Confira os melhores tecidos de roupas para crianças

Muitas mamães levam em conta, ao comprar uma roupa para os filhos, alguns fatores que compõem a peça, como o tipo de tecido, por exemplo. Por ter diversos modelos disponíveis, é normal escolher alguma roupinha maravilhosa aos olhos, porém para a pele da criança nem tanto.

Atualmente, a moda infantil cresce em todo o país. Com isso, a indústria têxtil tem investido em tecidos estilosos e bonitos, proporcionando o melhor conforto para os pequenos. Caso você tenha dúvidas sobre os melhores tecidos para o seu filho, esta matéria irá te ajudar na escolha.

Confira os melhores tecidos de roupas para crianças
Fonte: (Reprodução/Internet)

 

Tecidos que podem causar alergias em crianças

Um dos responsáveis por gerar alergias, seja em crianças ou adultos, é o tecido. Poliéster, couro e acetato, por exemplo, são tipos de tecidos que não conseguem absorver a umidade provocada pelo corpo, ocasionando coceiras e o acúmulo de resíduos.

Confira os melhores tecidos de roupas para crianças
Fonte: (Reprodução/Internet)

Pode acontecer de algumas crianças desenvolverem uma certa sensibilidade com outros tipos de tecidos, como a lã e o náilon. Por esse motivo, é importante estar atento a coceiras ou vermelhidões que aparecerem na criança. Caso isso aconteça, recomenda-se tirar a roupa do pequeno.

Em caso de bebês recém-nascidos, é importante ter o máximo de cuidado com os tecidos que compõem as roupas deles. Uma dica é evitar aqueles felpudos, como o soft, o plush e a famosa lã, pois eles também podem desencadear alergias 

Como nenhuma criança é igual a outra, há aquelas que se dão bem com todos os tipos de tecidos. Por vez, há outras que só podem utilizar uma ou duas variedades. Bom, de qualquer maneira, é melhor prevenir para evitar futuros problemas.

Melhores tecidos de roupas para crianças

Mas, qual é o melhor tecido de roupa para vestir as crianças? A resposta dessa pergunta depende do tipo de pele, além do estilo da peça desejada. Por isso, vamos listar algumas opções que são confortáveis e benéficas para os pequenos. 

Confira os melhores tecidos de roupas para crianças
Fonte: (Reprodução/Internet)

A seguir, confira os tecidos indicados para crianças de qualquer idade. Vale ressaltar que, as indicações dadas abaixo podem ser aplicadas para outros artigos utilizados por eles, como toalhas e mantas, por exemplo.

Suedine

Talvez não seja tão conhecido assim, o suedine é uma malha desenvolvida em algodão, buscando assemelhar-se à textura da pele. Com isso, esse tecido conta com toque aveludado e bastante macio.

Roupas com o tecido de suedine são indicadas para serem utilizadas no verão e em dias, os quais a temperatura está moderada. Isso é devido a sua composição, que permite a pele respirar tranquilamente. 

Plush

Esse material é indicado para ser usado no inverno, pois ele é bem quentinho. O plush é um tecido adequado para o corte, garantindo um estilo diferente e inovador nas peças e deixando as crianças mais fofas. 

Roupinhas fabricadas em plush não precisam ser passadas, já que não amassam com facilidade. É importante mencionar que para crianças que possuem alergia, esse tecido pode prejudicar a sua saúde, visto que ele retém poeira mais facilmente. 

Lã antialérgica

Hoje em dia, a indústria têxtil tem buscado formas de inovar para criar novos tecidos para o mercado. Diversas marcas de roupas querem um material confortável e que tenha um bom cabimento no pequeno. Esse é o caso da lã antialérgica.

Confira os melhores tecidos de roupas para crianças
Fonte: (Reprodução/Internet)

Muitas roupinhas de crianças são feitas de lã, pois além de serem boas aliadas para o frio, também deixam os pequenos elegantes. Como algumas peças com esse tecido não são indicadas para quem possui alergia, atualmente, há diversas roupas com lã antialérgica.

Malha fria

Também conhecida como Malha PV, a Malha Fria é feita de poliéster e viscose. Ambos os componentes são fibras artificiais, mas eles são confortáveis e indicados para serem utilizados em dias frios. 

Roupas de crianças com esse tecido são resistentes, fáceis de serem lavadas e secam rápido. Ademais, a malha PV não precisa ser passada, sendo uma boa opção para as mamães práticas.

Algodão

Uma das opções indicadas por muitos especialistas no assunto é o algodão. Esse tipo de tecido é macio e confortável, possibilitando que o pequeno corra, pule, agache sem causar prejuízos à pele.

O algodão ajuda a pele a respirar, além de evitar que a criança tenha assaduras ou machucados. Um ponto interessante desse tecido é que ele pode ser limpado e higienizado de maneira rápida.

Caso seja possível comprar roupinhas que tenham 100% algodão, opte por essa escolha. Elas são as melhores, tanto para bebês, quanto para crianças mais velhas. Sim, podem ser mais caras, porém a saúde da criança vai agradecer.

Dicas para comprar roupas para crianças

Antes de comprar alguma peça, verifique a etiqueta e veja quais foram os materiais utilizados na confecção da roupa. Caso não tenha nenhuma informação sobre, pergunte ao vendedor da loja a respeito.

Confira os melhores tecidos de roupas para crianças
Fonte: (Reprodução/Internet)

Recomenda-se descobrir o quanto antes se a criança tem alergia. Por isso, marque uma consulta com o pediatra e veja se o pequeno tem reação a algum tecido. Diante disso, será mais fácil evitar o que comprar.

Sabemos que economizar em uma compra é sempre bom. Entretanto, é necessário pensar se o preço equivale a qualidade, durabilidade, conforto, entre outras características. Aqui indicamos os melhores tecidos para crianças, agora cabe a você escolher!

Cuidado com os detalhes da roupinha

Sabemos que botões, pedrinhas, alfinetes são itens que deixam as roupas mais estilosas. Porém, é importante pontuar que nas mãos de algumas crianças (principalmente com até 3 anos de idade), eles podem ser um risco à saúde.

Confira os melhores tecidos de roupas para crianças
Fonte: (Reprodução/Internet)

Muitas crianças podem colocá-los na boca ou acabar se machucando. Por isso, é importante ter cuidado ao comprar roupinhas com esses acessórios, além de estar sempre de olho nos pequenos. Assim como as crianças podem se prejudicar com certos tipos de roupas, as mamães, durante a gravidez, também.

Leia também: Erros que grávidas cometem ao se vestir durante a gestação.

References

Erros que grávidas cometem ao se vestir durante a gestaçãoErros que grávidas cometem ao se vestir durante a gestação | Mães de Sucesso