Descubra o que é o documento de identificação solicitado pelo Airbnb

Nem sempre isso vai acontecer, mas a maioria das vezes sim. Ao usar o Airbnb, a plataforma pode exigir o seu documento de identificação. Inclusive, é preciso mandar uma foto do documento quase sempre junto com uma selfie (foto de você mesmo).

Mas, por que isso acontece? O Airbnb explica que é para certificar a reserva da acomodação ou mesmo tornar a experiência de um anfitrião melhor. Veja mais o que diz a plataforma: “Isso nos ajuda a manter o Airbnb seguro, combater fraudes e muito mais”.

Descubra o que é o documento de identificação solicitado pelo Airbnb 1

Como funciona

A plataforma vai analisar a selfie e o documento de identificação que foram enviadas. Aí, algumas informações serão analisadas de forma simples. Por exemplo, se a pessoa tem mais de 18 anos, já que esse é um requisito.

Ou se o documento de identificação é válido e assim por diante. No caso de as informações não estarem corretas ou não forem suficientes, o Airbnb não vai permitir a pessoa reservar anúncios. E se elas já tiverem sido feitas, elas serão canceladas.

Como enviar o documento

Para enviar o documento de identificação ao Airbnb, o interessado tem 3 opções. Sendo que a primeira é tirar uma foto do documento usando o próprio telefone celular. Depois, também dá para fazer isso usando a câmera do computador. E, por fim, dá para usar uma foto da galeria.

Lembrando que o processo não representa um endosso, diz a plataforma. E nem significa que a interação com a pessoa é segura. Portanto, a recomendação do Airbnb é “procure usar o bom senso e seguir as dicas de segurança”.

Quais os tipos de documentos

Se você precisar enviar os documentos de identificação no Airbnb, saiba que nem todos são aceitos. E, além do mais, isso vai depender da sua localização e também do seu país de origem. Assim, aqui no Brasil dá para usar o RG, carteira nacional de identidade.

E também dá para optar pela CNH, que é a Carteira Nacional de Habilitação ou ainda o passaporte. Sendo que todos devem ter sido emitidos pelo governo federal. E não valem documentos de universidades, academias e nem outros sem fotografias.

As informações são compartilhadas

Outra coisa que é preciso saber é que as suas informações enviadas podem ser compartilhadas com o seu anfitrião. Isso serve para que ele se certifique que se trata de você mesmo ao chegar no seu local reservado.

Mas, o Airbnb garante que só envia alguns dados, como: primeiro nome do documento, se tem mais ou menos de 25 anos, se tem um documento de identificação adicionado com sucesso e a foto do seu perfil. Já outras informações não são compartilhadas, como a sua selfie.

Não é sempre que precisa enviar o documento

Por fim, vale lembrar que não é sempre que será preciso enviar o documento de identificação ao Airbnb. Isso vai acontecer em alguns casos e por alguns motivos. Por exemplo, “quando anfitriões exigem aos hospedes isso para fazer a reserva”.

Mas, independentemente do motivo, você pode enviar o seu documento após ter criado a conta. Para saber mais, acesse a página do Airbnb.