7 dicas de atividades criativas para fazer com as crianças em casa

2020 definitivamente foi o ano marcado como o mais caseiro de todos os tempos. Afinal, por livre e espontânea pressão precisamos aprender fazer muitas coisas a distância. Então, foi dada a largada na Era do Home Office e… das CRIANÇAS EM CASA!

A criançada estava habituada a passar boa parte do dia gastando energia na escola e correndo com os amiguinhos por aí. Mas, agora estão em casa, entediadas, passando algumas horas na frente da televisão e do videogame depois de completarem suas atividades escolares online. Então, você não sabe quais atividades fazer com as crianças em casa, certo?

Se essa é a realidade da sua família, não se preocupe, você não precisa se sentir a pior mãe ou o pior pai do mundo por isso. Afinal, fomos pegos de surpresa e a adaptação é um processo um pouco delicado. Por isso, a gente vai te dar uma mãozinha para tirar essas crianças do tédio e ajuda-las no processo de desenvolvimento intelectual e criativo através de brincadeiras.

O que as crianças precisam desenvolver?

Não é novidade para ninguém que o desenvolvimento das crianças vai muito além dos conteúdos de sala de aula. É claro que as escolas têm aderido às metodologias educacionais para crianças para contemplar também o desenvolvimento das habilidades, contudo boa parte do incentivo deve vir da família para que a formação seja ainda mais eficiente.

Entre os principais desenvolvimentos estão o cognitivo, social e emocional, desenvolvimento da fala e habilidades físicas e motoras. Estas categorias estão relacionadas, respectivamente, a solução de problemas, interação e controle das emoções, compreensão da linguagem e habilidade de pular, sentar e manusear objetos com facilidade.

Para isso, separamos 7 brincadeiras superdivertidas que, além do entretenimento, vão ajudar seus filhos em cada um dessas evoluções necessárias. E o melhor, todas essas atividades você pode fazer em casa com as crianças.

Sua casa pode se transformar em cenários de aventura

Que tal construir cenários com as crianças em sua casa? Qualquer material é válido por aqui como lençol, caixas de papelão, esteira de praia e cadeiras! Com um pouquinho de criatividade e imaginação sua casa pode se transformar em uma cabaninha, uma praia, barco ou até mesmo num enorme castelo.

7 dicas de atividades criativas para fazer com as crianças em casa
Foto: (reprodução/internet)

Slime: a nova febre da galerinha

Você provavelmente já viu crianças brincando com aquela meleca molenga chamada de slime e com certeza seus filhos vão amar pôr a mão na massa. Aliás, este é o grande segredo da diversão da criançada, comprar pronto não é a mesma coisa!

Existem várias receitas para preparar a geleca, mas separamos uma das mais simples pra você.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de sabão em pó;
  • 50 ml de água morna;
  • 5 colheres de sopa de cola branca;
  • 1 colher de chá de tinta guache;
  • 4 colheres de sopa de água boricada.

Para preparar, misture o sabão em pó com a água morna até que dissolva completamente. Em outro recipiente, junte a cola branca e a tinta guache e misture bem até que a mistura ficar homogênea. Depois, adicione água boricada e, devagar, o sabão em pó dissolvido na água, misturando até que a massa ganhe consistência e desgrude do pote.

Ao final, é só guardar em um pote com tampa para não endurecer! Mas não se esqueça que essa atividade só deve ser realizada com a supervisão de um adulto.

Confira algumas ideias legais para se divertir com slime abaixo:

Seu filho já construiu uma maquete?

Essa é uma daquelas brincadeiras que a criançada passa horas se divertindo e colocando a criatividade em ação. Vocês podem construir juntos maquetes da casa, de um parque que conhecem ou até mesmo arquitetar ambientes novos!

maquete
Foto: (reprodução/internet)

Uma maquete certamente demandará muito tempo, energia e recursos, pois tudo é bem vindo para fazer uma boa miniatura. Então, use e abuse da reciclagem usando caixas, tecidos e sucata. Os pequenos certamente vão amar a ideia dessa atividade.

Que tal fazer uma horta caseira com suas crianças?

Se você está pensando que precisa de imensos jardins para ter uma horta, está muito enganado. É possível criar uma horta até mesmo no seu apartamento! Essa é uma das melhores atividades para fazer com as crianças.

Junto com seus filhos, plante mudinhas como alface, rúcula e tomatinhos em garrafas PET ou vasinhos e acompanhe o crescimento dessas plantinhas saborosas diariamente. Ao finalmente, tente preparar a salada com a produção da horta. Dessa forma, as crianças vão ter aprendido de onde vem as verduras e vão apreciar com muito mais gosto o que ajudaram cultivar.

Pintura invisível: uma ideia pra lá de interessante

pintura invisível
Foto: (reprodução/internet)

A pintura invisível é mais simples do que você pensa. Além de divertida, ela ajuda seus filhos a lidarem com a frustração. Separamos duas formas que você pode fazer essa brincadeira em casa.

  • Tinta de leite: isso mesmo, você só vai precisar de leite, uma folha em branco e um pincel. As crianças então vão pintar e, quando o leite secar, o desenho vai desaparecer. Para revelar, basta levar a folha ao forno a 150°C por dez minutinhos e UAU a mágica acontece.
  • Tinta de limão: a sua tinta invisível agora é o limão. Você pode incentivar as crianças a criar mensagens ocultas se forem maiores. Da mesma forma que a tinta de leite, ela desaparece quando seca, mas basta colocar contra a luz para desvendar o mistério.

Leia também: Livros infantis que toda mãe deveria ler para seus filhos

Cozinhar juntos é sempre uma boa pedida

Cozinhar? Mas isso é brincadeira? Pode apostar que sim! As crianças costumam adorar ir pra cozinha ajudar no preparo de deliciosas receitas! Use e abuse das receitas de bolos, cupcakes, cookies de chocolate, brigadeiro, gelatinas coloridas e sorvetes por exemplo! É de lamber os dedos e até a raspa da forma.

Você encontra várias dessas receitas no youtube, mas aí vai uma dica de vídeo:

Vamos encontrar o tesouro escondido?

Você já fez brincou de caça do tesouro com seus filhos? Eles vão amar explorar cada cantinho da casa! Você pode esconder as pistas em diversos cômodos e ir dificultando conforme se aproximam da recompensa.

caça ao tesouro
Foto: (reprodução/internet)

Inove e deixe-os abrir as pistas só se responderem corretamente alguma pergunta como o conteúdo que estão estudando na escola ou de conhecimentos gerais. Assim, eles se divertem e ainda exercitam o conhecimento!