Como consultar o PIS na internet

Uma grande parte da população tem direito ao Programa de Integração Social, mais conhecido por sua sigla, PIS. Você não sabe do que se trata o PIS? Ele é uma renda extra que é paga anualmente a vários trabalhadores brasileiros no mês de aniversário de cada um. Para saber quando você vai receber o recurso, considere fazer a consulta do PIS pela internet.

Essa consulta online do PIS é muito importante, afinal, ela possibilita ao trabalhador saber o valor que irá receber, ficar por dentro de quando ele vai poder ter acesso ao benefício (se tem saldo disponível) e saber também se ele realmente tem direito ao pagamento do PIS.

Como consultar o PIS na internet

Descubra como você pode fazer para consultar o PIS pela internet, sem que tenha que ir pessoalmente até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal. Este, atualmente, é o banco responsável pela gestão dos recursos que estão relacionados ao programa.

PIS – entenda melhor o que é

O PIS é um conjunto de benefícios que o trabalhador brasileiro tem acesso. Entre os privilégios, encontramos o de receber uma renda extra anualmente na data do seu aniversário. Quem tem direito a este recurso do programa também pode consultar o saldo do PIS antes de realizar o saque.

A consulta online do PIS é importante para que o trabalhador saiba qual é o valor ao qual tem direito. Fazer essa consulta para saber o valor que irá receber é muito importante, devido ao fato de que ele muda conforme o período trabalhado no último ano base.

Assim, quem trabalhou o ano todo vai ter direito ao total do PIS, que é de 1 salário mínimo completo, o que hoje vale R$ 954. Neste aspecto, vale ressaltar que a expectativa atual é que para 2019 o salário mínimo fique na casa dos R$ 1 mil.

Até hoje, os beneficiários do programa podiam consultar o PIS através do aplicativo Caixa Trabalhador, sendo que o app pode ser instalado de forma gratuita. Agora, a novidade é que essa consulta online também pode ser feita por voz, o que é ainda mais cômodo e acessível para o usuário.

Receber Pagamento do PIS

Uma última notícia que é importante de você saber antes de descobrir como consultar o PIS por voz é sobre a realização do pagamento do benefício.

Depois que você ficar por dentro sobre quanto tem disponível para o dia do saque, considere que existem diferentes formas disponíveis para conseguir receber o dinheiro.

O pagamento do PIS pode ser feito por crédito em conta para quem tem conta corrente ativa na Caixa. Essa é a forma mais simples para poder ter acesso ao valor do PIS. Afinal, o dinheiro irá cair diretamente na sua conta logo quando o calendário do PIS for lançado.

Se você, por alguma razão, não tem uma conta na Caixa saiba que pode realizar o saque do PIS por meio dos caixas eletrônicos, nas casas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui. Porém, para utilizar qualquer um desses meios, você precisará ter em mãos o Cartão Cidadão.

Agora se você não tem conta na Caixa e não tem o Cartão Cidadão, as possibilidades de recebimento ficam mais restritas. Para sacar o valor do seu PIS, será necessário que você vá até uma agência da Caixa. Neste momento, você não pode esquecer de estar com o seu documento de identificação acessível para apresentar.

Consultar PIS por Voz

Para consultar o PIS por voz, o interessado precisa baixar o assistente de voz no Google, o qual é totalmente gratuito e está disponível para o sistema Android.

Depois de instalado, o interessado deve entrar no programa e dizer a expressão “Ok Google” para começar a usar. O próximo passo é dizer “falar com a Caixa”. A partir daí, as perguntas podem ser feitas conforme os interesses que o usuário tenha.

Essas perguntas, que são as dúvidas que cada pessoa pode ter, podem ser feitas de forma natural e progressiva. Esta boa interação com o sistema de comando por voz é possível devido ao aprimoramento realizado da inteligência artificial e cognitiva da plataforma.

Será necessário saber o número do PIS. Descubra como!

É claro que, apesar de todas as facilidades que a internet proporciona juntamente com a tecnologia, continua sendo necessário ter as suas informações pessoais para conseguir consultar algumas coisas.

Afinal, este procedimento faz parte da segurança que os sistemas precisam oferecer aos seus dados e informações. Portanto, necessariamente, quando você for consultar o saldo que tem no benefício, precisará saber o número do PIS.

Como esta é uma informação que não é muito requisitada no dia a dia, é natural que o indivíduo acabe esquecendo. Justamente por este motivo, nós queremos te ensinar também a descobrir qual é a sua numeração.

Antes de requisitar aos processos que são um pouco mais complexos, faça o mais simples. O número do PIS pode ser encontrado em uma consulta simples à sua carteira de trabalho, por exemplo. Isso porque este dado é criado no momento em que este documento de trabalho é emitido.

Quando for analisar, vá até a folha que contém todas as informações do trabalhador, como impressão digital e a foto. No local em que estiver indicado como “PIS/PASEP”, você irá encontrar o número do PIS. Se, por algum motivo, não estiver nesta página, vá até a última.

Uma outra forma de verificar qual é o seu número de inscrição no PIS, é por meio do site do Cadastro Nacional de Informações Sociais, o CNIS. Neste portal, será necessário passar por um processo de identificação simples, com algumas informações.

Mediante a identificação, você já poderá ter acesso ao número do seu PIS. Para não ter que repetir o procedimento sempre que precisar da inscrição, anote junto à sua carteira de trabalho para facilitar as próximas consultas que forem feitas.

Contatos com a Caixa Econômica

Como já foi dito anteriormente, o banco que é responsável pelo pagamento do benefício é a Caixa Econômica Federal. Por esta razão, quaisquer dúvidas relacionadas ao tema que você tiver a mais, podem ser sanadas diretamente com a instituição.

Para tratar questões deste contexto, a Caixa disponibiliza um número exclusivo: 0800 726 0207.