Passo a passo para desbloquear a aposentadoria no INSS

Já ouviu fala da aposentadoria bloqueada no INSS? Pois é, isso realmente pode acontecer com qualquer pessoa e aí é um transtorno para resolver, será? Vamos mostrar que dá para resolver sim, afinal, ninguém merece ficar sem a aposentadoria, não é mesmo?

Agora, a gente vai entender porque acontece o bloqueio da aposentadoria e vamos aprender o que fazer para poder evitar isso, beleza? Mesmo porque o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é importante na vida de muita gente por ser responsável pelo benefício da aposentadoria.

Passo a passo para desbloquear a aposentadoria no INSS 1

A aposentadoria bloqueada

Ter aposentadoria bloqueada pode ocasionar bastante dor de cabeça. Então, a gente tem que evitar que isso aconteça. Isso quer dizer que o 1º passo para se evitar esse acontecimento é justamente entender o que ele significa e como acontece.

A aposentadoria bloqueada é um procedimento comum que visa impedir fraudes no INSS. Só que isso também, em grande parte das vezes, acaba atingindo as pessoas que são beneficiadas de boa fé, de forma justa.

E, é pensando nisso, que buscamos alguns esclarecimentos. Quando que a aposentadoria é bloqueada e o pagamento da aposentadoria pode ser bloqueado? Justamente quando o segurado não faz a prova de vida, que nada mais é do que provar que ele ainda está vivo!

Ele provando que está vivo, prova também que continua a ter direito à aposentadoria.

Prova de Vida

O procedimento acontece todos os anos e é definido de acordo com o banco que paga a aposentadoria. Alguns bancos marcam a data no dia de aniversário do segurado, outros no dia da concessão do benefício e daí por diante. Dependo do banco.

Então, é feita a prova de vida para ver se os aposentados do país ainda estão vivos e isso é demais importante para o governo porque muita gente acaba recebendo benefício de maneira irregular, em casos onde o aposentado está morto.

Esta prova de vida deve ser feita na instituição financeira que paga a aposentadoria ao segurado.  Para isso, primeiramente, o segurado precisa se informar com o banco sobre a data em que ele deve fazer essa declaração.

Na data informada, ele deve comparecer à instituição financeira e de acordo com o procedimento do banco fazer a prova de vida. Geralmente, o processo é bem simples, uma vez que você está lá provando que está vivo.

Então, basta levar seus documento, lembrando que deve ser feito anualmente..

E quem não pode fazer a prova de vida?

E o segurado que não pode comparecer à agência bancária por conta de algum problema de saúde, o que deve fazer? Esse procedimento pode ser feito por outra pessoa que a represente.

Mas, tem que ter a devida procuração assinada pelo aposentado dando poderes para isso acontecer.

Já aqueles que perderam o prazo e já tiveram a aposentadoria bloqueada devem se dirigir imediatamente ao banco pagador e regularizar a situação fazendo a prova de vida com a instituição.

Isso é importante para que o pagamento do INSS continue sendo pago e continue ativo. Então, basta isso para evitar prejuízos.