Descubra Como Consultar o PIS/NIS

O NIS e o PIS são números de identificação muito importante na vida das pessoas. Eles servem como uma base para vários recebimentos de benefícios e de direitos trabalhistas. Por isso, consultar o NIS e o PIS é uma forma inteligente de saber sobre os valores a serem recebidos.

Para você ter uma ideia geral disso, saiba que o PIS é um pagamento feito pelas empresas aos trabalhadores, sendo que para o funcionário receber ele só precisa estar cadastrado no programa e cumprir requisitos. Não sabe se tem direito? Então, saiba como consultar o PIS.

Descubra Como Consultar o PIS/NIS 1

Já o NIS é o Número de Identificação Social, um cadastro da Caixa Econômica Federal para pessoas que ainda não possuem o PIS. E consultar o NIS também é importante para quem quer saber sobre seus direitos.

Cada trabalhador tem o seu número exclusivo, como se fosse uma identidade. Com esses números, por exemplo, o trabalhador consegue consultar o saldo de FGTS e saber se existe o direito a algum dinheiro na Caixa. Então, saiba como fazer a consulta!

Sobre o NIS e o PIS

O trabalhador deve se perguntar como são feitos os cálculos do PIS a ser depositado. E realmente ele não tem um valor exato, já que é uma soma com base nas partes das empresas, e pode variar de 0,65% a 1,65% do faturamento bruto da mesma.

Vale ressaltar que as empresas levam em conta os rendimentos do trabalhador para a soma, e analisam tudo, por exemplo: Salários; Comissões; Adicional de função; Gratificações; Adicional de férias; Quinquênio; Adicional noturno; Hora extra; Aviso prévio trabalhado; etc.

O NIS é um número usado para informações de cada trabalhador e o PIS é o abono salarial pago todo ano para os empregados de empresas privadas. Então, consultar o PIS ou o NIS é importante por causa disso: o consumidor fica sabendo quanto tem direito a receber.

Como consultar o meu número NIS ou PIS?

O trabalhador pode consultar o PIS/NIS tudo online. Mas antes precisa do NIT, número de identificação do trabalhador.  Para conseguir ele, basta acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Com esse número em mãos, tudo fica mais fácil. Basta acessar o aplicativo oficial do FGTS pelo seu celular e com o NIT irá conseguir fazer todas as consultas. É essa a forma mais simples de consultar o PIS e seus direitos.

Outra opção é entrar no site oficial da Caixa Econômica Federal, então entre com o NIS e senha dá para fazer isso. Assim, o trabalhador pode realizar todas as suas consultas.

Direito ao PIS

Para ter direito ao PIS, o trabalhador tem que atender a alguns requisitos, sendo: constar os dados na relação anual de informações sociais, o RAIS. Outro ponto é que o trabalhador deve estar cadastrado no PIS há no mínimo 5 ano e a carteira de trabalho necessita ter sido assinada por uma pessoa jurídica em pelo menos 30 dias no ano anterior.