Descubra Como Consultar Medicamentos Gratuitos no SUS

Existe uma grande lista de remédios que são distribuídos de graça pelo SUS, através dos postos de saúde. E para saber qual remédio faz parte da lista, o ideal é consultar os medicamentos gratuitos no SUS.

De forma geral, a lista de remédios gratuitos contém aqueles que são chamados de básicos e tem também os estratégicos, como é o caso daqueles para tratamento da Aids e Tuberculose. E existem algumas maneiras simples de você consultar os medicamentos gratuitos.

Você pode fazer isso presencialmente ou pode optar por consultar os medicamentos gratuitos do SUS pela internet. Descubra qual é a melhor forma de fazer essa pesquisa para você e saiba se tem direito ao remédio grátis.

Relação Nacional Medicamentos Essenciais

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista dos remédios que o SUS (Sistema Único de Saúde) distribui gratuitamente para a população brasileira. E esse é o 1º passo para saber como consultar os medicamentos gratuitos do SUS.

Nessa relação é possível descobrir se a medicação que você usa é disponibilizada pelo SUS. E isso pode ser feito através do nome do medicamento ou através da substância, da concentração e também do formato (spray, via oral e solução injetável)

Ao consultar a lista dos remédios gratuitos, o brasileiro tem a chance de saber se precisará custear a compra ou se o governo poderá arcar com esse custo. E é importante saber que cada região tem suas próprias leis para decidir quais os remédios que entram na lista.

Consultar Medicamentos Gratuitos SUS

Então, como saber quais são os medicamentos que estão presentes no Rename? O ideal é você consultar os medicamentos gratuitos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que disponibiliza a lista de remédios que vale para a sua região.

Só que ao consultar os medicamentos gratuitos na UBS da sua cidade, considere que esses locais tem o Remune (Relação Municipal de Medicamentos), que segue a tabela nacional e indica quais os produtos disponíveis na sua região.

Você também pode consultar a lista de remédios gratuitos pela internet, através da plataforma do Ministério da Saúde. Lembrando que o documento é atualizado a cada 2 anos e o último lançamento foi em 2017.

Descubra Como Consultar Medicamentos Gratuitos no SUS

Medicamentos Gratuitos SUS – Direito

Antes mesmo de você consultar os medicamentos gratuitos no SUS, saiba que para ter direito ao serviço é preciso estar com a receita médica com o nome genérico do produto. Além disso, na hora de buscar o produto leve os seus documentos pessoais.

Esses documentos exigidos são: o Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde – CNS) e a sua identidade pessoal com foto, RG. E a receita também é obrigatória independente se você foi atendido em um hospital público ou particular.

Para quem ainda não tem o Cartão do SUS saiba que para cadastrar é preciso acessar o Portal Saúde do Cidadão, onde após o preenchimento de alguns dados pessoais é possível imprimir o Cartão do SUS, que dá acesso a vários serviços, como os remédios gratuitos.

Da redação