Como ser uma mãe presente mesmo trabalhando

Há alguns anos, era mais comum que as mulheres se tornassem gestoras do lar enquanto os pais trabalhavam para prover o sustento da família. Com isso, a maioria de nós tinha o acompanhamento da mãe bem de perto todos os dias. Era ela a principal educadora, a companhia para o almoço e quem ia a todas as reuniões da escola.

Mas é claro que isso mudou, e muito! Atualmente, quase todas as mães trabalham e têm muitas responsabilidades fora do lar. As mulheres estão cada vez mais independentes financeiramente e até ocupando posições de liderança nas empresas. Entretanto, muitas desejam ser mães e se perguntam: com essa rotina, como ser uma mãe presente mesmo trabalhando?

Como administrar o trabalho, as responsabilidades da casa, os estudos que não podem parar e ainda cuidar de criança que precisa de atenção, cuidados e é totalmente dependente de você? Será que é possível administrar essa vida tão corrida e dar conta de tudo sem que nada e ninguém seja prejudicado?

Como ser uma mãe presente mesmo trabalhando
Foto: (reprodução/internet)

Independente se sua gravidez foi planejada ou não, saiba que a chegada de um bebezinho na família é motivo de muita alegria para todos. Por isso, esse momento não deve ser encarado com inúmeras preocupações, estresse e ansiedade.

Embora seja uma novidade surpreendente, tenha em mente que você é mulher e as mulheres têm uma habilidade natural de dar conta de tudo com mais facilidade do que imaginam. É claro que a maioria desses jeitinhos são cheios de técnicas por trás e, algumas delas, você vai aprender hoje. Seguindo esse caminho, você vai entender como ser uma mãe presente mesmo trabalhando fora.

Planeje e organize a rotina da casa

Se você era uma daquelas pessoas que vivia procrastinando, deixando tudo para depois, eu sinto muito em te contar que isso vai ter que acabar! Pois é, as crianças têm a incrível habilidade de colocar a nossa vida no eixo por livre e espontânea pressão.

Então, mãos à obra! Para ser uma mãe presente, você vai precisar de assistência e bastante disciplina. Liste todas as atividades que você precisa fazer durante a semana e as atividades do seu filho também. Anote tudo para não ter perigo de esquecer, você decide se quer anotar num caderno, numa planilha ou no celular, mas ANOTE!

Para não esquecer dessa lista durante a semana, coloque num lugar visível como no espelho, na porta da geladeira ou no banheiro se for preciso, mas precisa ser em uma posição estratégica. Durante a semana, basta ir riscando os itens da lista que você já cumpriu e sentir a indescritível sensação de dever cumprido. Até aqui, meio caminho andado!

Divida as tarefas domésticas e aceite ajuda!

Mãe, trabalhadora, estudante, filha, esposa… Independente de quais papéis você exerça na sua vida, lembre-se que você não tem os superpoderes das heroínas de histórias em quadrinhos. Sendo assim, você é alguém real e também precisa de ajuda!

Embora você gostaria de dar atenção 24 horas por dia para os pimpolhos, vai precisar aceitar ajuda de alguém se quiser dar conta de tudo. Portanto, comece a depositar confiança em algumas pessoas que mereçam a credibilidade e divida as tarefas. Pode ser com o pai do pequeno, com os avós ou até mesmo com uma babá.

O mesmo se aplica para tarefas do cotidiano como limpeza e organização da casa, fazer uma comidinha e por aí vai. Não se sobrecarregue querendo dominar o mundo porque não vai dar certo. Dê espaço para que as pessoas possam te auxiliar, assim sobra mais tempo para você e seu bebê.

Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia você pode contar com inúmeras opções para estar mais próxima dos seus filhos durante o dia. Você pode fazer algumas chamadas de vídeo durante o dia e ligações para ver como eles estão. Assim, poderá ficar mais tranquila sabendo que estão bem cuidados. Ser uma mãe presente não é só estar por perto fisicamente.

Como ser uma mãe presente mesmo trabalhando
Foto: (reprodução/internet)

Se seus filhos já forem maiores, você pode trocar mensagens no WhatsApp com eles e acompanhar o dia se comunicando sempre que tiver um momentinho de folga. Isso também faz com que eles se sintam amados e importantes. São inúmeras as opções de utilizar a tecnologia a seu favor e ser uma mãe presente mesmo trabalhando!

Tempo de qualidade

Tempo de qualidade é a chave para o sucesso. Empenhe-se em demonstrar aos seus filhos que a hora que a mamãe está em casa é a melhor hora do dia. Obviamente, eles vão sentir muita saudade de você, então torne cada momento especial mesmo que sejam poucas horas juntos.

Você pode aproveitar o momento do jantar, o café da manhã e até antes de dormir para tornar o dia especial. Converse, conte histórias, brinque e mostre-se presente. Aproveite qualquer brecha que tiver para demonstrar o seu amor e o quanto se importa.

Embora você seja uma super mãe, não deixe em momento algum de mostrar quem é a rainha da casa. Muito pais cometem este erro na educação dos filhos, por se sentirem culpados pelo fato de passarem tanto tempo fora e acabam fazendo todos os gostos da criança. 

Lembre-se que uma boa mãe também saber dizer “não” quando necessário.

Assista este vídeo sobre tempo de qualidade com os filhos e entenda mais sobre o assunto: 

Conexão com a empresa

Independente se você trabalha há muito ou pouco tempo na empresa, mantenha seus gestores cientes da sua vida pessoal. Se você sentir alguma dificuldade ao longo do caminho, experimente se abrir com os gestores para que eles possam te auxiliar de alguma forma.

Recentemente, o sistema de home office se tornou mais popular do que nunca. Quem sabe você pode fazer parte do seu expediente em casa? Isso já facilitaria muito a sua vida. A boa comunicação evita uma série de problemas e te dá mais credibilidade perante os superiores.

Saiba mais: Mães iniciam trabalho home office durante a pandemia

E por fim… Não se deixe de lado

Além de todas as responsabilidades que você já tem, é preciso ter um compromisso consigo mesma. Cuide-se como mulher, vá ao salão de beleza, tire um tempo para fazer exclusivamente as coisas que gosta e, sobretudo, reserve um tempo para descansar. Dessa forma, você vai conseguir equilibrar, ser uma mãe presente e também uma boa profissional.