Conheça 7 atividades extracurriculares enriquecedoras para qualquer criança

Convenhamos que uma rotina só com obrigações é maçante. Um dia a dia sem diversões pode ser ainda pior para as crianças, que costumam ser cheias de energia. Além das tarefas e deveres da escola, os pais podem pensar em atividades alternativas que divirtam os filhos e que agreguem habilidades e conhecimentos diferentes.

As experiências adquiridas fora do ambiente escolar também são importantes. As crianças que exercem atividades extracurriculares tendem a ter um melhor desempenho até mesmo no colégio. Afinal, influencia na autoestima, autonomia, autoconfiança e responsabilidade dos pequenos. Veja pelo menos 7 tarefas enriquecedoras para os filhos.

Conheça 7 atividades extracurriculares enriquecedoras para qualquer criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ler livros informais

Quem disse que a leitura não pode ser divertida? O hábito de ler deve ser desenvolvido na infância, com o incentivo dos pais. O que muitos adultos não entendem é que ao encontrar a leitura adequada para cada criança estará influenciando de forma positiva as leituras de livros formais da escola. Quando a criança é movida  por obrigações, o resultado nem sempre é positivo.

Conheça 7 atividades extracurriculares enriquecedoras para qualquer criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

Então, a estratégia é deixar que o pequeno procure livros de seu interesse. Geralmente, as literaturas sobre fantasias costumam atrair o público infantil. Os pais podem ajudar nisso separando pelo menos três vezes na semana, e fazer o momento da leitura com os filhos. Leia histórias de fácil compreensão e que estimulem a imaginação.

Claro que o gosto da leitura também vai depender da personalidade da criança. Existem perfis de pessoas que se dão bem com atividades mais ativas, que mexem com o corpo. Enquanto outras têm mais facilidade com tarefas mentais. Por isso é válido testar um pouco de cada atividade até encontrar uma ou mais que agrade os filhos.

Participar de trabalhos voluntários

É importante desde pequeno despertar a empatia e a solidariedade das crianças. Isso pode ser feito através de atividades extracurriculares em organizações voluntárias. Existem muitas instituições com trabalhos voluntários, as quais reúnem crianças e adolescentes a fim de levar melhorias à sociedade.

Conheça 7 atividades extracurriculares enriquecedoras para qualquer criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

Muitas delas oferecem os trabalhos em equipe, que são ainda mais enriquecedores. Associações globais podem oferecer até mesmo intercâmbios para países carentes. Através dos trabalhos voluntários, as crianças aprendem valores sociais importantes que vão ajudar na escola, em casa e em outros ambientes.

Quando os pequenos têm contato com outras realidades, passam a ter uma visão diferente do mundo, com mais responsabilidade. O desenvolvimento como indivíduo vai repercutir na sua fase adulta, com maiores chances de ser alguém que vai respeitar o próximo e saber o real valor das coisas.

Estudar inglês

Colocar as crianças nas aulas de inglês é uma das opções que os pais mais gostam. Afinal, está investindo no conhecimento do filho. Sem dúvidas, existem diversos benefícios em aprender um segundo idioma na infância. Certa vez, a Revista Exame publicou estudo que apontou que alunos tendem apresentar mais QI quando estudam outro idioma desde cedo.

Conheça 7 atividades extracurriculares enriquecedoras para qualquer criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

A sugestão é o inglês por se tratar da primeira língua mais falada do mundo. Essa atividade não é para status, mas sim porque o aprendizado de outro idioma contribui para a criatividade, memória, além de expandir as capacidades cognitivas. Diferente do que acontece com os adultos, o cérebro infantil não confunde a língua portuguesa com a língua inglesa.

Isso acontece porque nessa fase ocorre um desenvolvimento mais expansivo da linguagem. Nas escolas costumam ter aulas de inglês, mas a proposta da atividade extracurricular é ir além das quatro paredes da sala. A interação dos pais é fundamental e o incentivo por meio de cursos online ou presenciais podem ajudar.

Fazer aulas de teatro 

Outra atividade extracurricular interessante é o teatro. Fazer aulas de artes cênicas pode ajudar a criança a desenvolver habilidades intelectuais e motoras. No teatro é ensinado como ter noção de espaço, concentração, equilíbrio, criatividade e postura corporal. Sem contar que ajuda a aprimorar a oratória, expressão corporal e a projeção vocal.

Conheça 7 atividades extracurriculares enriquecedoras para qualquer criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para as crianças que são tímidas, iniciar aulas de teatro pode ser fundamental para serem menos introspectivas. Durante a prática, as crianças podem aprender sobre temas relevantes e ter acesso a ensinamentos sobre convivência, por exemplo. Com a tecnologia, as crianças têm se tornado cada vez mais individualistas, e ter atividades em grupo pode mudar essa realidade.

Algumas escolas possuem aulas de teatro, mas no Brasil o comum é que não tenha. Por isso, os pais podem procurar escolas de teatro pagas ou tentar uma vaga em instituições gratuitas. A arte é uma peça fundamental para a criança construir sua percepção do mundo, bem como expressá-la.

Estudar música 

A música é um dos principais estimuladores de sensações, sendo capaz de mudar completamente o humor de alguém. Crianças que fazem aula de música, seja no canto ou aprendendo a tocar algum instrumento, aprimoram a criatividade e as capacidades sensoriais.

Conheça 7 atividades extracurriculares enriquecedoras para qualquer criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ao juntar as habilidades musicais com as atividades escolares, os pequenos se tornam multidisciplinares. Quando se é estudante, o maior desafio é se dar bem em todas as matérias. Caso esteja envolvido com a música, esse feito é possível. O aluno pode ter competências satisfatórias em matérias sociais, exatas, científicas e humanas.

Ainda, a música ajuda na fase da alfabetização pois os sons possuem vínculo direto com a linguagem. De modo que as canções infantis estimulam a compreensão do significado das palavras, pois ficam armazenadas na cabeça das crianças enquanto ouvem e cantam a canção. Portanto, o aprendizado musical pode ser enriquecedor para os pequenos.

Praticar esportes

Sem sombra de dúvidas, praticar esportes é a atividade extracurricular mais importante de todas que foram listadas até então. Estar inserido em alguma atividade física é essencial para o desenvolvimento motor, ainda mais na infância. A criança trabalha diversos movimentos do corpo em esportes como futebol, vôlei, basquete, natação, entre outros.

Conheça 7 atividades extracurriculares enriquecedoras para qualquer criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

Não é novidade que o esporte é um grande contribuidor para ter uma boa saúde. Se começar a praticá-los desde criança, o impacto no fortalecimento dos músculos é muito positivo, bem como a regulação dos hormônios. Esportes que exigem interação em grupo, estimulam os filhos a terem senso de companheirismo e de cooperação. 

Na própria escola ensinam alguns esportes, mas o ideal é os pais criarem a cultura em casa a fim de gerar a prática regular. O recomendado é que a família tenha um dia para fazer caminhadas, andar de bicicleta pelo parque ou inserir outras atividades físicas. É importante para os pequenos que os pais sejam os primeiros a levar uma vida ativa. 

Por que as atividades extracurriculares são importantes?

Afinal, por que incentivar as crianças a fazer pelo menos uma das atividades extracurriculares citadas no post. O primeiro benefício é que as tarefas fora da escola fazem a criança ocupar o seu tempo livre. Existe um mundo fora da sala de aula e a vida da criança não pode ser resumida às atividades escolares. 

Conheça 7 atividades extracurriculares enriquecedoras para qualquer criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

Adquirir experiências externas auxilia no estímulo e no desenvolvimento dos sentidos. Da mesma forma, permite que os pais conheçam mais sobre os seus próprios filhos. Pode ser que tenham um atleta, músico ou escritor dentro de casa e nem façam ideia. Investir nas habilidades de destaque das crianças é um incentivo e tanto.

Por outro lado, possibilita que os adultos notem as dificuldades das crianças e as ajude a superá-las. Outro benefício é o desenvolvimento de novas habilidades, estimulando as capacidades afetivas, cognitivas e motoras. Vivendo em equilíbrio, o pequeno consegue ser uma criança de alta performance e aproveitar ao máximo a infância.

Melhoram o desempenho escolar

Além de todos os benefícios físicos e mentais, as atividades alternativas ajudam no desempenho escolar, devido ao desenvolvimento de novas habilidades. Os esportes podem ajudar na concentração e na disciplina durante o aprendizado, enquanto as artes estimulam criatividade e tranquilidade.

Conheça 7 atividades extracurriculares enriquecedoras para qualquer criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ao trabalhar outras capacidades, os pequenos aprendem a ter mais motivação, foco e equilíbrio, além de desenvolver a interação social. Desde a infância é importante criar o hábito de gerir o tempo. Quanto mais atividades, de lazer ou de obrigações, a criança tem, maior é a sua disciplina com a organização do seu dia.

Não é sobre encher a criança de atividades, mas de fazê-la entender a importância do tempo para cada tarefa. O senso de responsabilidade instaurado ainda quando pequeno ajuda a ser um adulto mais bem-sucedido. Diante de todas essas considerações, os pais não podem se esquecer de dar um tempo livre aos filhos para que eles relaxem.

Escolhendo a melhor opção

Neste artigo separamos somente 7 atividades extracurriculares, mas existem inúmeras opções. Antes de escolar qualquer uma delas, tenha a sensibilidade de conversar com a criança e perguntar qual é a que ela deseja fazer. Afinal, é essencial que os filhos estejam engajados para obter o resultado desejado. Empurrar tarefas que eles não gostam não é a solução.

O ideal é combinar com a criança um teste e depois saber o feedback sobre a experiência. Se ela não quiser continuar depois de algumas aulas, não imponha e vá para a próxima alternativa. A atividade perfeita é aquela que se adequa ao perfil e interesse do pequeno. Caso a escolha seja por games, invista em cursos tecnológicos. Acredite, não vão sair de moda.