Como matricular o filho na creche?

Uma dúvida muito comum na vida das mamães e dos pais é como fazer a matrícula dos filhos na creche. Essa questão se torna ainda mais consistente quando os pais se veem em situação de interesse no trabalho integral.

Assim, a creche é uma ótima alternativa para que a criança tenha o seu espaço de lazer e aprendizado, já que proporciona o contato com profissionais da pedagogia e podem ter a chance de aprender cada dia mais. Mas, como fazer a matrícula na creche?

Como matricular o filho na creche? 1

O que são as Creches

As creches são escolas voltadas para crianças que ainda não estão no período escolar de aprendizagem. Mas, as creches devem estar de acordo com as normas do MEC (Ministério da Educação e da Cultura).

Logo, quando for matricular o seu filho na creche, considere que a creche deve ter condições adequadas para o bem-estar e o conforto das crianças, tais como a iluminação, esgoto e água, independente de ser uma creche pública ou particular.

A ideia da creche vai muito além de deixar o filho lá para que as mães trabalhem. Na creche, as crianças podem ter oportunidade para brincar, viver em convívio com outras crianças, dormir, aprender coisas novas e ter uma vida de aprendizado e alegria.

Direito à Educação

Toda criança tem direito à escola e também à creche, que é chamado de período pré-escolar. Assim, tudo está embasado na Constituição Federal, sendo que a creche é uma fase escolar obrigatória no Brasil e vale a partir dos 4 anos.

Agora, por que é importante saber como matricular o filho na creche? Levando em conta o direito das pessoas, saiba que as creches estão vinculadas as normas de educação do ensino brasileiro e contam com profissionais capacitados pedagogicamente.

E são os municípios que ficam responsáveis pela oferta e também pela gestão da educação infantil nas suas cidades. Assim, as creches são de responsabilidade das prefeituras e também das secretarias da educação.

No entanto, observe que instituições sem fins lucrativos ou privadas podem fazer parte do sistema de ensino também, além da gestão pública (que é gratuita). Outra coisa é que pode haver uma combinação entre poder público e privado.

Matrícula na Creche

Uma grande dúvida das pessoas é quanto à matrícula de crianças nas creches. Como será que isso deve ser feito? Tudo vai depender do tipo de creche que os pais têm interesse em matricular os seus filhos.

Por exemplo, nas creches públicas, toda matricula deve ser feita em um processo seletivo que acontece após o cadastro nas secretarias de educação ou diretamente nos próprios estabelecimentos, sendo que o ideal é buscar aquele perto da sua residência.

Como são públicas, as creches são custeadas pelas prefeituras e não tem custo aos pais. No entanto, como a procura é muito grande, muitas vezes podem acontecer sorteios ou ordem de chegada à hora da inscrição. O ideal é buscar informações na prefeitura da sua cidade.

Já na hora de fazer a matrícula nas creches particulares (privadas), os pais ou responsáveis podem entrar em contato diretamente com a diretoria e a parte financeira do estabelecimento, ao passo que tudo depende da oferta e demanda.