Saiba se você tem direito ao abono salarial e como fazer o saque do benefício!

O abono salarial é um dos benefícios sociais que está previsto no PIS – Programa de Integração Social. Então, praticamente todo mundo que trabalha com carteira assinada e ganha salários baixos tem o direito.

Mas, nós falamos quase todo mundo e não todos! Então, continue lendo para saber se você também tem direito ao benefício. Aí, se tiver direito, descubra também o que fazer para receber o dinheiro!

O que é o abono salarial

O abono salarial é uma grana que muitas pessoas tem direito, mas, as vezes, nem sabem desse direito e acabam perdendo uma grande chance de ter uma renda extra todos os anos.

O abono salarial é um benefício que o governo federal dá para alguns trabalhadores que pode chegar a até 1 salário mínimo, valor que hoje está em R$ 998.

Saiba se você tem direito ao abono salarial e como fazer o saque do benefício! 1

Requisitos para ter o benefício

Olha só, para você ter direito ao benefício, você tem que ter tirado a sua carteira de trabalho há pelos menos 5 anos e seu salário não pode ter sido maior do que 2 salários mínimos nos últimos meses.

Ah, tem mais: você deve ter trabalhado durante 30 dias pelo menos no ano base da apuração.

E, por fim, todos os seus dados devem estar corretos na relação anual de informações sociais, a famosa RAIS.

Consulta no site da Caixa

E depois, de tudo isso que foi citado no tópico anterior, se você não tem certeza se realmente tem direito ao abono salarial, então, você pode conferir no site da Caixa e buscar a informação.

Também dá para fazer isso pelo telefone (0800-726-0101) ou aplicativo desse banco, que atualmente é o responsável pela gestão de todo programa social voltado à recursos financeiros.

Como fazer o saque do PIS

Depois que você confirmou se tem direito ao PIS e se tem recursos a serem sacados, aí você pode sacar o PIS de 2 formas!

A primeira delas é com seu cartão cidadão.

Então, vá até o caixa eletrônico da Caixa, uma casa lotérica ou então um  correspondente Caixa Aqui e apresente o seu cartão junto com um documento oficial com foto.

Se você preferir, também é possível utilizar o seu número do PIS e um documento de identificação e ir na Caixa Econômica diretamente, na famosa “boca do caixa”.

Quando sacar o benefício?

Agora, a questão é: quando receber o benefício?

A verdade é que o pagamento do abono salarial varia de acordo com o mês do seu aniversário.

Geralmente, você recebe o dinheiro no mês do seu aniversário. Mas, em alguns anos, o governo pode fazer alterações, então, a dica é ficar atento às notícias.

Agora, considere que você tem 1 ano para fazer a retirada do dinheiro. Em caso contrário, ele volta para o cofre público e você tem que esperar a contagem do novo ano base.