Conheça ideias de atividades sensoriais para crianças

Ajudar na criação de novos seres humanos é uma tarefa um tanto quanto árdua. Saber quais são as melhores brincadeiras e estímulos, são essenciais para um desenvolvimento de qualidade. Bebês e crianças necessitam de atenção de seus responsáveis e esta atenção se dá de várias formas.

Estimular brincadeiras sensoriais, por exemplo, é uma das melhores maneiras de ajudar o desenvolvimento físico e psicológico de uma criança. Este tipo de atividade consegue afetar diversas partes do cérebro dos pequenos. Vale a pena descobrir mais sobre a prática.

Conheça ideias de atividades sensoriais para crianças
Fonte: (reprodução/internet)

A importância dos cinco sentidos

Durante a infância, aprender torna-se uma grande aventura. Estimular os sentidos de uma criança faz com que o aprendizado ocorra de maneira mais completa. A mente da criança em formação é perfeita para se trabalhar com a inserção das brincadeiras sensoriais.

Conheça ideias de atividades sensoriais para crianças
Fonte: (reprodução/internet)

Esse tipo de atividade é recomendada para potencializar o desenvolvimento linguístico, cognitivo das crianças, além de afetar o emocional e o social dos jovens em formação. A prática é muito indicada para crianças de 0 a 5 anos de idade.

Até os cinco anos as crianças costumam aprender como uma “esponja”. Atividades sensoriais são as melhores para ajudar crianças a entenderem sobre texturas, gostos e cheiros, por isso, é possível criar brincadeiras divertidas envolvendo diversos elementos.

Atividades sensoriais em casa

Criar esse tipo de atividade é muito fácil, a dificuldade está na limitação da criatividade. As brincadeiras para crianças na primeira infância podem ser desenvolvidas com a ajuda de itens bem simples, daqueles que podem ser encontrados até mesmo em suas geladeiras.

Conheça ideias de atividades sensoriais para crianças
Fonte: (reprodução/internet)

Vale a pena ressaltar que essas atividades potencializam a capacidade cognitiva dos pequenos, então buscar caprichar na brincadeira é importante. Trouxemos algumas ideias para os responsáveis que queiram inserir essas atividades no cotidiano dessas crianças.

Outro ponto importante é entender que existem brincadeiras apropriadas para cada faixa etária, nossa equipe resolveu selecionar as mais indicadas para crianças até cinco anos. Os pais não precisam limitar-se ao que for aqui mencionado.

Estimule a audição

A audição de bebês e crianças devem ser estimulada, por isso é recomendado que os pais ou responsáveis busquem conversar constantemente com seus protegidos. Cantar e nomear elementos e animais ajudam a criança a tomar consciência da linguagem com mais naturalidade.

Estimule o tato

Assim como a audição, o tato também precisa ser desenvolvido. É possível utilizar inúmeros objetos para ajudar nesse processo, tentar apresentar diferentes texturas para as crianças pode ajudar muito na evolução de suas habilidades locomotoras.

Conheça ideias de atividades sensoriais para crianças
Fonte: (reprodução/internet)

Estimule o paladar

Para estimular esse sentido, recomendamos seguir as orientações de um pediatra. Inserir alimentos com cores, cheiros e texturas diferentes, além de ajudar na saúde da criança, as ensina a se alimentar com mais qualidade.

Estimule o olfato

Utilizar frutas, legumes, verduras, perfumes, massinhas e mais uma dúzia de objetos com cheiros pode ser uma das melhores ferramentas para estimular o olfato dos pequeninos. Fazer com que a criança aprenda a distinguir cheiros é fundamental para sua própria existência.

Conheça ideias de atividades sensoriais para crianças
Fonte: (reprodução/internet)

Estimule a visão

A visão costuma ser estimulada sempre, mas a verdade é que nos dias atuais, muitos pais deixam a tecnologia se responsabilizar pelo desenvolvimento desse sentido. Inserindo tablets, celulares e programas de TV logo na mais tenra infância. Isso pode não ser tão interessante, buscar inserir cores, objetos e até mesmo um espelho pode ser o mais indicado. 

Conheça algumas ideias de atividades sensoriais

Para estimular todos os sentidos mencionados acima, selecionamos algumas ideias de itens para inserir nas atividades dos jovens em formação. Assim, os pais saberão quais são os objetos que podem ser aproveitados em uma boa e velha brincadeira manual.

Conheça ideias de atividades sensoriais para crianças
Fonte: (reprodução/internet)

Continue a leitura e descubra o que pode ser utilizado para ajudar na evolução do desenvolvimento das crianças em fase de aprendizado. São apenas algumas ideias de atividades, os pais têm toda a autonomia para as modificar se assim for necessário.

Jogo dos pares no arroz

Para fazer essa brincadeira é preciso de um punhado de arroz, reserve-o em uma bacia um pouco funda. Forre uma toalha no chão para conter a bagunça e coloque itens iguais dentro da bacia, assim os pequenos terão que mergulhar as mãozinhas nos grãos de arroz para encontrar os pares de objetos, estimulando o tato.

Utilize esponja, algodão e água

A textura da esponja e do algodão estimula o tato, mas se cortar a esponja em cubos e as depositar dentro de uma bacia com água, seu volume e peso irão se alterar, assim como o algodão. Esse tipo de atividade pode ser muito interessante para as crianças que ainda não possuem conhecimentos sobre as mudanças de estado de um objeto.

Conheça ideias de atividades sensoriais para crianças
Fonte: (reprodução/internet)

Jardim de gelatina

Para esta brincadeira é preciso fazer uma travessa inteira de gelatina, em seguida selecione frutas e legumes e as corte em formatos diferentes, como estrelas, corações, formas geométricas. Deposite os alimentos selecionados dentro da travessa e coloque as crianças para os buscar utilizando ferramentas como colheres e pegadores.

Bônus – confira mais atividades sensoriais

Nossa equipe resolveu selecionar este vídeo que traz mais cinco ideias de atividades sensoriais utilizando massas. Assista o conteúdo e descubra como enriquecer as brincadeiras de seus filhos. 

Esse tipo de brincadeira estimula a cognição e os sentidos das crianças. Busque as atividades que mais se adequem a faixa etária das crianças com que serão trabalhadas, vale a pena explorar mais ideias de brincadeiras, clique aqui