Aprenda como comparar o crédito para o seu perfil financeiro de maneira prática

Todo mundo que busca um crédito no mercado financeiro pode aprender a comparar o próprio crédito. Como assim? Bom, existem uma pontuação que todo mundo tem e que é formada com base em todas as movimentações da pessoa – compras, pagamentos, prazos, atrasos.

Então, hoje vamos falar de uma ferramenta digital que é ótima para você descobrir qual é o seu score financeiro e fazer a comparação para saber se está bem na fita (com uma boa pontuação) ou se vai precisar melhorar isso antes de solicitar o empréstimo, o crédito, o financiamento.

Aprenda como comparar o crédito para o seu perfil financeiro de maneira prática
Foto: (reprodução/internet)

O que é e como funciona o Serasa eCred

Essa é uma plataforma online e gratuita onde as pessoas podem comparar e contratar o melhor crédito para o perfil de acordo com que cada uma delas precisa.

Um ponto interessante dessa plataforma é que você não precisa ir em cada uma das financeiras e tentar conseguir o crédito separadamente, o que te faz perder bastante tempo. No Serasa eCred você compara várias empresas parceiras, o que torna a sua procura ao crédito bem mais prática.

E, além do mais, aqui vem a grande vantagem: como o Serasa tem informações sobre seu perfil, o seu score financeiro, ele sabe exatamente se você vai poder solicitar o crédito e onde a sua liberação será mais provável. Afinal, as empresas já conseguem fazer uma análise prévia do seu perfil.

Simulando na prática

Outro ponto importante é que a plataforma compara várias financeiras e a concorrência é online, ou seja, acontece no mesmo ambiente. Por que isso é bom? Porque acaba gerando juros menores para os consumidores, já que há uma disputa entre as financeiras.

Para entender como tudo funciona, uma boa dica é testar esta plataforma na prática. Entrando no site do serasaconsumidor.com.br/ecred vamos dar de cara com o buscador de crédito online – que vai do cartão de crédito ao empréstimo pessoal.

O que você precisa? Provavelmente, nessa plataforma você vai encontrar. Vamos ver algumas opções. Temos pagar dívida, crédito para o seu negócio, imóvel, veículo, cartão de crédito e outros.

Simulação Online

Vamos escolher a opção pagar dívida. Vamos supor que estou com uma dívida no cartão de crédito e estamos querendo trocar uma dívida cara por uma mais barata. Logo, estamos à procura de um crédito mais em conta. Correto?

No momento que faço essa opção, tenho também que adicionar o valor que quero. Talvez R$ 5 mil? E em quanto tempo pretendo pagar: 24 meses, por exemplo. E após responder essas perguntas você fará o login para ver as ofertas pré-aprovadas de acordo com seu perfil. Bastante simples, não é mesmo?

Como analisar os juros?

Uma última dica é que você deve comparar o CET: Custo Efetivo Total. Porque o CET engloba a taxa de juros mais tributos, tarifas e outros encargos que venham a ser cobrados.

Ao comparar os juros de uma financeira A com uma financeira B pode ser que, neste momento, a taxa de juros da A esteja menor que da B. Porém, quando você for analisar o CET, a financeira A tem um CET maior que a B e é isso que importa!