Como se inscrever no Sisu

O Sisu é uma maneira já bastante conhecida no Brasil que muitos estudantes têm para entrar no ensino superior e se formar em algum curso de qualquer área. Com a nota do Enem é possível entrar na faculdade a partir de vagas reservadas. Saiba como se inscrever no Sisu.

E o melhor de tudo é que o Sisu é um programa que é aberto 2 vezes ao ano, sempre no início e no meio de cada ano. Assim, o candidato tem 2 grandes chances de conseguir uma vaga no ensino superior presencial. E tudo isso começa com a inscrição no Sisu.

Como se inscrever no Sisu 1

O mais importante para quem vai se inscrever no Sisu é ficar atento ao período de inscrição, já que ele costuma ser curto e após esse período o candidato não pode mais fazer o cadastro no programa para concorrer a uma das vagas.

O que é o Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) funciona como uma plataforma que faz a gestão do processo seletivo das instituições públicas do ensino superior que ofertam vagas abertas aos candidatos que participam do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

As vagas abertas são para quem vai se inscrever no Sisu são para cursos do ensino superior presenciais, ao passo que todas as universidades federais e institutos federais tem vagas reservadas para quem cursou o ensino médio em escolas públicas.

Dessa forma, após efetuar a inscrição no Sisu, o candidato pode consultar o Boletim do Candidato, no site do Sisu, para saber se o seu cadastro e sua candidatura foram aprovados. Essa informação também está disponível na central de atendimento do MEC (0800-616161).

Após essa consulta online ou telefônica sobre a situação de cadastro ou aprovação no Sisu, o candidato selecionado deve buscar informações à instituição de ensino para proceder com a matricula em prazo definido pelo cronograma do Sisu.

Inscrição no Sisu

Para se inscrever no Sisu é preciso ter participado do Enem no ano anterior e ter obtido uma nota de redação que não seja zero. Os dados solicitados para a inscrição no Sisu são: o número do cadastro do Enem e a senha mais atual que foi cadastrada no Enem.

O candidato também deve ter em mãos os documentos exigidos pelas instituições durante a efetivação da matrícula, caso seja aprovado no processo seletivo.

Também é importante considerar que a inscrição no Sisu é gratuita aos interessados e deve ser feita pela internet, na página online do Sisu. Em 2018, a data para se inscrever no Sisu ficou entre os dias 12 de junho e 15 de junho.

Já para 2019 ainda não há data certa para quem vai se inscrever no Sisu, sendo que após o período de inscrição, que acontece de forma ininterrupta, o candidato não poderá mais solicitar a participação no programa. O Sisu acontece no início e no meio de cada ano.

E vale lembrar ainda que o candidato tem o direito de alterar seus dados e suas opções de escolha durante o período de inscrição no Sisu, sendo que o sistema vai validar a última atualização – até o término do período oficial.

Da redação