Dicas para proteger a sua conta na internet

Ter uma conta bancária na internet é motivo de muita desconfiança para muitas pessoas. No entanto, atualmente com os avanços da tecnologia e investimentos das empresas, o acesso online tem se tornado cada vez mais confiável.

A própria Caixa Econômica Federal, que é um banco dos mais tradicionais no país, afirma que existem dicas que podem ser importantes para quem tem uma conta na internet e quer protege-la. Afinal, com apenas alguns cliques é possível ter acesso a todo tipo de informação online.

Dicas para proteger a sua conta na internet

De fato, a internet é igual ao mundo real, já que nela você encontrará pessoas boas e parceiras, mas também pessoas perigosas e mal intencionadas, que normalmente são os fraudadores. Da mesma forma que você toma cuidado com a sua segurança na rua deve fazer isso no mundo online.

Dicas para o acesso online

A preocupação é a mesma com o seu computador independente do banco no qual você tenha a conta bancária: especialmente com as transações feitas na internet. Então, considere o hábito de atualizar o navegador do seu computador e os programas de segurança sempre.

Isso é importante para que você tenha sempre as últimas versões instaladas e garanta que eles atuem sobre os novos vírus ou programas maliciosos que são criados. Procure sempre um cadeado no site em que estiver navegando, isso mostra que você está em um ambiente seguro.

Um bom exemplo é o internet banking Caixa que é protegido por códigos de segurança e 2 senhas exclusivas, sendo 1 senha de internet e outra de assinatura eletrônica. Elas são úteis para proteger o acesso ao site e também para realizar transações financeiras.

Outra dica é: nunca compartilhe suas senhas com ninguém. Desconfie de quem diz que é funcionário da Caixa ou de outros bancos e pede a sua senha. Isso porque funcionários bancários não pedem a senha de ninguém, tá bom?

“Ninguém da caixa está autorizado a pedir suas senha” – é a própria Caixa que afirma isso.

Para aumentar a segurança online

Já para aumentar a sua segurança online e acessar o internet banking com mais tranquilidade, uma coisa importante é trocar as senhas com frequência. E ainda sobre as senhas, saiba que aquelas como datas de nascimento, nomes de parentes e sequências ou repetições são de fácil adivinhação.

Outra dica é não digitar os seus dados em um celular emprestado, eles podem ser facilmente recuperados pelo dono do celular. Também se deve evitar acessar sua conta a partir de computadores públicos, como por exemplo, em bibliotecas e colégios.

Um único acesso nesses lugares já pode deixar a sua conta em risco. E tem mais: a Caixa nunca solicita senhas de internet e assinatura eletrônica numa mesma tela, nem por e-mail. Portanto, quando se conectar as redes sociais não se esqueça de que os  criminosos também podem estar por lá.

Limpeza, atualizações e reset

Desconfie de recados estranhos como links, vídeos ou fotos no seu computador e celular. Isso porque eles podem ser programas que capturam dados do serviço de SMS se você solicitar e fazer o seu cadastro. Verifique sempre se seu remetente das mensagens é confiável.

Ainda sobre o seu celular: não acumule mensagem sobre transações financeiras do seu celular, caso você perca e tem o aparelho roubado, essas informações podem acabar em risco. Uma boa dica é resetar o celular com mais frequência.

Mas, nesse caso especifico, sabe o que você faz se o seu celular for roubado? Cancele imediatamente o serviço no internet banking ou em uma agência da Caixa.