Dicas para economizar dinheiro com água e energia em casa

Você já parou para pensar como é que dá para economizar dinheiro com água e energia dentro de casa? As pessoas não costumam pensar nisso porque os gastos nem sempre são os mais altos que uma família tem. No entanto, a diminuição deles representa muito no fim do ano.

Inclusive, a energia tem custos com base na bandeira. E em épocas de seca, a bandeira usada é a vermelha e isso pode triplicar o gasto mensal da energia. Aí, não resta dúvidas de que a economia do uso da energia é essencial para equilibrar, novamente, o orçamento da família.

Dicas para economizar dinheiro com água e energia em casa

A gente trouxe aqui algumas ideias muito simples e que podem ser usadas no dia a dia para te ajudar a economizar dinheiro com esses dois gastos domésticos. Como falamos, são poucos reais que vão fazer toda a diferença lá na frente, na soma anual.

E para quem tem uma renda mensal baixa, essas ideias são muito bem-vindas, além de não alterar muito o estilo e nem a qualidade de vida das pessoas. Confira!

Economizando com água

Na hora de economizar com a água, que é um bem vital para a vida humana, considere o banho. Com certeza, esse é um dos maiores gastos que temos com a água durante o dia a dia. Portanto, uma ideia é criar uma meta de tempo máximo para os banhos diários.

Ah, e considere que mesmo que o gasto com água não seja tão expressivo na sua conta mensal, saiba que ao longo do ano qualquer economia pode ser bem vista, já que representa valores maiores.

Mais uma ideia simples é na hora de cozinhar alimentos. Você sabia que dá para reaproveitar a água dos alimentos? A água que cozinhou os legumes pode ser usada para refogar o arroz, por exemplo. E isso também é sustentável, viu.

Aliás, na hora de lavar roupas opte pela opção de reuso da água para lavar o quintal. Ou quando for lavar a louça, opte por ter aqueles reguladores que diminuem o volume de água que sai da torneira. Isso tudo soma muito na sua economia mensal.

Economizando com energia

Já na hora de economizar dinheiro com energia, a gente pode considerar várias atitudes inteligentes e que, na verdade, não são nada tão dolorosas assim, viu. Mesmo porque o gasto com energia varia conforme a bandeira e na bandeira vermelha ele é muito representativo no orçamento das famílias.

 A primeira dica para economizar com energia você já até conhece, mas provavelmente não pratica: apague as luzes dos cômodos onde não tem ninguém. Outra coisa é não deixar a TV ou o som ligado quando não tem ninguém no ambiente.

Também dá para considerar como um gasto desnecessário os aparelhos que ficam em standy by. Isso consome muita energia, mesmo que eles não estejam ligados. O fato de estar ligado na energia já é um consumo que pode ser representativo na soma total.

E, para terminar, considere ainda como opção de economia de energia o uso mais moderado dos banhos, do ferro e da máquina de lavar e também do ar-condicionado.