Como lavar a mamadeira do bebê? Aprenda a higienizar corretamente

Manter todas as coisas do seu filho limpas e organizadas é importantíssimo. Aprender como lavar a mamadeira do bebê, por exemplo, é uma das coisas essenciais para os cuidados básicos. 

A mamadeira será uma grande aliada. Ela ajudará na alimentação, servirá para água e outros líquidos conforme forem liberados de acordo com a faixa etária. Mas, quem não está acostumado a lidar com esse acessório pode se confundir na hora de lavar. 

Não se preocupe! Criamos um tutorial simples e objetivo de como fazer uma boa limpeza da mamadeira do bebê para que você consiga manter tudo limpinho e organizado. Veja a seguir. 

Como lavar a mamadeira do bebê? Aprenda a higienizar corretamente
Foto: (reprodução/internet)

Dicas de como lavar a mamadeira do bebê

Com uma criança em casa, você terá de lidar com uma série de coisas. Dentre elas, os cuidados com os objetos e pertences da criança – principalmente aqueles que vão à boca. 

Como lavar a mamadeira do bebê? Aprenda a higienizar corretamente
Foto: (reprodução/internet)

A mamadeira entra nesse contexto como peça essencial. Higienizá-la corretamente é importante para a saúde e bem-estar do seu filho

1. Separe as peças

Para começar, separe as peças da mamadeira. Lavá-la por partes é mais fácil e assegura uma limpeza mais eficaz. Você também entenderá melhor como o objeto funciona, pauta fundamental na sua expertise de mãe. 

2. Lave a mamadeira e o bico

Para uma limpeza simples, do dia a dia, basta fazer uma mistura de água com detergente neutro. Aplique essa fórmula no bico e em toda a garrafa. Use, preferencialmente, água morna. 

Mas, tenha atenção redobrada com o enxágue. É fundamental remover todo o sabão e deixá-la sem odores para que o bebê não estranhe o uso. Por isso, enxágue muito bem em água corrente. 

3. Esterilização completa é fundamental

Sempre disponha de um tempo extra para fazer a esterilização completa. Essa é a melhor forma de mantê-la sempre limpinha e livre de contaminações. A receita é simples:

  1. Coloque a garrafa, o bico e o anel em uma caneca e cubra com água;
  2. Leve ao fogo e espere ferver;
  3. Quando isso acontecer, conte mais 5 minutos e depois desligue. 

Outra possibilidade é levar a mamadeira com água para o micro-ondas. Coloque-a em um recipiente que possa ir ao forno, cubra com água e ligue por 8 minutos. 

Dica: preciso mesmo de uma escova de mamadeira?

Você perceberá que existem escovas próprias para quem quer saber como lavar a mamadeira do bebê. Elas têm um cabo grande justamente para alcançar o fundo da mamadeira.

Essa é uma peça fundamental e você deve ter ao menos duas em casa. Com o uso correto, você conseguirá limpar totalmente o interior da mamadeira e mantê-la completamente higienizada. 

Como lavar a mamadeira do bebê? Aprenda a higienizar corretamente
Foto: (reprodução/internet)

O mais legal é que essa escova geralmente é vendida em um conjunto com outras de diferentes tamanhos. Afinal, existem mamadeiras diversas que o bebê usará nos primeiros anos. 

Limpeza x esterilização – qual é a diferença?

Como você pode notar, existem dois processos diferentes: limpeza e esterilização. São coisas diferentes, mas que precisam ser feitas para que a mamadeira fique realmente limpa. A primeira é mais simples. Ela será utilizada no dia a dia, mantendo a mamadeira limpa para o uso. Mas, a esterilização é um processo mais profundo que garante uma limpeza melhor. 

Com a água em alta temperatura, bactérias e germes são mortos, mantendo o objeto livre de contaminações. Por isso, é importante criar uma agenda para realizar esse processo de vez em quando. Você pode fazer duas vezes na semana.

Mas afinal: por que esterilizar?

Esse é um cuidado bem simples que pode ajudar a manter o seu filho longe de infecções e a lavagem simples não consegue o mesmo resultado. O principal sintoma de uma infecção em bebês é a diarreia, quadro preocupante e desagradável. 

Como lavar a mamadeira do bebê? Aprenda a higienizar corretamente
Foto: (reprodução/internet)

Saber como lavar a mamadeira do bebê é um cuidado necessário – e possível – para garantir maior segurança e bem-estar do seu pequeno. 

Lave a mamadeira imediatamente após o uso

Nem sempre você conseguirá fazer isso, sabemos. Mas quando possível, lave a mamadeira logo após o uso. Dessa forma você não dá tempo para que os germes se acumulem. Mas, caso não consiga fazer a limpeza imediatamente, faça assim que for possível. Jamais deixe a mamadeira suja por muito tempo. Sempre priorize esse cuidado de higienizar. 

Médicos indicam que a esterilização seja feita imediatamente após cada uso até o sexto mês de vida. Depois disso, o bebê terá mais anticorpos e você poderá reduzir para apenas uma esterilização ao dia até que se complete 1 ano. 

Troque os bicos periodicamente

Mesmo com todo o cuidado e a limpeza, os bicos podem acumular germes e bactérias. Isso ocorre porque eles possuem vincos e entradas que são mais difíceis de serem higienizados. 

Para ter certeza de que a mamadeira do seu bebê está perfeita para uso, prefira trocar de vez em quando. Médicos e especialistas indicam uma troca a cada 6 semanas. Para garantir, tenha bicos reservados em casa

Veja mais dicas sobre como higienizar a mamadeira:

Coisas que você NÃO deve fazer

Agora que você já sabe como lavar a mamadeira do bebêvamos falar de um erro que acontece bastante e que deve ser evitado. 

Muitas pessoas guardam a mamadeira montada. O ideal é guardá-la com as peças soltas! Isso porque, se o bico ficar encaixado, ele pode reter umidade, o que tornaria o ambiente perfeito para a proliferação de fungos. 

Para não passar por isso, só mesmo mantendo as peças soltas, guardadas em ambiente seco e protegido. Quando lavar, deixe a mamadeira secar muito bem para evitar esse problema também. 

E então? Gostou de saber mais sobre o assunto? Conta para nós se você já faz a higienização seguindo os passos que listamos!