EJA – educação para jovens e adultos

O programa EJA, educação para jovens e adultos, é uma grande oportunidade para todos que querem finalizar os seus estudos, mas que por algum motivo não conseguiu no tempo antigo. O EJA não tem custo e possibilita estudar de graça, dando ao jovem e ao adulto a chance de entrar no mercado de trabalho com uma formação básica.

O programa para educação para jovens e adultos busca proporcionar a conclusão do Ensino Médio a todos não importando a faixa etária, além de garantir ao aluno uma inclusão a tecnologia digital e propor a democratização do ensino para todos os brasileiros.

EJA - educação para jovens e adultos

Com o programa, o objetivo também é de quebrar as barreiras territoriais. A educação para jovens e adultos busca ser além disso, uma inclusão educacional no país e já está sendo implantado a 12 anos, sendo um sucesso, tendo parceria com mais de 15 mil instituições.

Como participar do EJA?

Para solicitar uma participação no EJA, a pessoa deverá entrar em contato através do número 156, clicando na opção 2. As ligações devem ser feitas de segunda a sexta, sempre das 8h às 20h. Aos finais de semana, o horário de atendimento é das 8h às 18h.

Na ligação, informe o nome completo, CEP da residência, data de nascimento e a última série que foi concluída na escola. Existe a opção online e presencial.

Para a presencial, informe a vontade do mesmo e informe o nome completo seu, da mãe e do responsável legal, além do CEP e endereço da residência ou do trabalho. Vale ressaltar que o candidato deverá indicar a unidade que pretende realizar o seu estudo.

Após isso, fique atento na divulgação das vagas preenchidas e caso seja contemplado, procure a unidade que escolheu para efetivar a sua matricula. Para o Ensino Fundamental, é necessário ter ao menos 15 anos, já para o Ensino Médio, é preciso ter mais de 18 anos.

Informações complementares

A duração de cada série no EJA é de 6 meses, assim possibilitando que o aluno faça até 2 séries por ano, reduzindo na metade o tempo gasto normalmente.

As matérias encontradas obrigatoriamente no Ensino Médio são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias que abrange Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, prova de Matemática e suas Tecnologias, prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que abrange História, Geografia, Filosofia e Sociologia e prova de Ciências da Natureza.

Um mito é que os alunos que finalizarem os estudos pelo EJA não podem entrar na faculdade. Após a finalização, o cidadão recebe a conclusão dos estudos normais, sem nenhum prejuízo ou algo do tipo, podendo dar sequência na sua vida acadêmica como qualquer aluno que se formou no modo tradicional.

Também é possível se inscrever para professor do programa, sendo necessário claro, a formação na área. Os que tiverem interessem devem ficar atento as vagas do seu município.

EJA na prisão

Jovens e adultos que estão no sistema prisional também tem direito ao EJA e assim ao complemento da sua educação. A rede pública oferece o Programa Educação nas Prisões, o PEP, e os professores da rede estadual paulista oferecem esse estudo direto nos funcionamentos dos estabelecimentos penais do Brasil.