Como pedir o estorno no cartão de crédito?

Veja bem essa situação porque possivelmente você já passou por ela: comprou um produto na internet, mas depois que ele chegou percebeu que não era exatamente aquilo que você queria. Bom, é só devolver para a loja e pedir o estorno do valor pago.

Mas, você sabe como solicitar o estorno quando você faz a compra de cartão de crédito? A verdade é que a maioria das pessoas não faz ideia de como fazer isso. E se esse é o seu caso, então, este artigo foi criado para você!

Como pedir o estorno no cartão de crédito?
Foto: (reprodução/internet)

E mais, você sabe em quais situações você pode pedir o seu dinheiro de volta? Então, acompanhe!

O que é o estorno do cartão de crédito?

É uma transação do cartão que acontece quando você solicita a devolução do valor gasto. O estorno é um direito do consumidor que pode ser exercido em alguns casos.

Você pode pedir o estorno se você tiver visto qualquer erro do valor cobrado, se você se arrepender de uma compra online, se acontecer o cancelamento da venda ou mesmo se tiver a cobrança indevida de alguma forma.

Agora, como fazer o estorno?

Você pode fazer essa solicitação direto na loja ou no site que fez a compra ou ainda com a administradora do seu cartão de crédito. Existem algumas diferenças no procedimento de estorno em lojas físicas e online.

Loja física

Por exemplo, caso aconteça um erro de cobrança em uma loja física, você chega em um estabelecimento para comprar uma camisa e são cobrados R$ 10 a mais.

A loja vai ter que fazer um estorno e fazer uma nova cobrança. Caso ela se recuse a devolver o seu dinheiro você pode falar diretamente com administradora do seu cartão.

Já para o cancelamento ou desistência de compra em loja física, se não houver nenhuma irregularidade o lojista não é obrigado a devolver o seu dinheiro. Isso porque não existe nenhum regulamento que fala sobre desistência de compra presencial.

Loja online

Para cancelamento de compra online sim, existe um prazo de arrependimento de até 7 dias após a chegada do produto. Você tem a chance de devolver nesse prazo, depois que o produto chegou na sua casa.

E a loja vai ficar responsável por toda essa logística de devolução do seu produto. Já para o caso de erro na cobrança na compra online, você entra em contato com a loja e pede uma nova cobrança da compra, qualquer coisa é só falar com administrador do cartão.

Aí, o estorno pode acontecer de 2 formas: dinheiro ou em crédito na sua fatura. Se for em crédito na sua fatura, a cobrança será feita, mas não se preocupa porque o valor será descontado na próxima fatura.