As datas do Enem 2019 foram divulgadas pelo Governo Federal

Finalmente o Governo Federal divulgou as datas do Enem deste ano de 2019. O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada para os cursos de nível superior de muitos estudantes, além de ser uma maneira de selecionar alunos melhores colocados para bolsas de estudo.

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou que há um cronograma para o Enem deste ano de 2019.

As datas do Enem 2019 foram divulgadas pelo Governo Federal

Essas datas marcadas com antecedência são muito importantes para todo aluno que está no ensino médio e sonha com uma vaga em um curso superior, isto é, com a entrada na faculdade, seja em escolas públicas ou privadas.

O Enem como porta de entrada

O Enem é uma prova nacional para os estudantes que visam entrar na faculdade. Assim, é uma prova geral que seleciona alunos para os programas sociais do governo, como o Fies (Financiamento Estudantil) e o Sisu (Sistema Unificação de Seleção).

Além disso, muitas universidades e centros universitários também usam a nota do Enem para dar bolsas de estudos parciais e integrais para estudantes.

Inclusive, há como usar a nota do Enem para estudar fora do país, como em Portugal.

Dessa maneira, o Enem é visto como boa maneira de selecionar candidatos e, por isso mesmo, todos os anos milhares de estudantes estudam para a prova, que acontece sempre na 2ª metade do ano.

Calendário do Enem para 2019

Este ano as provas do Enem vão ser aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, o que significa desde o ano de 2017 o exame é aplicado em finais de semana separados e na sequência. Isto é, sempre aos domingos para beneficiar os sabáticos.

Também tem que lembrar que as inscrições estão programados para acontecer de 6 e 17 de maio. Essa data é tão importante quanto o dia da prova, já que sem a inscrição e confirmação dela, o aluno não poderá realizar a prova.

Depois dessas datas importantes, você vai ter um período para poder solicitar a isenção da taxa que é cobrada ou dar a justificativa de ausência. Isso deve acontecer, exclusivamente, no período de 1 a 10 de abril.

Resumidamente, as inscrições efetivas vão ser de 6 a 17 de maio e a aplicação da prova acontece nos dias 3 e 10 de novembro.

Outras datas do Enem 2019

As datas das provas e das inscrições do Enem são sempre as mais aguardadas e buscadas no país. No entanto, vale lembrar que também tem as datas para pedir isenção e as datas dos resultados das provas, por exemplo.

Assim, o ideal, para ter todas as informações, é visitar o site do Enem, sendo que cada aluno tem o seu número de inscrição e vai poder acompanhar o cronograma inteiro. Além disso, tem o app do Enem e do Inep, além do telefone 0800-616161.