Quais cuidados toda mãe deve tomar ao levar seus filhos na praia? Confira essas dicas

Sempre é ótimo viajar com a família, levar os filhos para conhecer lugares novos, ver a cara de surpresa e felicidade deles com as novas experiências, entre outras coisas inesquecíveis em uma viajem em família. Contudo, há cuidados que toda mãe deve tomar ao levar os filhos à praia.

Apesar de serem muito divertidas e aconchegantes, as praias também possuem muitos perigos para os pequenos. Então, é de responsabilidade dos pais, especialmente você, mamãe, que é a mais cuidadosa (normalmente), ficar atenta aos perigos que rondam o seu pequeno.

Veja a seguir tudo sobre estes perigos, desde os menores aos maiores. Descubra também os cuidados que você deve tomar ao levar o seu filho a praia.

Quais cuidados toda mãe deve tomar ao levar seus filhos na praia? Confira essas dicas
Foto: (reprodução/internet)

#1 Sem protetor solar não dá

As regiões praianas são conhecidas pelo seu clima quente e ensolarado. Por isso, um dos perigos na praia é a alta incidência solar. Pode parecer besteira, mas a exposição ao sol por um longo período de tempo sem protetor solar traz vários riscos tanto para você quanto para o seu filho. Por exemplo:

  • Lesões pré-malignas, como as queratoses actínicas;
  • Envelhecimento precoce da pele;
  • Causas manchas escuras;
  • Diminuição da imunidade da pele, facilitando o surgimento de infecções locais;
  • Agravar doenças já existentes, como a rosácea.

As coisas podem piorar ainda mais se o filho não tiver costume de ficar no sol. Se ele tem a pele muito branquinha, aí que ele se torna extremamente sensível aos raios solares. 

Portanto, quando estiver com seu filho na praia, não economize no protetor solar. Passe nele sempre que sair da água e nunca o deixe sair de casa sem o produto. Fazendo isso, você irá evitar que o seu filho, ao invés de se divertir, passe mal a viajem toda.

#2 Cuidado com o que seu filho come

Muitas crianças não podem ver alguma guloseima que já vão rapidamente pedir aos pais para comprarem. Entretanto, às vezes, ao fazer a vontade dos filhos você acaba atrapalhando a saúde dele. Quando comprarmos alimentos na praia, nunca dá para saber a sua procedência, se estão bons ou não.

Quais cuidados toda mãe deve tomar ao levar seus filhos na praia? Confira essas dicas
Foto: (reprodução/internet)

Claro que, nos estabelecimentos da nossa cidade nós também não temos essa certeza. Porém, conseguimos saber mais sobre o histórico do estabelecimento. 

Se alguém passou mal com o salgado de uma lanchonete conhecida, provavelmente você vai acabar sabendo. Mas, no caso da praia, dificilmente sabemos do histórico daquele lugar e se é seguro ou não comprar alimentos ali.

Então, quando estiver com seu filho, evite ao máximo comprar alimentos na praia, principalmente aqueles que podem ficar estragados mais facilmente com o calor. Se for para comprar algo, dê preferência a picolés e sorvetes, que possuem uma probabilidade menor de estarem estragados. Para evitar que o pequeno fique com fome, invista em coisas como sanduíches caseiros, frutas e biscoitos.

Leia também: 12 dicas de cardápios variados e saudáveis para festa infantil

#3 Hidrate muito bem as crianças

Uma mãe atenta sabe até mesmo o quanto a sua criança bebe de água por dia. No entanto, essa quantidade vai aumentar muito enquanto quando vocês estiverem na praia. 

O primeiro motivo é claramente o calor, que irá fazer o organismo gastar mais energia para se resfriar, o que vai exigir mais água. Depois, provavelmente seu filho vai gastar mais energia com suas brincadeiras, por estar se movimentando mais.

Quais cuidados toda mãe deve tomar ao levar seus filhos na praia? Confira essas dicas
Foto: (reprodução/internet)

Logo, o seu consumo de água tem que ser maior do que o normal. Se ele não se hidratar direito, poderá passar mal por causa disso, ficando com a pressão baixa. Esse tipo de coisa é extremamente arriscada.

Por causa disso, faça com que seu filho beba água a todo momento. Isso pode ser feito através de sucos e alimentos que tenham uma maior quantidade de água.

#4 Nunca deixe seu filho sozinho ou com pessoas que acabou de conhecer

Eu sei o que você acabou de pensar: “sou uma mãe cuidadosa, nunca cometeria a besteira de deixar meu filho sozinho ou com estranhos, que absurdo!”. Pois é, se você perguntar para uma pessoa que acabou de sofrer um acidente de carro pela primeira vez, ela provavelmente vai te falar que nunca imaginou que passaria por algo assim.

Uma criança, em apenas um minuto de distração, pode desaparecer da sua vista. Não duvide disso. E esse tempo pode reduzir ainda mais quando falamos de lugares lotados de pessoas, como comumente praias são. Quanto aos estranhos, perceba que colocamos no título “pessoas que acabou de conhecer” e não estranhos. 

Quais cuidados toda mãe deve tomar ao levar seus filhos na praia? Confira essas dicas
Foto: (reprodução/internet)

Imagine você como uma mãe solteira com seu filho na praia. No hotel, você acaba conhecendo uma outra mãe solteira com seus filhos, que coisa linda eles são! O seu pequeno faz amizade com o filho dela e você fica feliz por conhecer uma nova amiga. Que legal! Mas aí você tem que ir ao banheiro e como seu filho está quietinho brincando com seu mais novo amigo, você dá um pulo rapidinho no banheiro, que não fica muito longe de onde está.

Sim, isso é mais que o bastante para o seu filho ser raptado. Não subestime a inteligência para o mal do ser humano. A amiga que você acabou de conhecer, ou qualquer casal ou família normal podem ser sim sequestradores. E não, isso não é paranóia, apenas uma realidade. Não tire o olho das crianças em momento algum!