Como lidar com filhos na pré-adolescência

A pré-adolescência vem antes da temida adolescência, fase em que é conhecida pela rebeldia e a desobediência dos filhos. Caracterizada como um período de transição, a pré-adolescência inicia por volta dos 10 anos e pode chegar até os 14 anos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Arizona States, a fase que requer a atenção dos responsáveis é a pré-adolescência. Mas, como lidar com os filhos nesse período? Não se desespere, pois iremos apresentar algumas dicas úteis ao longo do artigo.

Como lidar com filhos na pré-adolescência
Fonte: (Reprodução/Internet)

O momento da pré-adolescência chegou

Em algum momento da vida, é notável perceber que o filho começa a reclamar, não cumpre ordens, está quase sempre brigando com o irmão e até chega a responder os pais, com argumentos na ponta da língua. É por meio desses sinais que podemos chegar à conclusão que ele não é mais um criança.

Como lidar com filhos na pré-adolescência
Fonte: (Reprodução/Internet)

Nesse período, o pequeno está deixando a sua infância e entrando na pré-adolescência. Embora seja uma fase desafiadora tanto para a mãe, quanto para o filho, é imprescindível manter o laço afetivo nesse momento.

Além das alterações hormonais, é nesse momento que o jovem tem a necessidade de ser mais ‘‘grandinho’’, querendo ter as suas próprias escolhas e principalmente, privacidade. Alguns pais não entendem e, por isso, há um atrito muito grande entre eles.

Esse é o período mais difícil para lidar com os filhos?

O estudo elaborado pela Universidade Arizona States, publicado na ‘‘Developmental Psychology’’, apontou que mães de jovens pré-adolescentes podem se sentir mais estressadas, sozinhas e com uma sensação de vazio.

 

Como lidar com filhos na pré-adolescência
Fonte: (Reprodução/Internet)

No geral, a universidade entrevistou cerca de 2.200 mulheres com filhos de diferentes idades. Com resultado, as mães de crianças pré-adolescentes tiveram os maiores índices de insatisfação.

Os pesquisadores não ficaram surpresos com o resultado, afinal, essa fase é marcada por diversas mudanças. A pré-adolescência é orientada pelo ‘‘quero ser independente’’ e a dependência dos pais.

Esse pode ser sim o período mais difícil para lidar com filhos, mas tudo depende da forma como vai encarar a situação. Por isso, ao longo do artigo, iremos dar algumas orientações para evitar confusão na família.

Desafios da pré-adolescência para os papais

O primeiro desafio para os pais nessa fase é saber quando ela começa. Geralmente, a transição da infância para a adolescência começa em torno dos 10 anos e pode se prolongar até os 14 anos, período em que a adolescência entra para valer.

Como lidar com filhos na pré-adolescência
Fonte: (Reprodução/Internet)

Um dos jeitos de reconhecer esse período é atentar-se às alterações físicas e observar o comportamento do jovem. Como mencionado anteriormente, é possível reparar que o pré-adolescente irá tomar atitudes nunca feitas antes ou não obedecer diversas regras.

Além disso, muitos jovens começam a ficar mais tempo isolados no quarto e acabam escolhendo o celular e o computador como refúgio. Lidar com esses desafios pode ser algo complicado, mas será de grande importância.

Dicas de como lidar com os filhos na pré-adolescência

É possível que você tenha testado a sua paciência e lidado com a temida ‘‘Terrible Two’’, em outras palavras, a crise dos dois anos. Pois bem, para a fase da pré-adolescência, será necessário pôr em prática toda essa paciência novamente.

Como lidar com filhos na pré-adolescência
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para auxiliar pais e responsáveis a enfrentar os jovens nesse período, nossa equipe separou algumas dicas para não pirar a cabeça e conseguir se relacionar de maneira saudável com a ‘‘criança’’. Veja abaixo:

Rotina

Estabelecer uma rotina pode fazer com que os pais e o jovem se sintam confortáveis. Diante disso, sente junto com o filho e defina as suas obrigações e atividades. Isso pode contribuir para que ele sinta que faz parte das decisões de sua vida, tendo autonomia e responsabilidade.

Diálogo

Por mais que os jovens fiquem mais quietos e distantes, é importante procurar conversar com eles e saber o que está passando em sua vida. Pergunte como foi o seu dia, o que pretende fazer no dia e coisas similares. Caso possível, sempre dê abertura para ele contar o que quiser.

Hobby

Nesse período, os interesses que a criança tinha antes da pré-adolescência não é mais o mesmo. Com isso, é necessário estabelecer uma nova conexão. Busque inserir, na rotina, algum hobby legal para os dois fazerem. Pode ser um passeio de bicicleta, ir ao cinema, cozinhar. Para mais dicas de atividades, acesse o conteúdo do portal Família.

Sentimentos

Infelizmente, é normal que pais ou responsáveis desprezem os sentimentos dos jovens. Além de novas experiências, eles passam por uma mudança de humor, podendo atrapalhar esse período. Por isso, seja compreensível e tente entender o problema dele.

Evite falar frases como ‘‘deixa de drama’’ ou ‘‘não chore por isso”, pois isso pode ocasionar em uma série de inseguranças no jovem, além de aumentar as chances do filho de se distanciar do adulto. Ressalta-se que essa fase passa e assim como as outras, tente tirar o melhor proveito disso.

 

References

Portal Família