Quais doenças dão direito à desconto na compra de carros?

Se você está doente, mas quer comprar um carro com desconto, seja feita por necessidade de se locomover até o hospital, fazer suas consultas, fazer seus exames ou outros fins, saiba que essa compra é possível.

Este assunto de como comprar um carro com desconto por você que está doente é verdadeiro e nós vamos te explicar quais as doenças que dão direito à esse benefício.

Quais doenças dão direito à desconto na compra de carros? 1

O benefício

As vezes você está querendo comprar um carro novo e com descontos como a isenção de ISS, por exemplo, só que não sabe como fazer isso ou se pode fazer isso.

Muitas vezes, você tem direito e nem sabia mesmo, isso é muito comum de acontecer.

A ideia é esclarecer este tema e a questão principal é a seguinte: muitas pessoas acham que apenas deficientes físicos têm isenção de impostos para comprar um carro, mas a verdade é que têm outras doenças que aceitam o benefício também.

Então, talvez você pode comprar um carro com desconto.

As doenças

Isso acontece porque muitos doentes precisam fazer muitos exames e precisam ter uma ida contínua nos hospitais.

Aí, um carro é uma ferramenta fundamental para poder ajudar no tratamento dessa pessoa.

Este benefício de comprar um carro com desconto é previsto na lei número 10.690 de 16 de junho de 2003, que expandiu os números  de patologias e doenças dos quais os portadores podem requerer o direito a comprar um carro com desconto.

Para conseguir desconto no IPI, que é um imposto de produtos industrializados, assim como o desconto do ICMS ou do IPVA você deve ter alguma das doenças listadas. Confira.

A lista das doenças aceitas

Câncer, aids, amputações, artrite reumatóide, artrose, avc (acidente vascular encefálico), autismo, câncer, doenças degenerativas, deficiência visual, deficiência mental, doenças neurológicas encurtamento de membros e más formações, esclerose múltipla e escoliose acentuada.

Lesão por esforço repetitivo, linfomas, lesões com sequelas físicas manguito rotador, mastectomia (retirada de mama), nanismo, neuropatías diabéticas, paralisia cerebral, paraplegia, parkinson, poliomielite, próteses internas e externas.

Exemplo: no joelho, quadril, coluna.

Também entra na lista os problemas na coluna, quadrantectomia relacionada ao câncer de mama, renal, crônico, uso de fístula, síndrome do túnel do carpo, tendinite crônica.

Como solicitar o benefício

Tem milhares de brasileiros que podem comprar com isenção de impostos um carro zero quilômetro. Mas aí, para solicitar o benefício, o que se deve fazer?

É importante você se dirigir ao Detran – Departamento Estadual de Trânsito – e solicitar junto à perícia médica um laudo atestando a condição de deficiente ou portadores da patologia.

Com o laudo em mãos, o condutor deverá procurar uma Receita Federal mais próxima para poder requerer a isenção.

Já no caso do ICMS e do IPVA, o motorista que se dirige à Secretaria Estadual de Tributação.