Como Conseguir uma Casa Popular no Minha Casa Minha Vida

O cadastro no programa social Minha Casa Minha Vida é uma forma que as pessoas têm para conseguir uma Casa Popular, considerando que o financiamento do imóvel tem a ver com a renda familiar de cada família.

Portanto, o valor das parcelas ou da entrada do imóvel é totalmente adaptado para a realidade de cada pessoa solicitante. É por isso que a Casa Popular é uma das melhores formas que as pessoas têm para realizarem o sonho da casa própria.

Casa Popular no Brasil

As casas populares são construídas em todas as esferas do governo, como federal, estadual e municipal. E, para todos os casos, o banco responsável é a Caixa Econômica Federal, que facilita a compra para os solicitantes que se inscrevem no Minha Casa Minha Vida.

De uma maneira geral, uma Casa Popular tem um tamanho padrão, que fica entre 40m² e 50m², sendo formada por: 2 quartos, 1 banheiro, 1 cozinha e 1 sala. Elas são estruturadas em alvenaria, com laje, telhado de cerâmica, pisos e azulejos.

Também é comum que a Casa Popular do governo seja construída em planos de construção de novos bairros, ao passo que os imóveis são vendidos em forma de sorteio, considerando que a procura é muito grande.

Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida é a porta de entrada para financiar uma Casa Popular, considerando que o programa social garante que famílias de baixa renda (rendas de até R$ 1,8 mil mensais) tenham benefícios durante a contratação do financiamento.

Isso porque essas famílias com renda de até R$ 1,8 mil mensais, que geralmente são beneficiárias do Bolsa Família, são classificadas como Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida e podem pagar parcelas que varia entre 10% e 20% da renda.

Então, é por isso que conseguir uma Casa Popular é possível, já que as parcelas são baixas e se estudadas não comprometem o orçamento financeiro das famílias. E outra vantagem é que o empréstimo pode ir até 30 anos, isto é, 360 meses.

Para quem se enquadra em outras faixas do Minha Casa Minha Vida, não é necessário esperar pelo sorteio, já que basta escolher o imóvel e aguardar a análise dos bancos parceiros, como a Caixa, que vai fazer uma análise do pedido de crédito.

Como Conseguir uma Casa Popular no Minha Casa Minha Vida

Como Conseguir uma Casa Popular

Para conseguir uma Casa Popular através do programa Minha Casa Minha Vida é preciso seguir alguns requisitos, como: não ter financiamentos em seu nome e nem mesmo uma casa própria.

Após fazer a inscrição para financiar uma Casa Popular no Governo é preciso aguardar o lançamento dos imóveis e, depois disso, tem o processo do sorteio popular, que é público. É nessa fase que os inscritos podem ser contemplados com a chave da Casa Popular.

Também é importante saber que é preciso apresentar todos os documentos exigidos na hora de receber a chave e finalizar o financiamento do imóvel, ao passo que a venda ou a locação do mesmo é totalmente proibida.

Da redação