Saiba Como Comprar Remédios na Farmácia Popular

Hoje em dia é possível comprar remédios na Farmácia Popular e ter desconto de até 90% no valor total do produto ou conseguir o medicamento sem custos, sendo que alguns são disponibilizados gratuitamente conforme regra estabelecida pelo governo.

Para comprar os remédios com descontos ou conseguir gratuitos, o paciente precisa estar com a receita prescrita pelo médico. E a regra vale para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) assim como para pessoas que possuem plano de saúde.

Saiba Como Comprar Remédios na Farmácia Popular 1

Descubra como funciona o Farmácia Popular, quais remédios podem ser comprados com descontos e como, de fato, comprar os remédios na Farmácia Popular.

Farmácia Popular – o que é

É possível comprar remédios na Farmácia Popular e ter acesso aos medicamentos sem ter que pagar muito por isso. Mas, você sabe exatamente como funciona o programa Farmácia Popular e como pode usufruir desses descontos?

O programa surgiu em 2004 com o foco para a população de baixa renda. A ideia era de disponibilizar remédios com valores mais baixos do que aqueles que são praticados no mercado farmacêutico atual. Por isso, é possível comprar remédios mais baratos.

Dois anos depois surgiu também o Aqui Tem Farmácia Popular, que está presente em mais de 80% dos municípios do país com mais de 34,6 mil redes de farmácias espalhadas.

Farmácia Popular – remédios

Hoje a Farmácia Popular torna possível comprar remédios com descontos e tem uma variedade de 25 produtos, sendo que 14 deles são gratuitos, isto é, sem custos para quem tiver a receita médica assinada.

Para retirar os medicamentos do Farmácia Popular também há alguns regras, como sendo de 30 em 30 dias para remédios de hipertensão, diabetes, asma, rinite, etc. Ou a cada 25 dias para glaucoma ou anticoncepcionais. As fraldas são a cada 10 dias (40 unidades).

E antes mesmo de saber como comprar os remédios, saiba que o governo faz um levantamento anual para saber as doenças que mais atingem a população. Dessa forma, a seleção é feita.

Farmácia Popular – comprar remédios

Quando os remédios são gratuitos, o paciente não precisa pagar por isso. Mas, quando eles não são, o desconto pode ser de 90%, sendo que o pagamento final é feito pelo governo. Para comprar remédios na Farmácia Popular, no entanto, há regras.

Primeiro que é preciso saber quais são os estabelecimentos credenciados. Depois, é preciso verificar quais os remédios que estão na lista de produtos da Farmácia Popular e que podem ser comprados com descontos ou que são gratuitos.

Os principais deles são: para diabetes, asma, hipertensão, anticoncepcional, entre outros.

Partindo disso, para comprar remédios com descontos na Farmácia Popular, o paciente precisa ser de baixa renda, apresentar receita médica válida (até 365 dias para anticoncepcionais e 180 dias para os demais) e o documento oficial com foto.

A receita deve conter a assinatura do médico, carimbo, endereço do estabelecimento de saúde, nome e endereço do paciente e a data da prescrição. E até mesmo pacientes de planos de saúde, além daqueles do SUS, podem solicitar a compra de remédios no programa.

Farmácia Popular – orientações

Não podem comprar os remédios com desconto no Farmácia Popular crianças menores de idade, apenas se tiverem acompanhado dos responsáveis maiores legais. Também é importante que a criança tenha um CPF válido.

Da redação