Alimentação em casa é uma forma de economizar dinheiro

O gasto com a alimentação é um dos principais que as famílias brasileiras têm hoje em dia no nosso país. Afinal de contas, com um salário mínimo de R$ 998, que é a realidade de muita, não dá para fazer milagre, né. Só que dá para economizar na hora de comprar alimentos.

E a gente vai te contar como! Existem algumas regras e ideias que são ótimas e vale para todo mundo que quer economizar com isso item. São dicas que não vão alterar o estilo de vida das pessoas e nem das famílias, mas tem a ver com um consumo mais consciente e econômico.

Alimentação em casa é uma forma de economizar dinheiro 1

Abaixo, a gente separou 4 importantes conceitos que você tem que inserir na sua vida a partir de agora se quiser diminuir esse custo tão importante e prioritário do seu orçamento financeiro.

LISTA DE COMPRAS

Ter e usar uma lista de compras é algo muito viável e que faz todo sentido. Assim sendo, você tem um norte na hora de ir ao mercado. Logo, você evita esquecer de algo importante e ainda evita ter que comprar algo que não é necessário para aquele mês.

Assim sendo, vá montando a sua lista ao longo do mês. E na hora de ir as compras faça uma rápida revisão para ver está tudo certo ou se precisa adicionar ou retirar algum item. A lista é uma maneira muito inteligente de economizar nas compras. Especialmente, no supermercado.

COMPRA EM ATACADO

A compra em atacado também é uma alternativa bastante econômica e que muita família brasileira tem usada como alternativa. Mas, o que é a compra em atacado? É aquela compra que é feita em uma quantidade maior e aí o preço unitário sai mais barato.

Por exemplo, essa compra pode ser interessante para produtos que não são perecíveis e que não têm vencimentos curtos. Entre eles, os produtos de limpeza. Dá para comprar 6 detergentes e estocar para o restante do ano. O preço unitário vai baixar se for uma loja de atacado.

DATA DE VALIDADE

Mais uma dica que trouxemos é a de você analisar a data de validade do produto que vai ser comprado. Isso porque muitas vezes a promoção acontece só que para produtos que está perto do vencimento. Aí, se você não consumir em determinado prazo, eles vão estragar. E você perde dinheiro.

Portanto, a dica aqui é justamente você analisar a data de validade dos produtos que está comprando, especialmente os promocionais. Isso não é bem para economizar dinheiro, mas sim para não perder dinheiro no supermercado.

REAPROVEITAMENTO

Por último também temos uma dica que não é muito bem para economizar dinheiro ao ir no mercado, mas sim antes de ir ao mercado. Isso porque a gente tem o péssimo hábito de não usar os alimentos como deveríamos. E a gente joga muita parte boa fora, né.

Comece a pensar em como dá para reaproveitar os alimentos. Hoje em dia tem tudo na internet. Você pode fazer farofas, caldos, sopas, vitaminas e sucos de partes de frutas e legumes que não sabia que poderiam ser uteis. Isso te ajuda a aumentar o valor agregado do alimento também, o que é bom para o seu bolso.