E-título: descubra como consultar o título de eleitor online

Agora é possível consultar o título de eleitor online, sem ter que levar o tradicional título de eleitor físico no dia da votação. Isso é possível através do e-título, que é um aplicativo criado pela Justiça Eleitoral Federal.

Descubra como é possível baixar o e-título para consultar o seu título de eleitor na hora de votar, o que pode simplificar o processo de votação. Logo, trata-se de uma versão digital do documento.

E-título: descubra como consultar o título de eleitor online

Veja quais são as vantagens de baixar o e-título e quais os benefícios de consultar o seu título de eleitor online, sem ter que ter nas mãos o documento físico. Além disso, saiba mais sobre os requisitos e como baixar o app de maneira simples.

Vantagem de baixar o e-título

O e-titulo pode ser usado como título de eleitor online durante a sua votação. Para isso, o aplicativo vai exigir um código QR (QR Code), que será validado na sua zona eleitoral e permitirá o acesso à urna eletrônica.

Então, atenção nisso: na hora de votar com o título de eleitor digital, você só vai precisar mostrar o QR Code que é gerado pelo aplicativo na aba de validação para registrar a sua presença no local de voto.

No entanto, vale lembrar que as pessoas que ainda não têm o cadastro ou o recadastro biométrico vão precisar levar um documento oficial com foto atualizado no dia da votação, tal qual o RG ou mesmo a carteira de habilitação.

Documento Oficial

Outra vantagem é que se o eleitor já tiver feito o seu recadastramento biométrico, que é o cadastro das suas impressões digitais, na Justiça Eleitoral, o e-título também virá com uma fotografia no formato 3×4 do eleitor.

Isso é bom porque facilita na hora do voto e também porque pode começar a ser aceito como documento de identidade pessoal em algumas lojas, estabelecimentos ou instituições.

E vale considerar que ainda que seja uma alternativa para quem esquece o título de eleitor ou não sabe onde está guardado, para outras pessoas que não estão adeptas ao mundo digital, votar com o título de eleitor tradicional também será possível.

Como baixar o e-título no seu celular

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em vários modelos de celulares, além dos tablets. Para baixar é preciso ter acesso à internet, já que o download exige essa funcionalidade. Mas, na hora de votar não precisa da internet, apenas do app com os seus dados.

Para isso, você precisa saber se o seu smartphone ou tablet tem o sistema Android ou o sistema iOS, como no casos dos iPhones. Para ambos os casos, o download é totalmente gratuito e online.

Dessa forma, ele poderá ser baixado de forma muito parecida com a de outros programas de celular, sendo que o consumidor não terá que arcar com nenhum custo inicial, mas, lembrando que a internet precisará estar conectada.

Para quem tem alguma dúvida sobre como baixar e-título, sobre como cadastrar seus dados no aplicativo ou sobre como consultar o seu titulo eleitoral online na hora de votar, veja o vídeo abaixo, que é do TSE: