3 dicas fáceis para economizar na compra de materiais escolares

É só dar a época de voltar as aulas ou iniciar as aulas para começar um grande problema, que tem a ver com as finanças. Afinal de contas, a lista de compras é sempre bem grande e os gastos costumam extrapolar o que o orçamento financeiro permite.

Mas, essas dicas podem te ajudar com isso. E aí, com a economia, você consegue controlar melhor os gastos que terá. Lembrando que as compras à vista sempre têm descontos, ok? Outra coisa é pensar que existem maneiras de economizar e ser sustentável! Se você não sabe como, continue lendo.

3 dicas fáceis para economizar na compra de materiais escolares 1

1 – Compras Online

A primeira boa dica para quem quer economizar na volta as aulas é fazer compras online. Isso quer dizer que hoje em dia a gente tem uma série de plataformas e sites que fazem estudos e comparações de preço.

O cuidado é para o custo com o frete. Isso porque, muitas vezes, ele pode tirar toda a economia que uma compra online. Por outro lado, tem opções que permitem buscar ou mesmo que não cobram a entrega.

Agora, considere que também existe o prazo da entrega, né. E quanto mais organizado você for, melhor será para ter um resultado mais assertivo. De qualquer modo, as compras online são ótimas alternativas para quem quer economizar dinheiro.

2 – Reaproveitamento dos Materiais

A segunda dica que trouxemos aqui é sobre o reaproveitamento dos materiais que foram usados em anos anteriores. Eles podem ser usados pela mesma pessoa ou até mesmo por colegas de classe e irmãos.

Considere que isso traz uma economia significativa. Assim sendo, saiba que um lápis pode durar muito mais do que anos e isso vai depender do uso. Leve em conta que esses materiais são todos reaproveitáveis

Ah, e aqui vale também a ideia de livros usados. Eles podem ser vendidos a preços menores, trocados ou até mesmo doados. Essa é uma forma sustentável e totalmente moderna de economizar dinheiro e ainda colaborar com o meio ambiente.

3 – Custo-Benefício

Além de comprar online e reaproveitar materiais, saiba que uma ótima dica para compras é justamente apontar o custo-benefício de tais produtos. Isso porque a lista de compras vai ser grande e sempre vai ter produtos a serem comprados.

Aí, o ideal é optar por aqueles que têm custo-benefício elevados. Isso tem a ver com qualidade e preço justo. Assim sendo, nem sempre o mais caro vai ser o melhor e nem mesmo o mais barato vai ser o pior. O ideal é fazer uma análise do custo com a qualidade, ok?

Aliás, o custo-benefício é importante para tudo nessa vida, né. Não só para livros, canetas, lápis, apontadores e outros materiais.

Bônus – Imposto de Renda

Para terminar o conteúdo, saiba que todos os custos de compras de materiais poderão ser declarados no Imposto de Renda. Assim sendo, eles podem ser deduzidos em “gastos com educação”. É claro que tem um limite, de qualquer modo é uma forma de economizar, né.