Descubra como consultar o CNPJ pelo aplicativo da Receita Federal

Você pode consultar o CNPJ de uma empresa que vai ser a sua fornecedora assim como pode pesquisar de alguém que vai comprar de você. Essa pesquisa de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é importante porque vai dar mais segurança ao seu negócio. E isso te ajuda a evitar prejuízos e golpes.

Para se ter uma ideia, dá para saber em qual aérea aquela empresa atua e se ela está regularizada com a Receita Federal. Obviamente, em casos negativos, você sabe que deve se prevenir para evitar calotes, por exemplo. Por isso é que a pesquisa e consulta do CNPJ é algo tão usado nos dias de hoje.

Descubra como consultar o CNPJ pelo aplicativo da Receita Federal 1

O aplicativo da Receita Federal tem sido uma das formas mais usadas de consultar CNPJ porque é uma maneira prática e ágil de fazer isso. Ao todo, somente no Google Play, foram mais de 500 mil instalações no país. Continue lendo para saber mais.

A consulta

A consulta do CNPJ é uma forma que pessoas e empresas têm de verificar a situação de outras empresas. De um modo geral, isso é feito de maneira simples e gratuita. E se baseia em informações que são atualizadas pela Receita Federal.

Inclusive, para quem busca agilidade, a Receita lançou o aplicativo de celular. Ele é um programa gratuito que pode ser baixado em diversos tipos de smartphones e possibilita a busca por essas informações.

O acesso é gratuito assim como o download. Mas, para usar, o interessado deve estar conectado à internet, especialmente à uma rede wi-fi. Abaixo você confere mais dessa tecnologia e aprende como baixar o aplicativo no seu celular.

O aplicativo

O aplicativo de consulta do CNPJ foi criado pela própria Receita Federal. Portanto, isso garante total confiabilidade com as informações que aparecem nele após a pesquisa online. Outra notícia boa é que o app é gratuito e não exige longo cadastro para o uso.

Dessa forma, considere que a forma de usar ele é quase igual com a pesquisa que se faz em outros sites e plataformas. O interessado tem que inserir o número do CNPJ a ser pesquisado. E esse número deve ter 14 dígitos.

Aí, após isso, bastando o acesso à internet, a pessoa vai ter as informações importantes sobre a empresa que está sendo pesquisa. Vão aparecer por lá o número do CNPJ, obviamente, além da situação cadastral e da razão social.

Tudo o que é importante para você, empreendedor, saber se aquela é uma empresa ativa, com base em informações da Receita Federal.

Como baixar

Para quem ainda não tem o aplicativo, considere que para baixar ele o processo é simples. Inclusive, trata-se do mesmo procedimento que é usado para baixar outros aplicativos no seu celular. Assim, o primeiro passo é ir na loja de apps, sendo o Google Play ou App Store, por exemplo.

Em seguida, busque por CNPJ e verifique se aquele foi desenvolvido pela Receita Federal. Após isso, é só fazer o download e seguir as instruções que aparecem na tela ao abrir o programa. Se você está com dificuldades, há uma página da Receita que fala mais sobre isso.