Como trocar a fralda de um bebê? – Passo a passo completo

Para os papais e mamães de primeira viagem, saber como trocar a fralda de um bebê é um dos maiores mistérios. Dentre tantas dificuldades na descoberta de como cuidar, essa com certeza é uma que fará toda a diferença na sua rotina. 

As fraldas devem ser trocadas com certa frequência, sempre que estiverem úmidas ou sujas é hora de fazer a troca. Assim, você evita o surgimento de assaduras e diminui os riscos de qualquer tipo de contaminação.  

Criamos um conteúdo completo para lhe ajudar a saber como trocar a fralda de um bebê, seja ela descartável ou de pano. Não pule nenhuma etapa, pois todas são essenciais para que você possa compreender o processo. 

Como trocar a fralda de um bebê? - Passo a passo completo
Foto: (reprodução/internet0

Passo a passo para trocar a fralda de um bebê – fralda descartável

A primeira coisa importante é saber a hora de trocar a fralda. Reúna os materiais que você precisará:

  • 1 fralda limpa;
  • Compressas limpas ou lenços umedecidos;
  • Toalha macia;
  • Pomada contra assadura;
  • Uma lixeira.

Com o material em mãos, é hora de partir para a batalha. Pode parecer difícil no começo, mas rapidamente você vai pegar o jeito!

1. Remova a fralda suja

Claro que a primeira parte da ação é remover aquela fralda que está suja. Mas como fazer isso da forma certa?

  • Deite o bebê com a barriga para cima e remova a roupa da parte debaixo;
  • Abra as fitas da fralda e retire-a. Para isso, levante um pouco o quadril do bebê e segure os tornozelos esticados;
  • Use a parte limpa da fralda para remover excessos que estejam no corpo da criança. Sempre limpe da parte de frente para trás, evitando levar sujeiras para a parte genital.
  • Nesse mesmo movimento, enrole a fralda.

Feito isso, é hora de descartar. Use a lixeira que está próxima a você. Enrole bem a fralda para evitar odores e lembre-se que essa lixeira deverá ser esvaziada pelo menos duas vezes ao dia.

2. Higienize a região íntima

A segunda parte de como trocar fralda de um bebê é higienizar a parte intima da criança. A limpeza deve ser muito bem feita para evitar alergias e assaduras. 

  • Use as compressas limpas umedecidas em água morna ou os lenços umedecidos para limpar;
  • O movimento deve ser sempre da parte da frente para trás, indo das genitálias até o bumbum;
  • Nas meninas deve-se começar pelas virilhas, uma de cada vez. Depois, passe levemente sobre a genital, sem introduzir na vagina, continue na direção do bumbum.
  • Já para os meninos, deve começar pelas virilhas e seguir para higienizar o pênis. Não puxe a pele do pênis para trás, mas garanta que fique bem limpo, assim como os testículos.

Descarte as compressas ou lenços utilizados.

3. Passe a pomada no bebê

Feito isso, é hora de usar o creme para evitar assadura. Primeiro utilize uma toalha limpa para secar bem a região. Depois, siga os seguintes passos:

  • Confira se a fralda está na posição correta, pois a frente e a parte de trás são muito parecidas;
  • Levante o bumbum do bebê e coloque a fralda limpa embaixo do quadril;
  • Use a pomada na região das virilhas, e onde ficam os elásticos das fraldas;
  • Se encontrar vermelhidão em algum local aplique pomada e fique atenta.

4. Feche a fralda e termine de vestir o bebê

A última parte é fechar a fralda utilizando as fitas adesivas das laterais. É importante medir, para que a fralda não fique muito larga nem muito justa. 

  • Feche a fralda;
  • Vista a calça do bebê.

Prontinho! Viu como trocar a fralda de um bebê não tem mistério? Conforme você passa a fazer isso com mais frequência, a tarefa fica ainda mais fácil. 

Como colocar a fralda de pano?

O processo para colocar a fralda de pano no bebê é o mesmo. Siga o passo a passo anterior e não terá nenhuma dificuldade. A única atenção extra é para que você coloque a faixa absorvente na parte debaixo da fralda. Ela será responsável por reter a umidade, deixando o bebê mais confortável. 

Essas fraldas são bem interessantes graças ao seu perfil ecológico. Além disso, é comprovado que com o uso de fraldas de pano, o bebê tende a ter menos problema com assaduras. 

O bebê está muito agitado na troca: e agora?

Para pais e mães inexperientes, a agitação dos pequenos na hora da troca pode se tornar um empecilho. Mas, você pode driblar isso criando brincadeiras e estimulando o cérebro do bebê. 

Uma dica de ouro é pendurar alguma coisa colorida e chamativa para que o bebê se concentre naquilo. Assim, ele se distrai e fica mais calmo, te deixando fazer a limpeza sem problemas. 

Como trocar a fralda de um bebê? - Passo a passo completo
Foto: (reprodução/internet)

Outra técnica útil é conversar com o bebê o tempo todo. O estímulo da voz pode prender a atenção e deixá-lo concentrado no que está ouvindo. Enfim, você descobrirá aos poucos quais técnicas funcionam melhor para o seu filho. 

Não tenha medo – você vai pegar o jeito!

Quando um bebê chega, os pais precisam se adaptar à nova rotina. Ela pode parecer difícil no começo, mas a tendência é que se torne mais tranquila com o passar do tempo. 

A troca da fralda é um dos símbolos mais clássicos da paternidade e maternidade. É um momento de cuidado e amor com o bebê. Por isso, faça da melhor forma. 

Saber como trocar a fralda de um bebê também é importante para tios e avós. Então, compartilhe esse conteúdo com aqueles que acredita que poderão te ajudar nessa missão.