Saiba como consultar o saldo do Garantia Safra

Muitos agricultores familiares têm direito a receber o pagamento do programa Garantia Safra, que foi criado em 2002 pelo governo federal para auxiliar essa parte da população em busca de uma produção mais sustentável e rentável.

Descubra como fazer o cadastro e como consultar o saldo do Garantia Safra, levando em conta que o pagamento é feito por um dos bancos mais tradicionais do Brasil, a Caixa Econômica Federal, que também é responsável por outros programas sociais.

Saiba como consultar o saldo do Garantia Safra 1

Garantia Safra – o que é

O Garantia Safra é um programa que foi criado em 2002 e garante ao agricultor familiar o pagamento de um auxilio pecuniário, isto é, uma renda extra por tempo indeterminado para casos extremos na sua produção.

Assim, após se cadastrar no programa é possível consultar o saldo do Garantia Safra para saber se há recursos disponibilizados em casos de perda da safra em razão de fenômenos de estiagem ou de excesso hídrico, isto é, falta de chuva (seca) ou excesso de chuva.

O pagamento do Garantia Safra é feito através das contribuições dos agricultores (taxas de adesão), dos municípios, dos estados e de toda a União sendo que assim formam o Fundo Garantia Safra (FGS).

Participar do Garantia Safra

Agricultores familiares que tenham renda média bruta mensal de até 1 e meio salário mínimo no último ano base podem solicitar o Garantia Safra, sendo que o valor não leva em conta os benefícios previdenciários.

Além disso, é preciso que o cadastro no programa Garantia Safra seja feito antes do plantio. E no documento de adesão a área plantada deve ser de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. O programa foi criado para cidades de Minas Gerais e Espírito Santo.

Outro requisito para o cadastro no Garantia Safra é que a área deve ser superior a seis décimos de hectares e inferior a dez hectares. O agricultor que já tem recursos da União para estiagem não podem solicitar a participação no Garantia Safra.

Consultar Saldo Garantia Safra

O Garantia Safra é um programa social oferecido pelo governo federal e que tem a gestão financeira feita pela Caixa Econômica Federal, que é uma instituição financeira com mais de 150 anos de história no Brasil.

Com isso, a melhor maneira de consultar o saldo do Garantia Safra é através da Caixa, sendo que o banco disponibiliza vários canais para atendimento, como os digitais (internet banking, aplicativos) e os presenciais (caixa, caixas eletrônicos, correspondentes).

Você também pode consultar o saldo do Garantia Safra ou ter outras informações sobre o programa e os pagamentos através do telefone, no 0800-726-0101, sendo esse o principal canal de atendimento da Caixa por telefone.

Pagamento do Garantia Safra

Depois do cadastro ativo no programa, que deve ser feito com o NIS (Número de Identificação Social) e o Cadastro Único na prefeitura de cada cidade, o agricultor terá direito ao pagamento do Garantia Safra.

Mas, lembre-se que após a inscrição no Garantia Safra, a prefeitura divulga uma lista dos beneficiários, que deve ser aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Para receber o pagamento do Garantia Safra é preciso ir até o local indicado pela prefeitura, na data indicada também.

Da redação