Saiba como consultar o PIS e o FGTS de maneira simplificada!

Quem tem carteira assinada, tem direito trabalhistas como o Seguro Desemprego, o FGTS (que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e o Abono Salarial. Mas, para você consultar ou receber esse direito, você precisa saber o número do seu PIS (Programa de Integração Social).

Agora, você não sabe o que é PIS, nem FGTS e nem sabe como consultar esses benefícios trabalhistas que você tem direito? Então, calma lá que vamos explicar tudo isso. Acompanhe a leitura!

Saiba como consultar o PIS e o FGTS de maneira simplificada! 1

Os benefícios trabalhistas

A famosa CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) é a sua carteira de trabalho. E se você está com ela assinada isso quer dizer que você sabia tem direitos, como um dinheiro extra, por exemplo.

O FGTS, por exemplo, é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e é um direito de todo trabalhador com carteira assinada. A empresa, na qual você vai trabalhar ou a empresa que você trabalha tem que abrir uma conta na Caixa Econômica Federal e depositar um valor mensal lá.

Mas, fique ligado porque pode acontecer da empresa não depositar esse valor. Por isso é que é muito importante você entrar nessa conta todo mês para ver se o dinheiro está caindo certinho. Isso e o consultar o FGTS.

Só que para consultar o seu FGTS, você precisa descobrir qual é o número  do seu PIS, que nada mais é o Programa de Integração Social. O PIS também é uma contribuição que as empresas fazem e financia o Seguro Desemprego e o Abono Salarial.

Descobrir o número do PIS

E você não sabe o número do seu pis ou como consultar gratuitamente, não se preocupe! É o seguinte: a primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site meu.inss.gov.br. No canto superior direito tem a opção de cadastro.

Em seguida, é só preencher todos os dados que forem pedidos – lembrando que você tem que verificar se todos os dados estão corretos. E se tiver algo errado, tem que pedir a alteração dos dados.

Depois, para ter certeza que ninguém está passando por você, o site pode fazer algumas perguntas. E aí é só responder tudo e clicar em “próxima”. Depois que tiver tudo preenchido e respondido,o sistema vai gerar uma senha.

É  muito importante que você anote essa senha porque no próximo passo você vai precisar dela. Aí, é só fazer o login com o CPF e a senha que foi informada. O sistema vai pedir para você criar uma senha de sua preferência. Após criar, é só acessar novamente, com a sua nova senha.

Depois que você fizer o login, no canto superior direito vai estar escrito o seu nome E aí é só clicar nele e pronto! O número do seu PIS vai estar lá.

Consultar o FGTS

Agora que você já sabe consultar o seu pis você vai precisar a consultar o seu FGTS. Para consultar o seu FGTS saiba que é tão simples quanto consultar o PIS. Mas, é muito importante que você tenha em mãos o RG, o CPF e o título de eleitor.

A primeira coisa é acessar o site do FGTS, na Caixa. Depois, você precisa informar o número do seu PIS e criar um novo cadastro ali. Depois disso, preencha o cadastro corretamente com todos os seus dados pessoais. Aí você vai criar uma senha com até 8 dígitos e confirma.

Prontinho! você vai receber uma notificação de cadastro realizado. Daí é só acompanhar o saldo pelo menos uma vez por mês para saber se a empresa está depositando para você.