, os bebês começam a engatinhar naturalmente, já se apoiando com seus pezinhos no chão.

O engatinhar é a primeira grande conquista psicomotora do ser humano, e o primeiro para para ele se tornar independente. Isso porque depois de começar a engatinhar, o bebê não depende unicamente do colo da mãe, e pode explorar a casa por conta própria.

É nesse momento que um mundo de descobertas aparece. Portanto, essa fase exige dos pais ainda mais atenção para não deixar ele ir para lugares que não deve ou pegar coisas perigosas.

As formas de engatinhar

Sabia que nem todos os bebês engatinham da mesma forma? Na verdade, há quatro formas diferentes de se engatinhar. Existem formas mais rudimentares e outras mais afiadas. Contudo, isso não quer dizer que um bebê seja mais avançado que o outro pela forma com que engatinha. Confira os modelos:

  • 1ª forma: o bebê engatinha como se estivesse se arrastando, não levantando totalmente o corpo, mas se impulsionando com braços,
  • 2ª forma: o bebê levanta o dorso completamente com suas mãos sobre o pescoço, se impulsionando com os braços e deixando as pernas penduradas,
  • 3ª forma: o bebê engatinha com os braços e joelhos, colocando os joelhos e braços no chão,
  • 4ª forma: o bebê levanta o dorso por completo se apoiando sobre mãos e pés.

Como fazer bebê a engatinhar

1. Deixe o bebê brincar de barriga para baixo

Quando os bebês ficam sentados ou dormindo, é comum que eles fiquem de barriga para cima. Colocá-los de barriga para baixo um pouco quando estão acordados vai estimular os movimentos do seu corpo, como a cabeça.

No começo, provavelmente, eles não vão gostar. Contudo, continue com o processo várias vezes por curtos períodos de tempo. Desse modo, com o tempo, eles vão se acostumar.

Para ajudar com a sua adaptação nessa posição, você pode dar a ele brinquedos para se distrair.

2. Dê mais desafios ao bebê

Depois que o bebê se acostumar mais a ficar de barriga para baixo, coloque na sua frente um brinquedo que ele goste muito, mas fora do seu alcance. Fazendo isso, você dará a ele uma grande motivação para se mover.

No início ele poderá se frustrar, mas pouco a pouco ele irá improvisar e se mover centímetro por centímetro até o seu alvo. Então, logo você irá fazer o bebê engatinhar.

3. Dê o exemplo

Os bebês são grandes observadores. Grande parte do seu leque de habilidades é aprendido apenas observando os seus cuidadores.

Portanto, se você engatinhar na frente dele, isso irá ajudar muito no seu aprendizado. Então, coloque mãos e joelhos no chão e engatinhe também!

4. Pendure brinquedos acima do bebê

Deixar brinquedos pendurados em algum local acima do bebê quando este estiver deitado de costas o ajuda a fortalecer seus músculos abdominais e braços.

Quando ele se sentir atraído pelo movimento e cores do objeto, irá tentar alcançá-lo. Dessa forma, ele poderá exercitar seus músculos e pois necessitará engatinhar.

5. Balançar ajuda

Primeiro, enrole um lençol ou toalha no bebê de barriga para baixo na altura de seu peito e abdômen. Depois, levante a toalha de maneira que o tronco do bebê se eleve.

De forma instintiva, ele se apoiará com mãos e pés no chão. Então, nesse momento, você deve balançá-lo para frente e para trás. Essa técnica irá ajudá-lo muito para começar o bebê engatinhar.

E se o bebê não souber engatinhar?

Muitos bebês acabam tendo dificuldade de caminhar e demoram um pouco mais para aprender a fazê-lo. Na maioria das vezes, isso é normal e faz parte do tempo do bebê.

Por esta razão, não é necessário ficar preocupado. Mas, se o seu bebê demorar mais que o normal para começar a engatinhar, você deve procurar um pediatra para saber sobre o seu progresso.